TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capa de Química fundamental

Por:   •  6/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

A troca de sinais quimicos entre as células é essencial para a formação dos tecidos, multiplicação celular, fagocitose, sintese de anticorpos, atração de leucócitos para defesa, coordenação do metabolismo entre outras coisas.

Existem 3 tipos de COMUNICAÇÃO:

1. Pela secreção dos HORMÔNIOS (secretado pelas glândulas endócrinas). Estes são lançados no espaço extracelular, penetram nos capilares sanguíneos e se distribuem porr todo o corpo, indo atuar a distância, nas células-alvo.

2. Comunicação do tipo PARÁCRINO, se caracteriza, principalmente pelo fato de que as moleculas informacionais secretadas no meio extracelular, atuam nas proximidades do local onde foram secretados . Atravessam de milimetros a centimetros até atingirem as céluas-alvo. Aqui as moleculas sinalizadoras produzidas por um tipo celular agem sobre células do mesmo tipo que estão próximas, podendo atingir a própria celular que liberou o sinal quimico. A secreção que atua sobre o mesmo tipo de célula se chama de secreção AUTÓCRINA.

3. Comunicação por NEUROTRANSMISSORES, estess são liberados, pelos prolongamnetos de céluals nervosas que fazem conexão com células musculares ou com celulas secretoras. O neurotransmissor atravessa apenas espaços nanometricos entre o axônio (terminal do prolongamento) e a outra célula nervosa, muscular e secretora.

As respostas da celulasdiante dos diversos sinais dependem, do elenco de receptores que cada célula recebeu durante sua diferenciação embrionári, pode depender tambem de diferenças moleculares no receptor. Porém na maioria das células, os receptores para determinado sinal são iguais, mas as respostas podem ser diferentes, indicando que nessa caso, a resposta depende da maquinaria molecular INTRACELULAR á qual os receptores estão ligados.

Moleculas mensageiras (ligantes) hidrofilicas, geralmente são de natureza proteica. Cerca de 80% dos sinais quimicos são hidrofilicos.

Hormônios Lipossolúveis (solúveis em lipídeos) têm ação mais prolongada:

diferença entre hidrossolúvel e lipossolúvel: embora a maioria seja hidrossolúvel e atue em receptores situados na membrana plasmática, alguns são lipossolúveis, atravessam a MP com facilidade e fixam nos receptores do citoplasma e no núcleo da célula-alvo.

Outra diferença marcante é o tempo de permanencia no sangue e nos fluidos teciduais. Os hidrossoluveis são eliminados do sangue pouco tempo depois de serem secretados. Ao contrario os lipossoluveis persistem no plasma sanguineo durante horas, os da tireoide peermanecem até dias.

Mecanismos de reação dos hormõnios que atuam por intermédiode receptores de membrana:

a maioria das moleculas hidrossoluveis age sobre o receptor que atuam por intermédio de uma cadeia de moleculas, que muda os niveis intracelulares de AMP ciclico e Ca+², denominados como MEDIADORES OU MENSAGEIROS INTRACELULARES.

Para que o AMP ciclico funcione como um mediador intracelular, é preciso que seja sintetizado e degradado rapidamente, é produzido a partir de ATP pela enzima adenilato-ciclase que se encontra presa a membrana celular. Sua destruição é por meio de hidrólise.

Quando vários ligantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com