TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vías Anaeróbica, Aeróbica, Enzimas e Enzimas

Por:   •  28/4/2023  •  Ensaio  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

BIOQUÍMICA

Resumo: Vías anaeróbica, aeróbica, enzimas e coenzimas.

* Metabolismo anaeróbico: Ocorre quando os níveis de oxigênio são baixos e menos energia é produzida do que a respiração aeróbica. É baseado pelo carboidrato para a geração de energia química .

A principal fonte de energia para as funções celulares é uma molécula chamada adenosina trifosfato (C10H16N5O13P3), ou ATP, que libera energia quando é decomposta. O corpo produz na maioria das vezes o corpo produz ATP, da própria gordura do corpo e carboidrato através de reações que envolvem o oxigênio que é chamado de metabolismo aeróbico. Se o organismo precisa produzir energia rapidamente o processo de anaeróbico não precisa esperar o aeróbico.

O metabolismo anaeróbico é baseado em uma via metabólica, ou série de reações químicas no organismo, denominada glicólise. Anaeróbica o citoplasma tem ausência de O2. A glicólise começa com a glicose no açúcar (C6H12O6).

Glicose anaeróbica: Processo pelo qual a glicose é quebrada no citoplasma para gerar ATP, piruvato ou lactato.

Pentose - Glicose 6 - fosfato - Glicose ATP - ADP. Quando invertidas acontece a aldose.

* Metabolismo aeróbico: O metabolismo aeróbico utiliza o oxigênio para remover a energia da glicose e a armazena em uma molécula biológica chamada trifosfato de adenosina (ATP). Esse metabolismo é responsável pela respiração celular.

O primeiro estágio do metabolismo aeróbico é a glicose. Processo que continua a quebra do piruvato na mitocôndria com a presença de oxigênio gerando ATP e os intermediários do metabolismo.

Na segunda parte do metabolismo aeróbico, chamado ciclo de krebs, as duas moléculas de piruvato são usadas para criar moléculas redutoras ricas em energia que são usadas anteriormente no processo de respiração.

Água e dióxido de carbono são produzidos como resíduos desse ciclo. O ciclo do ácido cítrico, como a glicólise, produz 2 ATP.

Glicose aeróbica

2 NADH+ 6 NADH --- 24

2 FADH --- 4

2 GTP --- 4

As coenzimas: São cofatores,algumas enzimas necessitam da presença outras moléculas para promover a catálise da reação. Esses podem ser vitaminas e minerais NADH e FDH2, a participação destes está relacionado a reações de oxigênio redução e doadores aceptores de elétrons e podem permitir o encaixe perfeito com o substrato.

Enzima: Proteínas com funções de promover catálise,capacidade de transformar substratos. A estrutura básica de um enzima é semelhante a um proteina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com