TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cetogênese, Lipogênese e Proteólise

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 7

Cetogênese, Lipogênese e Proteólise

  1. O que é cetogênese?

Se trata da síntese de corpos cetônicos (acetoacetato, B-hidroxibutirato e acetona). Ocorre da matriz mitocondrial através da condensação de 3 moléculas de acetil-CoA em 2 etapas        

  1. Em qual organela ocorre a cetogênese?

Na mitocôndria (matriz mitocondrial).

  1. Descreva as etapas da cetogênese.

Na primeira etapa catalisada pela tiolase, 2 moléculas de acetil-CoA originam acetoacetil-CoA (esta reação quando transcorre no sentido oposto, constitui a última reação da última volta do ciclo de Lyen). A reação de acetoacetil-CoA com uma 3ª molécula de acetil-CoA forma HMG-CoA (3-hiroxi-3-metilglutaril-CoA). Sua clivagem origina acetoacetato e acetil-CoA. O acetoacetato produz B-hidroxibutirato e acetona.

  1. Em qual tecido os corpos cetônicos são formados e quais tecidos os utilizam como forma de energia?

São formados no fígado. E são utilizados como fonte de energia pelos tecidos extra-hepáticos, principalmente coração e músculos esqueléticos. No jejum prolongado passam a ser utilizados também pelo cérebro.        

  1. Em que situação ocorre a elevação anormal de corpos cetônicos?

A produção de corpos cetônicos é normalmente elevada quando a degradação de triglicerídeos não é acompanhada pela degradação de CHO. Realmente, para a oxidação eficiente da acetil-CoA pelo ciclo de Krebs há necessidade de níveis compatíveis de oxaloacetato para a reação de condensação que inicia o ciclo. Na ausência de CHO, diminui a concentração de piruvato e, consequentemente, sua conversão à oxaloacetato. Ainda mais quando não há oferta de glicose, o organismo lança mão da gliconeogênese que consome oxaloacetato obtido de aminoácidos, principalmente. A oxidação da acetil-CoA pelo ciclo de Krebs fica, então, impedida: a acetil-CoA acumulada condensa-se, formando os corpos cetônicos. É o que ocorre quando há redução da ingestão de CHO (jejum ou dieta) ou distúrbios de seu metabolismo (diabetes).        

  1. Esquematizar as reações que permitem o aproveitamento dos corpos cetônicos.

Os corpos cetônicos são liberados na corrente sanguínea, o acetoacetato e o B-hidroxibutirato são aproveitados como fonte de energia pelos tecidos como coração e músculos esqueléticos. Estes órgãos são capazes de utilizar os 2 compostos por possuírem uma enzima (ausente no fígado), a B-cetoacil-CoA transferase. Esta enzima catalisa a transferência de CoA de succinil-CoA para acetoacetato, formando acetoacetil-CoA. A acetoacetil-CoA é um intermediário do ciclo de Lyen, e por ação da tiolase é clivada em 2 moléculas de acetil-CoA, que podem ser oxidadas pelo ciclo de Krebs. O aproveitamento de

B-hidroxibutirato é feito por sua prévia conversão em acetoacetato através da ação da B-hidroxibutirato desidrogenase. A acetona não é oxidada, sendo volatilizada nos pulmões.

  1. Citar as consequências de uma produção excessiva de corpos cetônicos.

Quando a produção de corpos cetônicos ultrapassa o seu aproveitamento, estabelece-se uma condição denominada cetose, caracterizada por uma concentração elevada de corpos cetônicos no plasma (cetonemia) e na urina (cetonúria). Outro sintoma peculiar de indivíduos com cetose é o odor de acetona de seu hálito. Como os outros 2 corpos cetônicos são ácidos, a cetonemia resulta em acidose, isto é, uma diminuição do pH sanguíneo. Em casos de cetose acentuada, o cérebro obtém uma parte considerável da energia de que necessita por oxidação de corpos cetônicos.        

  1. Esquematizar a reação catalisada pela citrato liase.

Como a membrana interna da mitocôndria é impermeável à acetil-CoA, os seus carbonos são transportados sob forma de citrato. A síntese de ácidos graxos é sujeita a diversos mecanismos, mas ocorre quando a carga energética celular é alta (relação ATP/ADP alto). Os CHO e PTNS (precursores dos ácidos graxos) são degradados a acetil-CoA e oxaloacetato, que sofrem condensação, formando citrato por ação da enzima citratosintase. Na condição considerada, o citrato não pode ser oxidado pelo ciclo de Krebs em virtude da inibição da isocitratodesidrogenase e é transportado para o citosol pela tricarboxilato translocase, onde é cindido em oxaloacetato e acetil-CoA à custa de ATP, numa reação catalisada pelo citrato liase.

  1. Citar as proteínas componentes o complexo multienzimático de síntese de ácidos graxos.

A síntese de ácidos graxos é catalisada por um sistema enzimático denominado sintase de ácidos graxos. Nos diferentes organismos a estrutura da sintase é variável, mas as reações catalisadas são as mesmas. Também faz parte dessa sintase, uma pequena proteína não-enzimática (ACP). As proteínas enzimáticas são:

- acetil-CoA-ACP-transacilase

- malonil-CoA-ACP-sintase

- B-cetoacil-ACP-sintase

- B-cetoacil-ACP-redutase

- B-hidroxiacil-ACP-desidratase

- enoil-ACP-redutase

  1.  Definir ACP e comparar sua função com a da coenzima A.

ACP é a proteína carregadora de acila, se trata de uma proteína não enzimática, a qual está sempre ligada a cadeia do ácido graxo em crescimento. A ACP tem como grupo prostético um derivado de ácido pantotênico: a fosfopanteteína, também componente da coenzima A. Comparando-se as funções da ACP e da CoA, tem-se que enquanto a ACP carrega o grupamento acila, a CoA é o aceptor/transportador do grupo acetil.        

  1.  Citar o agente redutor na biossíntese de ácidos graxos e as suas fontes.

O agente redutor se trata do NADPH, o qual tem origem através da reação catalisada pelas enzimas málica e das reações da via das pentose-fosfato catalisadas por desidrogenases, que sofrem uma regulação paralela à regulação da síntese de ácidos graxos.

  1.  Indicar a localização celular da biossíntese de ácidos graxos e os tecidos onde essa via ocorre.

Ocorre no citosol das células do tecido adiposo e do fígado.        

  1.  Indicar o composto presente nos depósitos do tecido adiposo e as reações que levam á sua síntese.

O composto presente é o triacilglicerol (triglicerídeos). Os triglicerídeos são sintetizados a partir de acil-CoA derivado de ácidos graxos e glicerol-3-fosfato. No tecido adiposo, o glicerol-3-fosfato é formado por redução de diidroxicetona fosfato, obtida a partir de glicose, que portanto, é imprescindível para a síntese de triacilglicerois. No fígado há uma via alternativa para obtenção de glicerol-3-fosfato (fosforilação do glicerol). O glicerol-3-fosfato é acilado em 2 etapas, formando fosfatidato que, por hidrólise do grupo fosfato, origina diacilglicerol. O triacilglicerol é obtido por acilação do diacilglicerol. Nos seres humanos, as enzimas que sintetizam triacilglicerois estão ligadas ao retículo endoplasmático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com