TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dos Fluoretos e Carbonetos

Por:   •  31/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

Índice                                                                                                                                     Página

1. Introdução        4

1.1. Objectivo        4

1.1.1. Geral        4

1.1.2. Específicos        4

1.3. Metodologia        4

2. Estudo dos Fluoretos e Carbonetos        5

2.1. Fluoreto        5

2.1.1. Ocorrência        5

2.1.2. Aplicações do Fluoreto        5

2.1.3. Principais ácidos        5

2.1.3.1. Ácido fluorídrico        5

2.1.3.1.1. Aplicações do Ácido Fluorídrico        6

2.1.3.1.2. Cuidados com o Ácido Fluorídrico        6

2.1.3.2. Ácido fluossilícico (H2SiF6)        6

2.1.3.2.1. Aplicação        6

2.1.3.2.2. Cuidados no manuseio do Ácido fluossilícico        7

2.2. Carbonetos (carbetos)        7

2.2.1. Classificação dos carbetos        7

2.2.2. Aplicações dos carbetos        8

3. Conclusão        9

4. Bibliografia        10

1. Introdução

Um fluoreto de algum metal trata-se de um sal inorgânico onde está presente como anião (partícula carregada negativamente) o átomo de flúor monovalente, e um catião metálico.

Os carbonetos constituem uma família de compostos particularmente interessante na medida em que eles são os primeiros refractários feitos pelo homem e, ao contrário de óxidos e silicatos, são extremamente raros na natureza. 

Quando expostos à pressão e temperatura, os carbetos reagem com a água e originam os óxidos metálicos ou hidróxidos. Os óxidos metálicos dão origem aos carbetos covalentes e os hidróxidos aos carbetos iónicos.

1.1. Objectivo

1.1.1. Geral

  • Conhecer os fluoretos e os carbonetos.

1.1.2. Específicos

  • Indicar a classificação dos carbonetos;
  • Mencionar os principais ácidos fluoretados;
  • Apresentar as aplicações dos fluoretos, bem como dos carbonetos.

1.3. Metodologia

Tratando-se de um trabalho científico, precisa-se de ter bases científicas para a sua realização, para tal arborizou-se um leque de métodos e técnicas para recolha de diversos dados e informações, a saber: revisão bibliográfica, consultas de alguns sites na internet, onde através destes métodos e técnicas, foi possível coleccionar, debater, organizar e compilar a informação que depois da sua redacção tornou este trabalho numa realidade.

2. Estudo dos Fluoretos e Carbonetos

2.1. Fluoreto

O fluoreto é um composto químico binário derivado do ácido fluorídrico (HF), por substituição do hidrogénio por um metal ou radical monovalente positivo (BARBOSA, 2000).

2.1.1. Ocorrência

Soluções de fluoretos inorgânicos em água contêm F- e biflorueto (HF2)-. Poucos fluoretos inorgânicos são solúveis em água sem que sofram significativa hidrólise. Fluoretos não ocorrem apenas em rochas. Há evidência de fluoretos também em exoesqueletos de algumas espécies de crustáceos distribuídos pelos oceanos do mundo (WIBERG & HOLLEMAN, 2001).

2.1.2. Aplicações do Fluoreto

O Fluoreto é um aditivo químico aplicado no fabrico de fluoreto dental (BARBOSA, 2000).

O Fluoreto é aplicado muitas vezes na água potável para ajudar a reduzir a cárie dentária (BARBOSA, 2000).

2.1.3. Principais ácidos

2.1.3.1. Ácido fluorídrico

O ácido fluorídrico tem como fórmula HF. Ele é composto de um átomo de flúor e um de hidrogénio, conectados por uma ligação covalente. É um líquido incolor, fumegante, com ponto de ebulição de 20ºc sob pressão normal. Em condições ambientes onde a temperatura é de 25ºc, ele torna-se um gás (WIBERG & HOLLEMAN, 2001).

Sua obtenção vem da reacção entre o ácido sulfúrico e a fluorita seca. Seu ponto de ebulição é superior ao dos demais ácidos halogenídricos, isto é, daqueles formados pela ligação do hidrogénio com um halogénio (WIBERG & HOLLEMAN, 2001).

CaF2(s) + H2SO4(l)  CaSO4(s) + 2HF(g)[pic 1]

2.1.3.1.1. Aplicações do Ácido Fluorídrico

Este elemento é muito utilizado na produção de criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas. Pode ser usado também, em sua forma líquida, na produção de diversos fármacos. Podemos citar a fluoxetina (C17H18F3NO), e polímeros variados, como politetrafluoroetilenos, o fluoroteno (OGA et all., 2014).

É usado também em larga escala na fusão e na refinação de alumínio secundário. Ele pode ser usado na indústria de vidros como um agente para a corrosão, criando o efeito do jato de areia e de vidro fosco (OGA et all., 2014).

2.1.3.1.2. Cuidados com o Ácido Fluorídrico

Apesar de ser quimicamente um ácido fraco, o HF é extremamente tóxico e corrosivo para pele, olhos, e membranas mucosas devido ao componente fluoreto. A extensão dos danos depende da concentração total da superfície da pele exposta, direcção e duração da exposição, bem como a presença de outros agentes químicos ou factores físicos (OGA et all., 2014).

O contacto inicial com soluções diluídas pode não produzir dor imediata. Contudo, depois de horas, o fluoreto juntará com o cálcio e causará destruição (necrósia liquefeita) e dores. Em alguns casos, o osso pode ser corroído. O sistema de absorção do fluoreto pode causar sérias alterações químicas no sangue, podendo resultar em morte (OGA et all., 2014).

2.1.3.2. Ácido fluossilícico (H2SiF6)

O ácido fluossilícico, também conhecido como ácido hexafluorsilícico, é um sólido incolor muito solúvel em água (MORTIMER & MACHADO, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (558.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com