TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo : Pathogenesis of Proteus mirabilis Infection

Por:   •  3/5/2018  •  Artigo  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Alunos: Matheus Silva Sanches e Luis Santana Pompeo

Artigo escolhido: Pathogenesis of Proteus mirabilis Infection (2018)

Motivo de escolha deste artigo: O presente artigo foi escolhido como um dos principais por tratar-se de uma revisão de literatura sobre infecções causadas por Proteus mirabilis, uma bactéria gram-negativa que possui diversos mecanismos de virulência que a favorecem no estabelecimento e desenvolvimento de infecções oportunistas. A revisão foi publicada este ano, o que facilita a compreensão do assunto como um todo, pois a mesma aborda artigos que foram publicados recentemente. A escolha de um artigo de revisão como um dos principais artigos envolvidos nessa área deve-se ao fato de que, todo pesquisador quando vai iniciar uma pesquisa, precisa criar uma base teórica sobre o assunto que vai estudar, assim facilitando a compreensão sobre o tema e tendo novas ideias. Esse artigo foi elaborado por três pesquisadores bem conhecidos por trabalhos publicados sobre P. mirabilis em diversos aspectos.

RESUMO: O Resumo possui 245 palavras e aborda sucintamente os assuntos que serão tratados ao longo da revisão. Devido ao fato de P. mirabilis ser uma bactéria oportunista e frequentemente associada às infecções do trato urinário, a revisão aborda seus mecanismos de virulência envolvidos principalmente nesta patologia.

INTRODUÇÃO: A introdução inicia-se com a descrição da espécie, abordando sua filogenia e classificação, bem como os principais fatores de virulência envolvidos na infecção do trato urinário (ITU).  Proteus mirabilis é uma bactéria gram-negativa em forma de bastonete, bem conhecida por sua produção de urease e capacidade de diferenciação celular de uma forma simples para uma multiflagelada. P. mirabilis é amplamente encontrado em rios, lagos, solo e principalmente no trato gastrointestinal de humanos e animais atuando como organismo simbiótico. Muito conhecido pela sua capacidade de causar  ITU, esse bacilo quase sempre está associado a infecções urinárias que envolvem cateter, pois produz um forte biofilme que entope o cateter e impede a passagem de urina. Outro importante mecanismo de virulência de Proteus é a produção de Urease, uma enzima que cliva a ureia em amônia e CO2,  esse ocorrido faz com que precipite íons e cátions presentes na urina, formando cristais que . Estes cristais podem se formar e dentro do lúmen dos cateteres, bloqueando o fluxo de urina e necessitando de remoção e substituição do cateter.

A revisão aborda importantes estudos que foram realizados em modelos animais com intuito de comprovar a eficácia e função dos genes de virulencia desta bactéria.  Outro aspecto bem interessante dessa revisão é o uso de muitas imagens para facilitar o entendimento do leitor sobre o assunto, fazendo o uso de imagens explicativas em quase todos os temas abordados na revisão.

O tema fundamental dessa revisão é a composição de fatores de virulência pela bactéria. Esses fatores são abordados em tópicos e são descritos, em sua maioria, desde a descoberta, até a sua função na infecção in vivo. Os principais fatores de virulência que compõe o genoma dessa bactéria são:

Urease: A urease é um determinante crítico de virulência para P. mirabilis na infecção do trato urinário. A produção de amônia eleva expressivamente o pH local (urinário) que resulta na precipitação de íons formando cristais de cálcio (apatita) e fosfato de magnésio e amônia (estruvita), esses que encontram-se retidos dentro dos polissacarídeos produzidos pelas células bacterianas formando biofilme cristalino em cateteres. Os biofilmes cristalinos proporcionam proteção contra o sistema imunológico do hospedeiro e aos antimicrobianos

Proteases: As proteases são produzidas por inúmeros patógenos Gram-negativos e tem se destacado como um importante fator de virulência devido a sua ação direta sobre as proteínas do hospedeiro, sendo as imunoglobulinas o principal alvo. Em Proteus mirabilis a protease que desempenha processos-chaves centrais para estabelecer a infecção no hospedeiro é codificada pelo gene zapA e possui a capacidade de degradar IgA e IgG.  A proteína zapA contribui para a habilidade de P. mirabilis em colonizar o trato urinário e destruir os componentes estruturais da matriz extracelular do hospedeiro, no qual a sua atividade pode ser detectada na urina de pacientes com infecção ocasionada por Proteus mirabilis. A zapA expressa por Proteus mirabilis é secretada no sítio de infecção e desempenha um papel essencial no processo de infecção lesionando os tecidos do hospedeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com