TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potenciais da membrana

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 5

Questões para estudo II – Potenciais de Membrana, Placa Motora e Contração Muscular.

  1. Como é formado o Potencial de Membrana de Repouso? Cite as concentrações iônicas dentro e fora da célula em repouso.

            Somatória de todos os íons que tem carga positiva ou negativa e que estiverem     próximos a membrana no interior do citoplasma.

Fase 1- Os íons sódio (Na+) entram passivamente na célula, através do gradiente de concentração.

Fase 2 - A célula expulsa esses íons (Na+) ativamente, ao mesmo tempo em que introduz, também ativamente, íon potássio (K+) (bomba de sódio/potássio).

Fase 3 - O íon potássio (K+) tem grande mobilidade e volta passivamente, para o lado externo da membrana, conferindo-lhe carga positiva. Do lado interno, íons fosfato e especialmente proteínas aniônicas fornecem carga negativa.

  1. Explique a participação da bomba de sódio e potássio, e de outras bombas, no equilíbrio iônico e na homeostasia hídrica do meio intracelular.

             É manter os equilíbrios dos íons e da água no estado de repouso.
            Bomba é responsável pelo equilíbrio iônico porque ela joga íons para o meio externo e  para o meio interno contra o gradiente de concentração gastando energia e mantendo as   concentrações maior do lado de fora.

  1. Enumere e descreva as etapas de formação do potencial de ação?

1° Despolarização: abertura dos canais de sódio, isso propicia intenso fluxo de íons sódio de fora para dentro das células, em um processo de difusão simples.

Como resultado do fenômeno, o liquido intracelular se carrega positivamente e a membrana passa a apresentar potencial inverso ao apresentado nas condições de repouso. (negativo no exterior, positivo no interior).

Nesta fase o potencial de membrana é de aproximadamente  +45mv

            2° Repolarização: durante este espaço de tempo, a permeabilidade dos íons sódio retorna ao normal, e simultaneamente ocorre um aumento da permeabilidade dos íons potássio, devido ao excesso de cargas positivas no interior da célula. (maior concentração de potássio dentro da célula).

Já os íons que estavam em grande quantidade no interior da célula vão sendo transportados ativamente para o exterior, pela bomba de sódio-potássio.

Todo esse processo faz com que o potencial de membrana celular volte a ser negativo, nessa fase. O potencial nesta fase passa a ser em torno de -95mv. (pouco mais negativo que no potencial de repouso).

3° Repouso: é a fase em que as células voltam a situação anterior a excitação. Nesta fase a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal, e a célula volta as condições iniciais  com  potencial de membrana em torno de -90mv.

Todo esse processo dura aproximadamente em torno de 2 a 3 milissegundos, na maioria das células do corpo humano. Mais existem as células excitáveis como o músculo cardíaco, cujo potencial de ação dura em torno de 1,15 a 0,3 segundos, tais potenciais ocorrem na fase em que a célula esta despolarizada. Esses potenciais são denominados Potenciais de Platô.

  1. O que é impulso nervoso? Quais células são capazes de produzir impulso nervoso?

São conexões estabelecidas entre um neurônio e outro, as células capazes de produzir impulso nervoso são as nervosas e musculares.

  1. O que é a bainha de mielina? Quais células formam a bainha de mielina no SNC e nos nervos periféricos (como o motor)? Qual a importância desta estrutura na condução de informações pelos nervos?

É a membrana isolante que circula  o axônio (neurônio).

A bainha de mielina é formada por oligodendrócitos (SNC), e nos nervos periféricos são as células de shuwann. Neurônios que tem bainha de mielina conduzem os impulsos nervosos (potenciais de ação) mais rápido.

  1. Descreva a placa motora, cite o principal neurotransmissor liberado nesta estrutura e de seu principal receptor presente neste local.

A placa motora é a sinapse (espaço) entre a terminação do neurônio motor e a membrana da célula da musculatura esquelética onde será liberado o neurotransmissor acetilcolina, que permitira a passagem do potencial de ação de uma célula para outra. A placa motora também e chamada de sinapse ou junção neuromuscular. O principal receptor é a acetilcolina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com