TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espectrofotometria

Por:   •  12/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS- EQA

CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA

DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA I

ESPECTROFOTOMETRIA

Bruna Abel (78361)

Giuliana Fernandez (79892)

Mariana Fontoura (89349)

Matheus Ferrazza (122349)

Rio Grande, 2018.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1- Curva padrão das amostras de KMnO4 8

LISTA DE TABELAS

Tabela 1- Concentrações e absorbância das soluções de KMnO4 7

SUMÁRIO

RESUMO 4

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVOS 5

3. MATERIAL E MÉTODOS 5

3.1 Material 5

3.2 Reagentes e Soluções 5

3.3 Procedimento Experimental 5

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6

5. CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

RESUMO

A espectrofotometria é um método que estuda a interação da luz com a matéria, este método pode ser utilizado para identificar e quantificar substâncias químicas a partir da medição da absorção e transmissão de luz que passa através da amostra. Desta forma, a aula prática teve como objetivo determinar a absortividade molar do permanganato de potássio (KMnO4) e a concentração de amostras desconhecidas. Preparou-se uma solução de KMnO4 (1,58 g/L) e foram realizadas 5 soluções de KMnO4 com diferentes concentrações, estas foram lidas em espectrofotômetro a 525 nm e as respectivas absorbâncias (Abs) foram utilizadas para realizar a curva padrão. Através da curva padrão foi possível gerar a equação da reta, onde permitiu encontrar a concentração de KMnO4 de uma amostra desconhecida (0,000030 mol/ L -1). A curva padrão pode perder a proporcionalidade linear entre concentração e absorbância, pois a lei de Lambert-beer pode sofrer desvios, estes podem estar relacionados a: soluções concentradas ou diluídas demais, solução que tenha mais de uma substância absorvente de luz e utilização de luz monocromática.

Palavras-chave: KMnO4; Lambert-beer; fotômetros

1. INTRODUÇÃO

A espectrofotometria é um método muito utilizado para determinação de concentração de espécies químicas presentes em solução. Para realizar estas, são utilizados dispositivos conhecidos como fotômetros, que são compostos por uma fonte de energia radiante, a luz, um monocromador de comprimento de onda que incide sobre a amostra e um compartimento onde é inserida e finalmente um dispositivo para medir a atenuação da radiação incidente (OLIVEIRA; LEITE, 2015).

O princípio da espectrofotometria baseia-se na absorção da luz por moléculas em uma solução. As radiações eletromagnéticas cujo a luz compões com comprimento (λ) de onda de 380 à 750 nanômetros(nm) são visíveis a olho humano, às que compõe menor que 380 nm são denominadas ultravioleta (UV), eàs que compõe acima de 750 nm são chamadas de zona infravermelha, a luz branca que atravessa o prisma (cubeta) é decomposta em raios de luz com diferentes comprimentos de onda que correspondem a uma faixa de cores do vermelho ao violeta é denominada espectro de emissão no qual cada cor corresponde a um determinado comprimento (MOTTA, 2009).

Através disso, existem leis que regem para os princípios da espectrofotometria e seus cálculos, uma delas é a transmitância (T) que é a razão da energia emergente (I) sobre a energia incidente (IO), e quando a última for igual a 100% a intensidade de luz emergente pode ser medida como porcentagem de transmitância (T%), assim sendo, a intensidade de luz é medida por uma solução corada pela redução da medida de intensidade de luz transmitida, que se gera a absorbância (A) sendo inversamente proporcionais (MOTTA, 2009).

Outra lei que aborda os princípios da espectrofotometria é a Lei de Lambert-Beer, a qual afirma que a concentração de uma substância é diretamente proporcional à quantidade de luz absorvida ou inversamente proporcional à quantidade de luz absorvida ou inversamente proporcional ao logaritmo da luz transmitida. A relação matemática radiante, a concentração de uma solução e o percurso da luz na solução é mostrada pela lei de Beer: A = abc, onde A é a Absorbância; a, a absortividade; b, o percurso da luz em solução em cm; e c, a concentração da substância de interesse. Quando “c” é expresso em mol por litro e “b” em cm, o símbolo ε, chamado absortividade molar (a fração de um comprimento de onda específico de luz 5 absorvida por um dado tipo de molécula sob condições específicas de pH e temperatura), é usado em lugar de a (NEPOMUCENO; RUGGIERO, 2004).

2. OBJETIVOS

Determinar a absortividade molar do permanganato de potássio (KMnO4) e posteriormente determinar a concentração de uma amostra de concentração desconhecida e construir sua curva padrão.

3. MATERIAL E MÉTODOS

3.1 Material

Béquer, balão volumétrico, pipetas graduadas, espectrofotômetro

3.2 Reagentes e Soluções

KMnO4, água destilada

3.3 Procedimento Experimental

Inicialmente preparou-se 1L de solução de permanganato de potássio (1,58

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com