TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação de vitaminas em sucos de frutas

Por:   •  4/12/2017  •  Artigo  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

UNICV-DECM - Bioquimica

Trabalho de grupo nº 9, 2015; Grupo 1

Vitminas: Análise qualitativa para determinação de vitamina C em sumos de frutas

Delgado, K., Almeida,L., Luz, L.

RESUMO 

Esta pratica realizou-se no dia 15 de Janeiro de 2016, em que teve como objectivo extrair vitamina de seis sumos de frutas diferentes, para comparar a quantidade de vitamina C presentes nestes sumos em relação aos sumos de frutas naturais. A metodologia usada foi simples, baseado na titulação de iodometria e na reação do amido com a vitamina C. Usando a quantidade de gotas consumidas para titular a vitamina C e a concentração da vitaminaC presente nos comprimidos de vitamina C, calculou-se a quantidade de vitamina C presente em cada sumo de fruta. O objetivo foi alcançado, pois conseguiu-se realizar todos os procedimentos. Chegou-se a conclusão que os sumos naturais possuem 20 vezes mais vitaminaC que os sumos de pacotes que encontramos no mercado.

Palavras-chave: Frutas; Determinação; Vitamina;

ABSTRACT 

This practice was held on 15 January 2016, in which aimed to extract vitamin six different fruit juices, to compare the amount of vitamin C present in these juices in relation to natural fruit juices. The methodology used was simple, based on iodometric titration and the reaction of starch with vitamin C. Using the number of drops consumed to titrate the vitamin C and the concentration of this vitamin c in vitamin C tablets, calculated the amount of each vitamin C present in fruit juice. The objective has been achieved. It was possible to do all that was expected. The conclusion that the natural juices have 20 times more vitamin C packets of juice that we find in the market was reached.

Keywords: Fruits; Determination; Vitamin;

INTRODUÇÃO

As vitaminas são substâncias orgânicas de pequeno peso molecular, que agem em pequenas doses, sem qualquer valor energético intrínseco; devem ser fornecidas ao organismo que é incapaz de assegurar sua biossíntese, a fim de promover o crescimento, manter a vida e a capacidade de reprodução dos animais superiores e do homem (Guilland & Lequeu, 1995).

      A vitamina C, também denominada por ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água (é solúvel na proporção de 1 g em 3 ml ) e insolúvel na maioria dos solventes orgânicos. Ela possui coloração branca, é inodora e quando é submetida a temperaturas altas, ela é destruída. A substância foi descoberta em 1932 pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi, que realizava estudos para detectar a substancia existente nas frutas e verduras, que impedia a proliferação do escorbuto, e também durante vários anos a tentar isolar esta vitamina na sua forma pura, por fim ele conseguiu atribuindo o nome ácido hexurônico. Ele descobriu ainda que sua fórmula era C6H8O6. A vitamina C é uma substância cristalina, com sabor ácido, ela não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação.  O calor, a exposição ao ar e o meio alcalino aceleram a oxidação desta vitamina, especialmente quando o alimento está em contato com o cobre, o ferro ou enzimas oxidativas (Guilland & Lequeu, 1995).

      A denominação de ácido ascórbico foi atribuída para referir-se à sua função na prevenção do escorbuto. O termo vitamina C deve ser utilizado como descrição genérica para todos os compostos que exibem atividade biológica qualitativa de ácido ascórbico (Marcus & Coulston, 1991). O homem e outros primatas, bem como as cobaias e alguns morcegos, são os únicos mamíferos conhecidos, incapazes de sintetizar o ácido ascórbico devido à ausência da enzima hepática L-gulonolactona-oxidase, que cataliza a conversão da L-gulonolactona em ácido ascórbico, em conseqüência disto, necessitam de vitamina C dietética para prevenção do escorbuto (Marcus & Coulston, 1991).

       A absorção do ácido ascórbico ocorre no jejuno e no íleo, que são porções do intestino delgado, sendo para isto necessária a presença de sódio. Quando não ocorre a ingestão desta vitamina, aproximadamente 3% das reservas são diminuídas diariamente e os sintomas clínicos do escorbuto aparecem em 30 a 45 dias, quando a reserva orgânica cai abaixo de 300 mg (Guilland & Lequeu, 1995).

      A vitamina C é essencial para seres humanos, age como antioxidante, varredor de radicais livres e nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos oxidantes, (Padh, 1991). Vários autores evidenciaram uma diminuição dos teores circulantes de vitaminas com a idade. Assim, é normal observarem teores séricos de ácido ascórbico muito baixo em pessoas idosas, sem manifestação clínica. Essa diminuição da ascorbemia foi observada em idosos institucionalizados, apesar da ingestão de vitamina C, parecer satisfatória (Asciutti-Moura, 1987).[pic 1][pic 2]

METODOLOGIA APLICADA

Primeiramente preparou-se uma solução de vitamina C, misturou-se um comprimido de 200 mg, previamente triturado, com 200 mg de água destilada. De seguida preparou-se uma solucao de amido, onde colocou-se 150 ml de água destilada em um bequer de 500 ml e aqueceu-o até atingir a temperatura de 50ºc, acrescentando 3,75g de amido que foi misturado com a ajuda do agitador magnético.

      Posteriormente preparou-se uma bateria de 8 tubos de ensaio numerados de 0 á 7. Colocou-se no tubo zero somente amido, no tubo 1 adicionou-se 6 ml de amido e 1,5 ml de vitamina c e nos restantes tubos adicionou-se 6 ml de amido e 1,5 ml de cada um dos sumos que foram testados. Em seguida acrescentou-se gota-a-gota no tubo 0, uma solução de iodo até que a solucão contida no tubo aduiriu uma coloração azul escuro.

      Depois fez-se o mesmo para cada um dos tubos de ensaio numerados de 1 à 7, até que aparecesse a coloração azul presente no tubo zero, anotando as quantidades de gotas de iodo consumidas pelo ácido ascórbico em cada tubo. No final calculou-se o teor de vitamina c dos sumos analisados considerando a concentração da vitamina C contida no comprimido e o numero de gotas de lugol usado em cada tubo de ensaio.

RESULTADOS

Quando fez-se a soluções necessárias para determinar a vitamina C nos sucos, ambos permaneceram com coloração tipica do suco que estava presente em cada tubo de ensaio (fig. 1- A). Após a titulação de cada um dos tubos, todos estavam quase com a mesma coloração azul-escuro (fig. 1 -B).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (168.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com