TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Continuados Emergenciais

Por:   •  19/8/2022  •  Artigo  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Instituto de Química (IQ)

Departamento de Bioquímica (DBQ)

Estudos Continuados Emergenciais (ECEs) – 2021.1

Bioquímica 1A – IC392

Profª Daniela Cosentino Gomes                Data: 24/11/2021 – Prova 2

Nome:____________________________________________ Matrícula: _________________

Questão 1) (4,0 pontos) Você já ouviu falar de kombucha? Kombucha ou Kombuchá é uma bebida fermentada feita a partir de açúcar (sacarose) e chá preto (Camellia sinensis), através de um processo bioquímico sinérgico entre leveduras (fungos) e bactérias. A levedura quebra a sacarose em glicose mais frutose e utiliza a glicose para sobreviver. As bactérias do tipo acetobacter utilizam os produtos do metabolismo das leveduras para sobreviver e acabam produzindo diversos ácidos que conferem sabor à bebida. Os mais comuns são: ácido lático, ácido cítrico e ácido oxálico. As leveduras também produzem CO2, o que gera o aspecto borbulhante e efervescente. Observe os gráficos abaixo sobre o processo fermentativo (A) da kombucha e a dinâmica de crescimento das leveduras e bactérias (B), e responda o que se pede:  

[pic 2] 

  1. Qual a importância da fermentação para o metabolismo e obtenção de energia pelas células?
  2. Qual tipo de fermentação predomina nos primeiros dias e no final do processo? Justifique sua resposta.
  3. Observando os dois gráficos, sugira uma explicação para justificar o aumento e a diminuição do etanol ao longo dos dias.
  4. A partir de qual metabólito produzido pelas leveduras as bactérias produzem o ácido lático e o ácido cítrico? Justifique.

Questão 2) (3,6 pontos)

Algumas drogas utilizadas para emagrecimento alteram a função mitocondrial através do desacoplamento (separação) da cadeia transportadora de elétrons (CTE) e da síntese de ATP pelo processo da fosforilação oxidativa. Essas drogas, conhecidas como desacopladores mitocondriais, podem danificar a membrana interna mitocondrial, que se torna permeável à passagem de prótons. Isso prejudica o acúmulo de prótons no espaço intermembranas da mitocôndria, causando um aumento na velocidade da passagem de elétrons na CTE como forma de compensar esse efeito deletério. O gráfico abaixo mostra o efeito desses desacopladores na oxidação da glicose e na produção de ATP de células musculares. Observe o gráfico e utilize os conhecimentos adquiridos nas aulas de bioquímica para responder o que se pede:

  1. De acordo com o gráfico, como os desacopladores mitocondriais afetam a produção de ATP e a oxidação da glicose nos músculos?
  2. Como essas drogas afetam a força próton-motriz? Proponha um mecanismo para justificar o resultado do gráfico.
  3. Por que essas drogas são utilizadas como emagrecedores?    

[pic 3]

Questão 3) (2,4 pontos)

Imagine que você é um perito criminal e trabalha na investigação de mortes suspeitas por envenenamento. Em um dia de trabalho qualquer, um policial pede sua ajuda para invetigar a causa da morte de uma menina de 12 anos. Seus pais relatam que no meio da madrugada ela se levantou reclamando de nariz entupido e dor de garganta. Seu pai deu a ela uma dose reforçada de Tylenol e a colocou na cama novamente. Na manhã seguinte seus pais encontraram a menina morta no banheiro. Exames de autópsia indicam hipóxia como causa da morte (falta de oxigênio) e morte celular massiva em tecidos do coração, pulmão, rins e fígado. Foram observados danos mitocondriais, e os níveis de oxigênio no sangue estavam levemente acima do normal: 110 mm Hg (normal = 75-100 mm Hg).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (211.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com