TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bateria de lata bioquímica

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 4

Bateria de Lata

Como surgiu?

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas. Que foi então foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. Utilizamos a eletricidade todos os dias, mas não paramos para entender como ela funciona. A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos: Positivo e negativo.

No caso de nossa experiência a energia gerada em uma reação química pode ser convertida em energia elétrica.

Quem inventou?

Como meu colega disse energia elétrica pode ser gerada por uma reação química entre componentes. Isso é baseado na Lei de Hess. Germain Henri Hess foi um químico e médico suíço que formulou uma teoria em que um dos primeiros princípios da termoquímica é que uma transformação química e a variação de energia depende exclusivamente dos estados inicial e final do sistema. Ou seja, a transformação da matéria ocorre quando nas reações químicas há também uma troca de energia com ambiente, geralmente é troca de energia calorífica, mas que também pode ser de energia elétrica, luminosa ou acústica.

Atualmente, é esse tipo de energia que armazenada em iPods e carros elétricos. Ela fica armazenada na forma de energia química e ao ser ligado os compostos químicos produzem energia elétrica para o funcionamento do circuito desses produtos.

Como funciona uma pilha ou uma bateria?

Toda pilha é um dispositivo em que ocorre uma reação espontânea de oxidorredução (reação química e biológica que envolve a recíproca transferência de elétrons positivos e negativos) que gera corrente elétrica, que, por sua vez, é aproveitada para fazer algum equipamento funcionar. As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos (Cargas elétrica) e um eletrólito (Solução que permitem a passagem de corrente elétrica). O eletrodo positivo é chamado de cátodo (Obs.: cátodo ou cátion é um átomo que perde elétrons e adquire carga positiva) e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo (Obs.: ânodo ou ânion é átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente) e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.

Nosso casso na experiência eletrodo positivo é o cobre pois nele ocorre a reação de redução (ganho de elétrons) servido então como o condutor de corrente elétrica. Já eletrodo negativo é a latinha de alumínio onde ocorre a oxidação (perda de elétrons). E eletrólito que ajuda na ação condutora de íons, são água e o sal. A água sanitária (a Quiboa) só serve para agilizar essa condução na água.

Exemplos de Baterias e seus Volts:

  • Pilha de Alcalina (pilhas de controle remoto) = 1,50 volts
  • Pilha ou bateria de mercúrio (São baterias pequenas e redondas colocadas em relógios de pulso) = 1,35 volts.
  • Bateria níquel-cádmio (São as baterias de celular) = A principal vantagem da bateria é a sua durabilidade, pois pode ser recarregada até 4000 vezes, em seu estado conservando gera 1,40 Volts.
  • Baterias zinco carbono (Bateria de carrinho de controle remoto) = 9 volts

Na nossa experiência reação química de uma lata gera 0,7 volts de energia. Como a reação gera poucos volts, 2 latinhas são equivalentes a mais ou menos uma pilha alcalina. Então a melhor forma de gerar uma maior corrente elétrica é simples. Fazendo um número maior de baterias, ou seja, quanto mais latas maior será a corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com