TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrólise

Por:   •  12/9/2018  •  Seminário  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

ELETRÓLISE

A eletrólise trata-se de uma reação provocada por um transformador, ou seja, é uma transformação artificial. É utilizada para obtenção de reações de oxidorredução e pode ser ígnea ou aquosa.

Numa experiência envolvendo uma aparelhagem apropriada para um teste de condutividade elétrica de materiais, onde é adicionado sal de cozinha no recipiente, a lâmpada não acenderá, pois o NaCl sólido não apresenta íons livres para conduzir a corrente elétrica. Faz-se necessária então a liberação dos íons Na+ e Cl- para que possam se movimentar. Pode-se resolver esse problema aquecendo o sal até seu ponto de fusão ou adicionando água, assim provocando a dissociação dos íons.
O caso da fusão é um processo denominado eletrólise ígnea, no qual ocorre passagem de corrente elétrica por meio de um composto iônico fundido.


O caso da adição de água é um processo denominado eletrólise aquosa, por haver passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa de um eletrólito.

Eletrólise ígnea

Notamos algumas ocorrências durante a passagem da corrente elétrica por meio da fusão do sal.

Observações macroscópicas:
- Nota-se que no polo positivo há formação de bolhas de gás amarelo-esverdeado e de odor incômodo.
- No pólo negativo há formação de um metal cinza que se colocado em água produz uma reação violenta.

Análise microscópica:
O gás formado no pólo positivo de coloração amarelo-esverdeado e odor incômodo é o cloro (
Cl2) e o metal formado no pólo negativo e que reage violentamente à agua é o sódio (Na0). Desta forma é certo dizer que a passagem da corrente elétrica transoforma os íons Cl- do sal de cozinha em moléculas de Cl2 e os íons Na+ em sódio metálico, Na0.

Como a eletrólise é uma reação de oxidorredução, os elétrons cedidos do lado positivo devem ser equivalentes à quantidade de elétrons recebidos no lado negativo.

As pilhas e a eletrólise são fenômenos inversos, visto que observamos que a eletrólise é uma reação produzida por corrente elétrica enquanto uma pilha produz corrente elétrica por meio de uma reação química.

Em ambos os casos ânodo e cátodo são eletrodos nos quais ocorrem oxidação e redução respectivamente, porém há diferença nos sinais dos pólos, sendo opostos uma vez que são fenônmenos opostos. Logo:

Na pilha: Redução = cátodo = pólo +
Oxidação = ânodo = pólo -

Na eletrólise: Redução = cátodo = pólo -
Oxidação = ânodo = pólo +

Eletrólise aquosa com eletrodos inertes

É uma reação química ocorrida devido a passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa de um eletrólito. É chamado de eletrodo inerte aquele em que o mesmo não influencia diretamente na reação, como a platina numa aparelhagem experimental e o grafite.
A tabela a seguir demonstra alguns resultados advindos de eletrólise aquosa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com