TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinética Enzimatica Atualizado

Por:   •  2/11/2016  •  Resenha  •  8.699 Palavras (35 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 35
  1. CINÉTICA DE REAÇÕES CATALISADAS POR ENZIMAS

O estudo da cinética de reação enzimática é fundamental à construção da cinética de fermentação (crescimento de microrganismos), visto que o metabolismo microbiano consiste em uma série de reações enzimáticas acopladas, que ocorrem de forma cadenciada. As células de microrganismos são sensíveis a modificações de temperatura, pH, etc, devido, especialmente, as propriedades das enzimas, que são dependentes destes parâmetros. Assim, o conhecimento da cinética enzimática auxilia no entendimento de muitos fenômenos biológicos, uma vez que permite compreender o modo como as enzimas funcionam nas células.

  1. INTRODUÇÃO

As enzimas são proteínas sintetizadas pelas células com propriedades catalíticas devido ao seu alto poder específico de atuação. Atuam de forma a diminuir a energia de ativação dos reagentes, acelerando a chegada ao ponto de equilíbrio, sem afetar a constante de equilíbrio e sem serem consumidas. São especializadas em catalisar reações biológicas, para as quais o seu modo de atuação é muito importante, pois o equilíbrio deve ser atingido rapidamente e em temperaturas relativamente baixas.

As enzimas podem ser obtidas a partir de células animais, vegetais e de microrganismos. A atividade catalítica de uma enzima secretada por determinadas células ou isolada das mesmas pode ser mantida sob condições adequadas, o que permite sua utilização como biocatalisador, fora das células. Em processos biotecnológicos as enzimas são utilizadas para catalisar a produção de compostos de interesse, sendo que ao final do processo podem ser recuperadas.

A alta especificidade das enzimas pelos seus substratos é conseqüência da presença dos “sítios ativos”, constituídos por resíduos de aminoácidos, que são os locais onde ocorre a ligação da enzima com o substrato para a formação do complexo Enzima-Substrato (ES), instável. Podem existir mais de um centro ativo na mesma molécula de enzima e a formação de ES ocorre através de múltiplas interações como pontes de hidrogênio, forças de Wan-der-waals e interações hidrofóbicas.

As enzimas freqüentemente necessitam de cofatores, compostos não protéicos que combinam com a enzima em estado inativo (apoenzimas) para formar um complexo cataliticamente ativo (haloenzima). Como exemplo para este fenômeno podemos citar a necessidade Zn2+ para a ativação da enzima álcool desidrogenase e Fe2+ para a catalase, quando se trata de íons metálicos, e da necessidade de moléculas orgânicas complexas denominadas coenzimas (NAD, FAD, coenzima A, etc.).

[pic 1]

Figura 3.1: Necessidade de cofatores para as reações enzimáticas.

As reações enzimáticas diferem das reações químicas (catalisadas por um catalisador inorgânico) em vários aspectos:

  • As velocidades de reação são mais elevadas: uma reação catalisada por uma enzima pode ser 106 a 1012 vezes mais rápida que uma reação não catalisada, e várias ordens de grandeza mais rápida que uma reação catalisada por um catalisador inorgânico.
  • Condições de reação mais suaves: as reações catalisadas por enzimas ocorrem em condições relativamente suaves - temperaturas abaixo dos 100oC, pressão atmosférica, e pH próximos da neutralidade. Pelo contrário, a catálise química freqüentemente requer temperaturas e pressões elevadas, bem como valores de pH extremos.
  • Elevada especificidade: as enzimas têm uma especificidade de reação muito maior quanto aos substratos (reagentes) e produtos que os catalisadores químicos. Ou seja, as reações enzimáticas raramente apresentam produtos secundários
  • Enzimas são biodegradáveis e atóxicas.
  • Capacidade de regulação: As atividades catalíticas de muitas enzimas variam em resposta às concentrações de substâncias diferentes dos seus substratos. Os mecanismos destes processos de regulação incluem o controle alostérico, a modificação covalente das enzimas e a variação nas quantidades de enzima sintetizada.

Atividade enzimática

A quantidade de enzima presente ou usada em um processo é difícil de ser determinada em termos absolutos (por ex. em gramas), pois a pureza é freqüentemente baixa e pode existir uma certa proporção da enzima em estado inativo. Além disso, a atividade da enzima é o parâmetro mais relevante.

Esta atividade é usualmente medida em termos de unidades de atividade (U ou UI) que é definida como a quantidade que catalisa a transformação de 1 micromol de substrato por minuto em condições padrões ________ [pic 2]

A atividade de uma enzima é claramente de grande interesse quando a enzima é utilizada em um processo. Por esta razão, as enzimas são comercializadas em termos da atividade ao invés do peso. A atividade específica (p. e. U/Kg) é também de grande interesse.

  1. EQUAÇÃO DE MICHAELIS-MENTEN

        

 Em 1913, Leonor Michaelis e Maud Menten, baseados no conceito da formação do complexo ES (enzima-substrato) como intermediário do processo de catálise enzimática, introduzido em 1882, propuseram uma equação para a velocidade, explicando o comportamento cinético das enzimas. Para chegarem a esta equação estes pesquisadores observaram que:

  • A velocidade de uma reação enzimática depende da concentração desta enzima, conforme mostram as figuras abaixo.[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Figura 3.2: Relação entre concentração enzimática e velocidade de reação.

  • A concentração de substrato é um dos fatores mais importantes que determina a velocidade das reações enzimáticas, de modo que, fixando-se a concentração de enzima e variando a concentração de substrato, observa-se o seguinte comportamento:

[pic 7]

Figura 3.3: Relação entre concentração de Substrato e velocidade de reação.

A primeira parte da curva representa uma condição em que o aumento na concentração de substrato implica em um aumento da velocidade da reação, sempre que ocorram no meio as condições padrão de trabalho para a enzima. O platô, que ocorre na segunda parte da curva, significa que a concentração de substrato não é mais o fator limitante, já que seu aumento não acarreta aumento na velocidade de reação. Inicialmente têm-se uma reação de primeira ordem e depois, uma reação de ordem zero, independente da concentração de substrato. Este comportamento pode ser explicado em termos da formação do complexo ES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (2.5 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com