TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicólise

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Venóclise- Métodos de coleta em caninos e felinos

PUNÇÃO VENOSA EM CÃES

Para realizar a contenção física de um cão para a punção da veia cefálica, coloque-o sobre a mesa em decúbito esternal. Caso seja para puncionar a veia do lado direito, o assistente deve permanecer no lado esquerdo do cão, colocando o seu braço esquerdo sob a mandíbula próximo ao plano nasal do paciente, para imobilizar a cabeça e o pescoço, abraçando-o, e segurando o membro torácico direito na região distal à articulação do cotovelo. O polegar gira a veia lateralmente enquanto a mão imobiliza o membro parcialmente distendido. É importante manter o cão pressionando sobre a mesa, caso ocorra reação. A pessoa destinada a realizar a punção procura mobilizar o membro na altura dos metacarpos e, assim, inicia-se a punção da pele na parte medial da veia, um pouco abaixo do carpo.

Para a punção da veia safena lateral, o animal deve ser contido em decúbito lateral. O assistente deve mobilizar o membro torácico que se encontra ventralmente na posição mencionada (pressão para baixo) e, concomitantemente, realizar a contenção da região cervical sobre a mesa ou superfície com o antebraço do operador ou assistente, realizando uma pressão. O membro pélvico que se encontra na posição dorsal deve ser mobilizado, segurando-se a região acima da articulação fêmur-tíbio-patelar e mantendo-o em extensão. A veia pode não ser facilmente visualizada em alguns animais, a menos que os pêlos sejam cortados; também a veia pode apresentar mobilidade, o que pode causar dificuldade na introdução da agulha.

A veia jugular é a mais utilizada e o posicionamento correto é importante para o sucesso do procedimento desde que a veia seja facilmente visualizada, especialmente para os filhotes de cães e gatos. A mão direita mobiliza uma ou ambos os membros torácicos do animal na região das articulações úmero-carpo radial. A mão esquerda do assistente é utilizada para erguer o queixo do cão para cima e para trás, estendendo-se assim o pescoço. Realizando-se o movimento de rotação discreto, as veias serão visualizadas mais facilmente. A pessoa ou indivíduo encarregado de realizar a punção posiciona o seu polegar da mão esquerda no sulco da jugular na entrada do tórax. A mão direita manipula a seringa para fazer a punção. Cães de porte grande são contidos em decúbito lateral sobre a mesa, com o pescoço em extensão dorsal.

PUNÇÃO VENOSA EM FELINOS

A punção da veia jugular no gato adulto e filhote são realizados de maneira semelhante aquela usualmente preconizada em cães. Com a imobilização inicial dos membros torácicos com o uso de bandagem ou fitas, como também dos membros pélvicos, torna as punções jugulares um procedimento mais fácil.

A punção da veia femoral do gato é uma maneira eficaz de se obter sangue ou administrar medicamentos. O gato debilitado ou calmo pode ser contido em decúbito lateral; os pêlos da região da face medial da região femoral podem ser cortados ou apenas separados ou afastados próximo a veia e, assim, a punção é realizada com o mínimo de contenção. Pode-se também envolver o gato com uma toalha e somente manter os membros pélvicos expostos externamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com