TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Bioplástico

Por:   •  14/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS TANGARÁ DA SERRA

DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

QUÍMICA ORGÂNICA

PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO

Relatório apresentado à professora Anne Caroline Guimarães Veloso como parte das exigências da disciplina de Química Orgânica.

Luana Doerner

Thais Coelho

Vinicius Brazão

Vitor Brazão

TANGARÁ DA SERRA – MT

NOVEMBRO – 2019

        SUMÁRIO        

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        OBJETIVOS        2

3.        PARTE EXPERIMENTAL        2

3.1.        MATERIAIS E REAGENTES        2

3.2.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        2

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        4

5.        CONCLUSÕES        5

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

        

        

        

  1. INTRODUÇÃO

O plástico passou a ser utilizado de maneira corriqueira após a Segunda Guerra Mundial. Isso se deu, já que o mesmo passou a substituir a madeira, o aço, o marfim entre outros, além, também, de ser muito usado em industrias têxtis. Todavia, infelizmente, a falta de planejamento para eliminar esses dejetos plásticos causou um enorme problema ambiental, já que com isso, surgiram em oceanos enormes ilhas de lixo, prejudicando não só a vida marinha, mas todo um ecossistema. (MIRANDA, 2010)

Outro problema encontrado é que o plástico é um objeto de difícil compactação, gerando assim, um imenso volume de lixo. Além disso, o mesmo possui uma ótima durabilidade e resistência, tornando ainda mais complicado seu descarte, já que seu processo de degradação é extremamente lento, podendo demorar até um pouco mais de 100 anos. Vale ressaltar também que quando os plásticos caem nos oceanos, os mesmos começam a se fragmentar em pequenas partículas plásticas, denominadas de microplásticos, estas que acabam sendo ingeridas pelos animais marinhas e passam a participar da cadeia alimentar. (CERRI, 2011)

Desta forma, cientistas passaram a estudar maneiras que pudessem minimizar esses problemas ambientais, sem que o produto perdesse suas funções. E então, depois de anos de estudo, foram criados os bioplásticos.  Sendo assim, segundo SECOM (2007), normalmente o termo bioplástico é definido de duas maneiras: plásticos produzidos através de matérias primas renováveis, podendo ser convertida em produtos biodegradáveis ou em não biodegradáveis e os plásticos biodegradáveis ou polímeros biodegradáveis, produzidos a partir de matérias primas ou fósseis.  

É importante ressaltar também que para a produção ocorrem podem ser utilizados diversos tipos de matérias-primas distintas renováveis, como por exemplo, o milho, cana-de-açúcar, batata entre outros, desde que esses produtos possuam açúcar ou amido, componentes indispensáveis para a fabricação dos plásticos, (SECOM, 2007).

O amido é um dos polímeros naturais mais baratos e disponíveis e pode ser processado como os materiais termoplásticos apenas na presença de plastificantes e sob ação de calor e agitação, (WANG et al., 2003)

  1. OBJETIVOS

Produzir plástico biodegradável de amido no laboratório

  1. PARTE EXPERIMENTAL
  1. MATERIAIS E REAGENTES

Os materiais e reagentes utilizados no decorrer dos procedimentos da aula prática estão listados na tabela abaixo.

Tabela 1. Materiais e reagentes utilizados

Material/Reagente

Quantidade

Especificações

Água destilada

Amido de milho

Balança analítica

Conta gotas

Chapa de aquecimento

Erlenmeyer de 500 mL

Espátula

Glicerina

Papel Merck indicador de pH

Pipetador

Pipeta graduada de 10 mL

250 mL

15g

1

1

1

1

1

12 mL

-

1

1

-

Maisena

Iprolab®

-

Alcacer®

Vidrolabor®

Synth – P.A

-

-

Pipeta graduada de 2 mL

1

-

Placa de petri

Proveta de 500 mL

Solução de HCL

Solução de NaOH

1

1

1,2 mL

-

-

-

1,0 mol/L

1,0 mol/L

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente, levou-se o erlenmeyer para uma balança analítica, e utilizando a função “Tara” retirou o peso do mesmo. Posteriormente, com auxilio de uma espátula, adicionou-se gradualmente pequenas quantias de amido de milho até se obter o peso aproximado de 15g. Em seguida, retornou-se para a bancada e adicionou-se 250 mL de água no erlenmeyer, e agitou-se para dissolver o amido.

Com auxílio de um pipetador acoplado a uma pipeta graduada, adicionou-se 1,2 mL de solução de ácido clorídrico (HCl) e 12 mL de glicerina no erlenmeyer e agitou-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (219.9 Kb)   docx (140.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com