TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração de DNA da Cebola

Por:   •  23/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  1.975 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Curso técnico em biotecnologia

Daniel cavalcante

 laura christina dieguez passos bussulo

Milena valles

Extração de DNA da cebola

Bioquímica

Gabriele Freiria

[pic 3]

Londrina-PR

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 OBJETIVO        3

3 MATERIAL E MÉTODOS        4

3.1 Material        4

3.2 Métodos        4

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

5 CONCLUSÃO        7



1 INTRODUÇÃO

         Até meados do século XX, o suporte físico da informação necessária para o desenvolvimento de um ser vivo era desconhecido. Entretanto em 1950, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura molecular detalhada do DNA que contém as informações básicas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. Os segmentos de DNA responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética. (Griffiths et al. 2013).

O estudo do DNA é importante para a identificação de doenças, além de proporcionar modificações com a finalidade de adaptação das espécies a
determinados fatores, possibilitando aos vegetais uma maior produtividade. (Junqueira & Carneiro. 2005)

            Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o ácido desoxirribonucleico (DNA), uma molécula longa, constituída por uma sequência de nucleotídeos, que por sua vez é formado por três diferentes tipos de moléculas, um açúcar (pentose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada que pode ser púrica ou pirimídicas.As bases púricas encontradas no DNA são adenina e guanina; e as bases pirimídicas são citosina e timina, sendo que a adenina liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina através de pontes de hidrogênio.

         A molécula de DNA consiste em duas cadeias de nucleotídeos dispostas em hélice em torno de um eixo. As bases púricas e pirimídicas de cada cadeia polinucleotídica situam-se dentro da hélice dupla, em planos paralelos entre si e perpendiculares ao eixo da hélice (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2005).

A extração de ácidos nucléicos (DNA e/ou RNA) geralmente é a primeira de várias etapas para o estudo da biologia molecular de qualquer organismo.

A primeira etapa envolve a ruptura ou análise das células; a segunda etapa consiste na desnaturação ou inativação de proteínas. Ácidos nucléicos podem, então, ser separados de macromoléculas através de solubilização em solventes orgânicos, seguida de precipitação por resfriamento.

        A partir do mesmo, é possível, por meio de diferentes métodos, identificar genes e fazer o sequenciamento de nucleotídeos que compõem esse DNA.

O experimento tem o objetivo de extrair o DNA da cebola (Allium cepa) que é visualizado a olho nu, demonstrando assim experimentalmente a extração de ácidos nucleicos, e dessa forma, aplicando os conhecimentos adquiridos em aula sobre o DNA.


3 MATERIAL E MÉTODOs

3.1 Material

  • 250g de Cebola (Allium Cepa)
  • 10mL de detergente sódio dodecil sulfato (SDS)
  • Água destilada
  • Banho Maria
  • Papel filtro
  • 3g de Cloreto de sódio (Na Cl)
  • Balança analítica
  • Gelo comum
  • Béqueres de 100mL, 150mL e 500mL
  • Peneira comum
  • Etanol 95% gelado
  • Bastão de vidro
  • Proveta
  • Espátula

3.2 Métodos

Inicialmente foi picado 250 g de cebola em pequenos pedaços (média de 5 mm). Logo após foi pesado 3 g de cloreto de sódio (Na Cl) e misturou-se a 10 ml de detergente que foram medidos na proveta de 50 ml. Foi completado com água até obter 100 ml de solução.

Seguidamente foi agitado delicadamente para não obter espumas. Juntou-se a solução com a cebola e foi levado até o banho Maria a 60 °C por 15 minutos. Após foi colocado o béquer com a solução num balde com gelo, por 5 minutos.

Feito isso foi agitado novamente e foi coado a mistura em uma peneira com papel filtro, sendo assim excluído o material sólido e colocado o material líquido em outro béquer limpo. Lentamente, foi inserido 100 ml de etanol 95%. Observou-se a precipitação do DNA.



4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi possível observar na experiência 3 camadas diferentes: houve a formação de duas fases, um inferior aquoso e a superior alcoólica. É possível a observação do DNA (emaranhado), que se apresenta por filamentos esbranquiçados, como observado na Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (120.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com