TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Proteinas

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA

PROFESSORA: Drª. Regina Maria de Sousa Araújo

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

Franciane da Costa Alencar

Iara Maria Guimarães Rodrigues

Jeovana Beatriz de Sousa Borges

Wellington Demes Coelho de Sousa

TERESINA – PI

2019

Franciane da Costa Alencar

Iara Maria Guimarães Rodrigues

Jeovana Beatriz de Sousa Borges

Wellington Demes Coelho de Sousa

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

Trabalho apresentado como requisito para obtenção parcial de nota, referente à 1ª unidade didática da disciplina de Bioquímica, do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Piauí.

Monitora: Evelyn Larissa Viana Santo

TERESINA – PI

2019

INTRODUÇÃO

As proteínas são substâncias orgânicas de alto peso molecular formadas por um grande número de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. São macromoléculas naturais com uma ou mais cadeias polipeptídicas. Constituem 50% ou mais da matéria seca celular, sendo fundamentais tanto no aspecto estrutural como funcional. As proteínas podem ser separadas uma das outras e de outros tipos de moléculas através de métodos, que se baseiam em certas propriedades características, tais como solubilidade, massa molar, carga elétrica e afinidade por certos compostos. As proteínas reagem com uma variedade de compostos e podem ser também caracterizadas por reações de precipitação e coloração. A maioria das reações de caracterização de proteínas ou aminoácidos se deve à presença de ligações ou grupos químicos específicos. Em condições fisiológicas, todas as moléculas de uma mesma proteína apresentam a mesma conformação, que é denominada nativa.

Ao proceder-se o isolamento e purificação de uma proteína, são introduzidos alterações físicas e químicas no seu meio ambiente que podem afetar sua estrutura espacial e ocasionar a perda da função biológica. A proteína é dita então desnaturada. Vários fatores podem conduzir à desnaturação, dentre eles o aquecimento, valores de pH muito baixos ou altos, solventes orgânicos polares e compostos com grande capacidade para formar pontes de hidrogênio.

METODOLOGIA

A prática de “Aminoácidos e Proteínas” ocorreu no laboratório de Bioquímica e Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. Inicialmente houve uma leitura e discussão do roteiro da prática a ser realizada, onde foi apresentado todos os reagentes, e ainda reforçado as medidas de segurança do laboratório.

Em seguida, a turma foi dividida em 04 grupos (01 grupo por bancada). Cada grupo ficou responsável por executar os procedimentos apresentados no roteiro, o qual havia a descrição e técnicas de todas as reações a serem desenvolvidas. Após a parte introdutória e divisão de grupos, as bancadas deram início a prática.

Na reação xantoproteica, foram utilizados os reagentes ácido nítrico, ovoalbumina e água.

Figura 1- Materiais da reação xantoproteica. Teresina, 2019

Na reação do biureto, foram utilizados os reagentes biureto, ovoalbumina, gelatina e água.

Figura 2- Materiais da reação do biureto. Teresina, 2019.

Na reação de ninhidrina, foram utilizados os reagentes ovoalbumina, ninhidrina e água.

Figura 3 - Materiais da reação de ninhidrina. Teresina, 2019

Na reação de precipitação com ácidos fortes, foram utilizados os reagentes ácido acético e ácido clorídrico.

Na reação de precipitação com sais de metais pesado, foram utilizados os reagentes ovoalbumina, acetato de chumbo e água.

Na reação de precipitação por reação do grupo sulfidrila - Cisteína e Cistina, foram utilizados os reagentes: pequena quantidade de cabelo, acetato de chumbo e NaOH.

Figura 4 - Materiais do grupo sulfidrila. Teresina, 2019

Para a execução da prática, foi utilizado em todas as experiências os seguintes instrumentos: pipetas, bico de Busen, tubos de ensaios, estantes e pinças para tubos de ensaio.

A prática foi finalizada com a demonstração do resultado de todas as bancadas sendo aplicados, pela professora orientadora, para explanar mais a temática em questão e ainda para esclarecer dúvidas.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

REAÇÃO XANTOPROTÉICA

Tabela 1

TUBO REAÇÃO

1 +

2 -

Fonte: Dados da prática.

Ao entrar em contato com o ácido primeiramente a proteína desnatura (BERG, 2014) formando um precipitado branco e o aquecimento promove a nitração dos aminoácidos assim como hidrólise parcial das ligações peptídicas, formando um produto de cor amarela. (figura 5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com