TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOD

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados da prática em laboratório de Identificação de carboidrato.

2.2 REAÇÃO DE BENEDICT

. No tubo 1  foi colocado 1 mL de glicose (1%) e no tubo 2  1 mL de sacarose (1%). Adicionou - se aos tubos 5 mL do reativo de Benedict e em seguida foi colocado para ferver em banho-maria até o  aparecimento do precipitado. Após a fervura observou-se que a coloração desenvolvida do tubo 1(glicose) foi alterada para vermelho-tijolo.  Essa reação acontece porque a glicose possui uma hidroxila livre e quando o reativo de Benedict reconhece  a hidroxila  ocorre uma redução do cobre mudando a cor azul para vermelho tijolo. No tubo 2 da sacarose deu negativa em virtude de não possuir grupo cetônico ou aldeídico livre (ambos estão comprometidos na ligação glicosídica).

3 REAÇÃO DE BARFOED

No tubo 3 foi colocado 1mL de glicose (1%) e no tubo 4  1 mL de lactose (1%). Adicionou-se aos  tubos 5 mL do reativo de Barfoed e em seguida foi colocado para ferver em banho-maria. Após a fervura observou-se que o tubo 3 (glicose) é positivo e monossacarídeo. A reação também se baseia na redução do cobre, porém é efetuada em meio ácido, nestas condições o cobre é reduzido a quente pelos monossacarídeos, com formação de óxido cuproso com um precipitado vermelho-tijolo. No tubo 4 (lactose) não  foi apresentado tal aspecto. Mas os dissacarídeos redutores também dão positivo para esta reação após um tempo de aquecimento bem mais prolongado.

REAÇÃO DE SELIWANOFF

No tubo 5  foi colocar 1 mL de glicose (1%) e no tubo 6  1 mL de frutose (1%). Adicionou-se  ao tubos 5 mL do reativo de Seliwanoff e em seguida foi colocado para  ferver em banho-maria. Após a fervura observou-se que a reação do tubo 6 (frutose) é positiva , pois a coloração que era transparente foi alterada para vermelho-cereja, essa reação ocorre quando o resorcinol interage com anel de furano. No tubo 5(glicose) foi encontrado o anel de pirano, pois ele não reage muito bem dando uma coloração amarelada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com