TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Átomo de oxigênio e dois hidrogênio

Resenha: Átomo de oxigênio e dois hidrogênio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio ligados entre si: esta é a estrutura química de uma molécula de água.

Características da água:

- se expande a uma temperatura abaixo de 0°C.

- possui estado físico natural líquido, mesmo possuindo estrutura molecular parecida com a de outros compostos gasosos.

A diferença da água para outros compostos está em sua estrutura molecular, veja algumas de suas propriedades particulares:

- Possui uma alta capacidade térmica (quantidade de calor que uma substância pode absorver), inclusive é maior que a de metais, como ferro e alumínio.

- Possui alto calor latente de vaporização, a quantidade de energia necessária para converter um grama de líquido em gás. Esta propriedade é importante em nosso corpo, considerando que a água corresponde a 70% da massa corporal. Ao transpiramos, a água que expelimos na forma de suor se evapora, devido ao calor latente de evaporação, permitindo que a temperatura corporal seja controlada.

- A água é um solvente universal, o que se justifica pela polaridade da molécula H2O que permite que a água reaja e dissolva inúmeras substâncias também polares.

Definição

A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas. Esta ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos enterativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente.

Importância

É uma ciência de extrema importância para o entendimento da formação de rios, lagos e oceanos existentes na superfície terrestre. Os profissionais de hidrologia também atuam também na prospecção de poços de água e aqüíferos.

Num tempo em que os recursos hídricos, principalmente de água doce, estão ficando cada vez mais raros, a hidrologia torna-se uma ciência de grande importância para o ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com