TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A poluição hídrica e também conhecida como poluição das águas

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

POLUIÇÃO HÍDRICA

[pic 1]

[pic 2]

RESUMO

A poluição hídrica, e também conhecida como poluição das águas, tem por características a introdução de materias, liquídos e energias nas águas que podem causar a alteração das propriedades físico-químicas nas águas. Os responsaveis pela poluição pode ser o lançamento de objetos residuos químicos ou solidos. Esta ação compromete a qualidade das águas, afetando assim a saúde dos animais, vegetais e até mesmo o ser humano.

Palavra chave: Poluição hídrica,eutrofização,hipoxia,Pensamento marxista

Introdução

A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor.

A poluição hídrica, e também conhecida como poluição das águas, tem por caracteristicas a introdução de materias, liquídos e energias nas águas que podem causar a alteração das propriedades físico-químicas nas águas. Os responsáveis pela poluição pode ser o lançamento de objetos resíduos químicos ou sólidos. Esta ação compromete a qualidade das águas, afetando assim a saúde dos animais, vegetais e até mesmo o ser humano.

Os prejuizos desse processo são imensas, além de comprometer a qualidade da água para o abastecimento das casas, ocorre também a morte de especies aquáticas, além da proliferação de doenças, outros fatores negativos da poluição hídrica são: o mal cheiro, a concentração de mosquitos.

A poluição pode ter origem química, física ou biológica, sendo que em geral a adição de um tipo destes poluentes altera também as outras características da água. Desta forma, o conhecimento das interações entre estas interações é de extrema importância para que se possa lidar da melhor forma possível com as fontes de poluição.

O que é poluição:

A poluição hídrica corresponde ao processo de poluição,contaminação de dejetos na água dos riso, lagos, côrregos, nascentes, mares e oceanos. Trata-se de um problema socioambiental de grande gravidade, pois corre o risco de torna a água escassa.

Substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização, são alguns exemplos.
Problemas neuropsíquicos e surdez; alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica; morte de rios e lagos; efeito estufa; morte por asfixia; destruição da camada de ozônio; chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água; inversão térmica; mutações genéticas; necrose de tecidos; propagação de doenças infecciosas, dentre outras, são apenas algumas das consequências da poluição.

Como ocorre a poluição dos recursos hidricos:

Com o aumento da deposição indevida de rejeitos advindos do sistema de esgoto e saneamento, o destino incorreto do lixo por parte da população, que atira objetos nos cursos d’água por pura falta de concientização ambienetal.

Principais fontes de poluição hídrica:

A principal fonte de poluição hídrica e o homem, pois ele usa de vários recursos, pode ser o derramamento de lixo, ácidos de industrias entre outros em rios e lagos.

Quais as consequências da poluição hídrica

A água serve de habitat para varias especies de seres vivos, com a poluição das águas varias espécies poderão ser afetadas, além das conseguências para as espécies marinhas também temos a perda dos recurso hídricos para o consumo.

Um dos recurso mais importantes e usados pelo o ser humano e a água e se ela estiver poluída ela podera afetar a qualidade de vida do ser humano podendo muitas das vezes levar a morte.

Outro efeito da poluição hídrica e a ocorrência de um fenômeno chamado de eutrofização da água, este processo conciste  na presença excessiva de nutrientes originados de produtos químicos que contaminam os rios, que provoca a proliferação de algas e cianobactérias, que impedem a entrada de luz nos ambientes fluviais e reduzim a diponibilidades de oxigênio na água, podendo assim gerar a morte de incontavéis espicieis aguáticas.

Outra efeito colateral da poluição hídrica, e a hipoxia, que e um fenômeno de baixa concentração de oxigênio que ocorre em ambientes aquáticos.

Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Em função destes problemas, os governos com consciência ecológica, tem motivado a exploração racional de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro (região sul).
               Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgãos ambientais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de um milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde destes países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com