TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características gerais dos Lipídios

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

1.Introdução 2

2.Lipídios 3

2.1.Características gerais dos Lipídios 3

2.2.Classificação dos lipídios 3

2.2.1. Ácidos Graxos 4

2.2.2. Triacilglicerídios 4

2.2.3.Cera 5

2.2.4. Fosfolipídios 6

2.2.5. Esfingolipídios 7

2.2.6. Esteróides 8

2.3.Lipídios de importância biológica 9

2.4.Funções dos lipídios 9

3.Conclusão 11

4.Referências bibliográficas 12

1.Introdução

O presente trabalho de pesquisa tem como objectivo estudar e conhecer as estruturas dos lipídios que é uns dos principais componentes essenciais das estruturas biológicas, e faz parte de um grupo conhecido como biomoléculas. É definido por um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água.

Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

2.Lipídios

Lipídios são compostos químicos orgânicos que ocorrem nos seres vivos. Têm as mais variadas composições, proporcionando uma diversidade imensa de funções biológicas. Aparecem como cofatores enzimáticos, pigmentos fotossensíveis, chaperonas que ajudam nos dobramentos de proteínas, no trato digestivo como agentes emulsificantes, como hormônios, entre outras funções.

Sua principal característica é a insolubilidade em água, devido a sua estrutura química. Mas são solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool, etc. Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono, hidrogénio e oxigénio. Mas podem conter nitrogénio, fósforo e enxofre. (ELSON, 2011 P.343-363).

2.1.Características gerais dos Lipídios

1. Grupo de compostos quimicamente diferentes;

2. Não são polímeros mas se agregam;

3. Substâncias gordurosas ao toque;

4. Geralmente são sólidos brancos ou líquidos amarelados;

5. Insolúveis em água (característica comum a todos lipídios);

5. Compostos orgânicos formados por cadeias de carbono ligados ao oxigénio e hidrogénio (e outros radicais);

6. Funções biológicas diversificadas. (ELSON, 2011 P.343-363).

2.2.Classificação dos lipídios

Os lipídios são classificados em 2 (dois) grupos que são lipídios de Armazenamento e lipídios de Membrana.

Lipídios de Armazenamento

1. Ácidos Graxos;

2. Triacilgliceróis;

3. Ceras;

Lipídios de Membrana

4. Fosfolipídios (Glicerofosfolipídios ou Esfingolipídios);

5. Glicolipídios (Esfingolipídios);

6. Esteróis. (ELSON, 2011 P.343-363).

2.2.1. Ácidos Graxos

Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos, geralmente com uma cadeia carbónica longa, com número par de átomos de carbono e sem ramificações, podendo ser saturada ou conter uma insaturação (ácidos graxos monoinsaturados) ou duas ou mais insaturações (poliinsaturados). Os insaturados (que contém tais ligações) são facilmente convertidos em saturados através da hidrogenação catalítica (este processo é chamado de redução). A presença de insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com que, em geral, estes se apresentem à temperatura ambiente, no estado líquido; já os saturados, com uma maior facilidade de empacotamento intermolecular, são sólidos. A hidrólise ácida dos triacilglicerídios leva aos correspondentes ácidos carboxílicos. O grupo carboxila constitui a região polar, e a cadeia carbônica a parte apolar. (MARDOCCO,2007).

Fig.01: apresenta a estrutura dos ácidos saturado e insaturado

2.2.2. Triacilglicerídios

Os lipídios mais abundantes na natureza são os triacilglicerídios (também denominados triacilgliceróis), constituídos por três moléculas de ácidos graxos esterificadas a uma molécula de glicerol, ou seja, apresentam três grupos acilas ligados a glicerol. Compostos contendo um grupo acilaou dois destes grupos e glicerol encontram-se em quantidades pequenas nas células, existindo como intermediários das vias de síntese e degradação de lipídios que contêm ácidos graxos e glicerol.

Os triacilgliceróis são compostos essencialmente apolares, pois as regiões polares de seus precursores (hidroxilas do glicerol e carboxilas dos ácidos graxos) desaparecem na formação das ligações éster. Assim, constituem moléculas muito hidrofóbicas, que podem ser armazenadas nas células de forma praticamente anidra. (MARDOCCO,2007).

Fig.02: apresenta a estrutura dos Triacilglicerídios

2.2.3.Cera

As ceras de origem biológica são ésteres de ácidos graxos de cadeia longa (C14 a C36) saturada ou insaturada com álcoois também de cadeia longa (C16 a C30). As ceras são as principais fontes de armazenamentos da energia metabólica no plâncton, o conjunto de microorganismos que flutuam livremente nos mares e constituem a base alimentar dos animais marinhos.

As ceras também executam diversas outras funções relacionadas às suas propriedades repelentes da água e sua consistência firme. Devido à impermeabilidade à água e a sua consistência firme, as ceras também executam várias outras funções na natureza. Certas glândulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com