TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PCC BIOQUÍMICA METABÓLICA

Por:   •  10/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

“Por causa da estrutura da Vitamina D e da sua função, ela pode ser considerada como um hormônio”.

A vitamina D, depois de ser observada por muitos estudiosos, foi identificada também como um pró-hormônio biologicamente inativo e que para ser ativado depende 80% a 90% da síntese cutânea sob o efeito da luz ultravioleta provinda do sol, o restante é adquirido pela ingestão de alimentos compostos por essa vitamina. Hidroxilações que começam no fígado passando pelos rins. Porém, a regulação do sistema endócrino da vitamina D acontece no rim sob um rigoroso controle da atividade da enzima 1-hidroxilase. A concentração de cálcio e outras necessidades endócrinas do organismo é remanejada de acordo com a produção do calcitriol e seus principais fatores (Martini e Peters 2014).

Um hormônio fundamental para a homeostase do cálcio promovendo o crescimento de um esqueleto saudável, evitando fraturas, e algumas doenças como por exemplo a osteoporose. Por essas e outras sua importância se faz vital também para o sistema nervoso e a qualidade de vida do ser humano. PTH é um hormônio que se elevado, contribui para produção do calcitriol na tentativa de normalizar a eficiência do intestino, potencializa a reabsorção de cálcio filtrado pelos rins e na falta de cálcio na dieta ele mobiliza cálcio nos ossos para manter níveis séricos de cálcio normais, mobilizando monócitos da medula formando osteoclastos maduros (Martini e Peters 2014).

Atuante na proliferação celular, na pele, sistema imune, neoplasias, sistema neuromuscular, secreção de insulina, sistema cardiovascular, regulação da pressão arterial, cérebro e problemas de obesidade. Já se sabe que as respostas biológicas são convenientes e muitas vezes essenciais. A insuficiência de vitamina D deve ser considerada um problema de saúde pública devido suas intercorrências que desenvolvem inúmeras doenças ósseas e não ósseas.

A vitamina D é um micronutriente lipossolúvel, o único que não se obtém somente através de dieta, mas também através da radiação solar. Sua ação em órgãos e tecidos são fundamentais para o funcionamento pleno do nosso organismo, destacamos sua importância na regularização do metabolismo fosfo-cálcio e seu estímulo na produção de insulina. Vitamina D é um termo referente a dois fatores, vitamina D3 (colecalciferol) e vitamina D2 (ergocalciferol) onde ambos são inativos. Pode-se encontrar tais fatores em alimentos fortificados ou em suplementos dietéticos. No entanto trata-se de uma vitamina única entre todas as outras, pois funciona essencial e perfeitamente como hormônio sintetizado através da pele pela luz solar, porém, é bastante variável porque depende da latitude, pigmentação, vestuário, estação do ano, idade, uso de protetor solar e condições meteorológicas (Féliz, Andrade e Rosário 2019).

Uma curiosidade é que, em peles negras os níveis de vitamina D são mais baixos que em pele branca devido a pigmentação na pele. Contudo, 30 minutos de sol em verão pleno origina vitamina D suficiente para o organismo (Féliz, Andrade e Rosário 2019).

Referências

FÉLIZ, D. A., ANDRADE R. P., ROSÁRIO K. D. Influência da vitamina D na saúde humana. Reicen. Gama, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/tielo/Downloads/marquessm-rv-163-166%20(2).pdf. Acesso em: 15 dez 2021.

PETERS, B. S. E., MARTINI, L. A., Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitamina D. International Life Sciences Institute do Brasil. São Paulo, 2014. Disponível em: https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1719497-dt-content-rid-1326126_1/institution/Conte%C3%BAdos%20da%20Comunidade/Pr%C3%A1tica%20como%20Componente%20Curricular/CI%C3%8ANCIAS%20BIOL%C3%93GICAS/BIOQU%C3%8DMICA%20METAB%C3%93LICA/Peters%20e%20Martini%202014.pdf . Acesso em: 14 dez 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com