TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Potenciais elétricos de membrana

Por:   •  5/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

Potenciais elétricos de membrana

As células possuem o meio intracelular e extracelular.

No meio externo predomina sódio (Na) e cloreto (Cl) e a carga é positiva.

No meio intracelular predomina o potássio (K) e a carga é negativa.

o potencial de ação pode gerar uma corrente elétrica.

As células precisam acumular energia elétrica.

energia potencial: qualquer forma de energia que está armazenada ou que pode ser convertida em outra forma de energia para gerar trabalho.

Uma célula só vai sofrer o potencial de ação se ela estiver previamente polarizada.

Estrutura responsável por gerar e manter o estado polarizado das nossas células

Bomba de sódio e potássio: proteína membranar que realiza o transporte ativo do tipo cotransporte antiporte onde a energia do atp é utilizada para transportar 3 íons de sódio para fora da célula enquanto simultaneamente 2 íons de potássio são transportados para dentro da célula.

A bomba de sódio e potássio está sempre presente nas membranas das células e é responsável por gerar o estado polarizado das células.

Ela usa a energia do ATP constantemente sem parar.

Sempre ela estará lançando 3 íons de sódio com carga positiva para fora da célula enquanto lança 2 íons de potássio para o meio intracelular(duas cargas positivas no interior da célula). A bomba sempre fará com que o meio extracelular esteja mais positivo que o meio intracelular.

A bomba mantém as células em estado polarizado, onde a superfície externa da célula é positiva e a interna é negativa em relação à externa.

+85mV externamente e -85mV internamente.

as nossas células trabalham entre 60 e 120 mV.

o volume de água, constituição bioquímica e sal das células influenciam na capacidade de mV delas.

por conta da bomba as células ficam polarizadas, carga positiva para um lado e carga negativa para outro lado, mas em estado de repouso.

o que pode perturbar o estado polarizado em repouso?

as células são dinâmicas, onde existem canais iônicos que são regulados pelas células, e toda vez que esses canais se abrem os íons começam a sair ou entrar na célula de acordo com o gradiente de concentração.

difusão facilitada transporte passivo é como o sódio entra na célula.

para a célula sair do seu estado de repouso é preciso fazer com que as cargas se movimentem pela superfície da célula gerando uma corrente elétrica.

a abertura dos canais de sódio perturba o potencial de repouso celular.

Se um certo estímulo for capaz de abrir o canal de sódio, ele começa a entrar por transporte passivo e difusão facilitada. A medida que o sódio vai entrando, ele tem carga positiva, o interior da célula que era negativo vai se tornando positivo.

potencial de ação é uma perturbação do potencial de repouso que gerará uma corrente elétrica que vai percorrer toda a superfície da célula.

estímulo elétrico: os canais de sódio são sensíveis a voltagem, a diferença de carga elétrica, e o experimento de ligar um eletrodo positivo com negativo irá ativar um canal de sódio sensível a voltagem.

os canais de sódio possuem sensores de voltagem, e tem carga positiva, a face negativa do interior da célula atrai a face citoplasmática dos sensores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com