TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica levantamento bibliográfio

Por:   •  18/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Levantamento Bibliográfico:

Introdução

Com o intuito de ter resultados confiáveis e precisos em análises bioquímicas laboratoriais é necessário que haja um planejamento, como em qualquer ação científica. Esse cuidado na escolha do método e a necessidade de se seguir uma rígida marcha analítica se dá pelo rigor científico que se reflete na necessidade de outros pesquisadores poderem repetir o experimento em qualquer lugar do mundo.

Porém, não só o trabalho em laboratório deve ser meticuloso. Esse cuidado deve ser levado em consideração desde a coleta e processamento das amostras que serão utilizadas para a análise propriamente dita.

A escolha do método analítico a ser utilizado se baseia na necessidade e objetivo do pesquisador, bem como dos materiais disponíveis para a realização do mesmo. Uma boa análise requer não só que o procedimento de preparo das amostras e análises sejam realizadas com sucesso, mas que também que haja uma correta interpretação dos resultados.

Uma vez realizado o trabalho acima descrito, o pesquisador tem em mãos dados que podem mover explicações necessárias ao crescimento científico e podem gerar melhorias no que se propõe o estudo.

No caso de estudos bioquímicos com plantas é importante ressaltar que não se pode friamente isolar o estudo, uma vez que a planta interage com diversos fatores ambientais e tem no solo seu meio de crescimento.

Outro ponto importante está associado aos métodos utilizados e aos resultados obtidos. Em alguns casos existem vários métodos para a mesma determinação, com variações na marcha analítica, nos reagentes, equipamentos e etc. Logo, é importante que o pesquisador esteja atento as determinações que pretende fazer para conseguir resultados confiáveis diante das possibilidades e materiais disponíveis.

Este levantamento bibliográfico tem como objetivo de mostrar os métodos de determinação de aminoácidos livres totais, clorofila a e b e proteínas solúveis existentes, ressaltando vantagens e desvantagens de se realizar os métodos.

  1. Aminoácidos livres totais

A determinação de aminoácidos vem sendo utilizada há muito tempo com intuito de se conhecer melhor a composição das proteínas, uma vez que os aminoácidos são as unidades estruturais básicas das proteínas. Logo, quantificar e qualificar esses componentes torna-se muito importante pois são os principais fatores para determinar a qualidade da proteína.

Segundo Benson et al. (1981), a determinação acurada dos aminoácidos presentes nas amostras é um dos tipos de análise mais importantes no catálogo metodológico da pesquisa biológica.

Para Ambler (1981), a análise de aminoácidos é importante em diversas atividades, tais como: na nutrição, na composição e metabolismo de alimentos; na medicina, na detecção e controle de desordens metabólicas e investigação de fisiologia celular; na química de proteínas, na determinação da estrutura de proteínas, no mecanismo de ação de enzimas e na investigação da evolução celular e, ainda, em outras atividades, tais como datar sítios arqueológicos e geológicos.

Moore et al. (1958) iniciou o uso da técnica de determinação de aminoácidos, empregando uma resina sulfonatada de troca iônica e utilizando colorimetria para detecção dos aminoácidos após a reação pós coluna com ninidrina.  

Posteriormente, foi introduzida a cromatografia líquida de alta eficiência, sendo considerada uma técnica mais econômica e versátil (Kant & Shipe, 1981).

  1. Clorofila a e b
  2. Proteínas solúveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com