TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos naturais

Por:   •  1/5/2018  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

O meio ambiente projetado pelo homem

O homem com sua capacidade inerente de adaptação ao meio ambiente, conseguiu habilidades as quais facilitariam seu modo de viver, porém, provocaria grande impacto na natureza. A produção com elementos naturais e o seu controle, geraram contaminação excessiva e se tornaram um meio muito provável de extinção à sua própria raça (processo que ainda está em curso, foi acelerado com a Revolução Industrial).

A evolução humana se aproxima com equivalência à destruição do meio ambiente. O homem precisava sobreviver e garantir sua estabilidade no local em que se situava, e por isso, modificava o meio natural em que vivia. Então, aprendeu que sozinho essa tarefa seria mais complicada do que em grupo. Com isso, foram criadas tarefas e funções para cada grupo desenvolver em seu próprio ambiente. Aprenderam a criar ferramentas, a caçar, a domesticar animais e a dominar a técnica do plantio.

O trabalho em grupo foi tão astucioso que foram surgindo aldeias, vilas e cidades para abrigar as pessoas e suas produções. A demanda desenfreada por alimento foi aumentando, provocando assim, uma revolução agrícola. A capacidade de intervir na natureza foi tanta, que acabou-se criando impactos ambientais como: as aglomerações de pessoas em espaços naturais, os desvios de cursos d’água para atender a população, florestas desmatadas para que fossem construídas habitações.

No Século XVIII, na Revolução Industrial, com exagerado crescimento econômico, foram gastos maior quantidade de energia e recursos naturais (inclusive, não renováveis), gerando uma degradação continua do meio ambiente. A geração de riqueza também provocou alta concentração populacional, o que causaria mais contaminação do solo, ar e água, e mais desflorestamento. As cidades eram cobertas de fumaça nessa época, as ruas eram totalmente sujas, os serviços básicos não cresciam proporcionalmente com a chegada de novos migrantes.

Até que nos anos 70, 80 e 90, começaram a discutir sobre a deterioração ambiental. A evidência de que esses recursos estavam com os dias contados era bem mais visível. Houve um movimento global, conferências, tratados e acordos para discutirem sobre os graves perigos.

70s, 80s, 90s

70s – Período em que as preocupações legislativas estiveram em alta. Os problemas ambientais em relação ao desenvolvimento atingiram uma ótica global, e para isso, foram criadas diversas normas para que a população e as organizações pudessem seguir.

80s – Época em que foram revistas as relações do meio ambiente com o desenvolvimento sustentável, isso em diversos países com diferentes aspectos tanto econômico quanto social. Os Estados passam a responder por danos ambientais.

90s – O meio ambiente se torna um assunto prioritário e item fundamental na agenda do nosso planeta. Houve maior aumento de tratados e acordos internacionais, e a construção de uma nova ordem ambiental mundial. Essa nova ordem, precisava se equilibrar em algumas questões, por exemplo: há países desenvolvidos que usufruem de suas riquezas, mas podem enviar ajuda a países vizinhos que necessitam de colaboração em seu meio ambiente interno. Isso mostra que os pobres países careciam de normas para que não fossem prejudicados pelas legislações que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com