TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica, Artigo: Acquiring Global Footprints: Internationalization Strategy of Chinese

Por:   •  15/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

28 de abril de 2020

Resenha crítica, artigo: Acquiring global footprints: Internationalization strategy of Chinese

multinational enterprises and human resource implications - Fang Lee Cookea,b, Gang Wua, Jing Zhoua, Chong Zhonga, Jue Wanga,⁎

O artigo tem como propósito fazer uma revisão bibliográfica, isto é, o objetivo consiste em analisar a intenção de aquisição e a estratégia de pós-aquisição das empresas multinacionais emergentes (EMNs) chinesas. Em específico, busca os principais desafios pós-aquisição e as implicações para capacitação organizacional e de GRH.

Estudiosos observaram amplamente que o sistema emergente do capitalismo exibe características institucionais e culturais específicas (Boisot & Child, 1996; Child & David, 2001; Witt & Redding, 2013), e que sem dúvida afetará a decisão de internacionalização, processo e resultados de empresas chinesas. expansão da presença global de empresas chinesas nos últimos anos revelam sua crescente intenção estratégica e capacidade emergente e solicita o (re) exame de como estratégias de internacionalização das empresas multinacionais (EMNs) poderiam implicar diretamente na Gestão de RH.

Nesse sentido, Após analisar 138 artigos revisados ​​por pares em 41 periódicos publicados entre 2001 e 2012, sobre o investimento estrangeiro direto (OFDI), Deng (2013: 513) propôs que existe uma “oportunidade única de estender e desenvolver a teorização existente em quatro fluxos primários de pesquisa: a perspectiva dos retardatários; Influências estatais e governamentais chinesas; a dinâmica de empresas e instituições; e a responsabilidade de estrangeiros”. Ele propôs ainda cinco caminhos para a investigação teórica:

(1) fertilização cruzada entre os quatro fluxos de pesquisa;

(2) integração de teorias baseadas em recursos e instituições com outras lentes teóricas;

(3) pesquisa sobre as dimensões do processo usando uma abordagem longitudinal;

(4) adoção de vários níveis de análise; e

(5) consideração da literatura mais ampla sobre mercados emergentes (Deng, 2013: 513)

Também, entende-se que Os autores examinaram a intenção de aquisição transfronteiriça e a estratégia de pós-aquisição das CMNEs, os desafios pós-aquisição e implicações para organizações e capacitação em gerenciamento de recursos (GRH).  Os autores escolheram essa lente porque ainda há pesquisas insuficientes sobre atividades de fusão e aquisição (CBM & A) por empresas de mercados emergentes e por empresas chinesas mais especificamente (por exemplo, Du & Boateng, 2012). A gestão de recursos humanos também é amplamente reconhecida como a parte mais desafiadora integrações pós-fusões e aquisições (por exemplo, Gross, Huang, & Ding, 2017; Kiessling, Harvey & Moeller, 2012; Pucik, Björkman, Evans e Stahl, 2015).

Quanto ao procedimentos metodológicos aplicados, foi realizado um estudo bibliométrico. Isto é, foi realizada uma busca sistemática de bancos de dados de bibliotecas universitárias. Os bancos de dados pesquisados ​​incluíram ProQuest, SAGE, ScienceDirect, Taylor & Francis, EBSCO e Wiley. Os principais termos de pesquisa incluem: “China” e “aquisição além-fronteiras”, “pós-aquisição” e “GRH das multinacionais chinesas”.

A revisão da literatura identificou três perspectivas: como um “modo de entrada em um mercado externo”; como um “Processo dinâmico de aprendizagem de uma cultura estrangeira”; e como uma "estratégia de criação de valor".  Estudos mais recentes mostram, no entanto, a exploração para novos recursos nos países anfitriões e aprendizado de recursos gerenciais para competir efetivamente com os rivais globais '(por exemplo, Hitt, Li & Xu, 2016: 64). Sun et al. (2012: 4) observaram que, em vez de seguir o modo tradicional de internacionalização das exportações e depois das joint ventures minoritárias (JVs), as EMCNs passaram diretamente à aquisição transfronteiriça “pulando vários modos anteriores de entrada ". “Servir como um mecanismo de recuperação competitiva por meio da busca de oportunidades e transformação de capacidade". (Madhok e Keyhani (2012: 26) A revisão de Deng (2009) sobre as implicações dos investimentos externos pelos CMNEs identificou cinco motivos: captação de recursos; busca de tecnologia; busca de mercado; busca de diversificação; e busca estratégica de ativos. As empresas geralmente se internacionalizam para resolver suas desvantagens competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com