TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO TRABALHO DE LABORATÓRIO Bioquimica

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO AO TRABALHO DE LABORATÓRIO Bioquimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.830 Palavras (40 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 40

Licenciatura em Medicina Veterinária

BIOQUÍMICA I – 1º ano

Manual de laboratório das aulas práticas

1º semestre

Ano lectivo 2013/2014

ESCOLA UNIVERSITÁRIA VASCO DA GAMA

2

INTRODUÇÃO AO TRABALHO LABORATORIAL

A Bioquímica é uma ciência experimental. Como tal, a componente prática e o contacto com a realidade do laboratório é essencial. Os trabalhos seleccionados têm a finalidade de introduzir algumas técnicas bioquímicas e processos de obter informação bioquímica. O aluno deverá aprender a usar o equipamento básico, fazer soluções, saber acompanhar um protocolo experimental, aprender como planear experiências, escrever protocolos, aprender a ler e procurar literatura científica, a comunicar resultados na forma escrita e oral e saber trabalhar em grupo.

Material necessário para as aulas práticas

Bata

Caderno de laboratório

Calculadora

Caneta, lápis e marcador de acetato

Caderno de laboratório, registo de resultados

Os alunos deverão ter um caderno de laboratório (o mais indicado é um caderno formato A4), que devem trazer sempre para a aula, onde registam as observações que forem fazendo ao longo do trabalho, assim como os resultados obtidos. Nunca anotar em folhas soltas ou pedaços de papel que se perdem facilmente. Registar sempre todos os resultados, a ordem por que foram executados os passos, os valores de temperatura, pH, assim como algo inesperado ou fora do normal; em caso de engano, anotar o erro e indicar as novas condições utilizadas na continuação da experiência. Um resultado negativo pode ser de extrema importância. Não esquecer a data da realização do trabalho, o título, as razões da experiência e o modo como foi efectuada. A organização do caderno laboratorial é importante pois facilitará no futuro a apresentação dos resultados.

Considerações gerais

-Antes de iniciar qualquer actividade no laboratório deverá adquirir os conhecimentos básicos em segurança e higiene de laboratórios

- Antes de iniciar qualquer trabalho ler atentamente as instruções no protocolo fornecido e ter a certeza que compreendeu o que vai fazer.

- Anotar os resultados e conclusões das experiências logo que possível; se tiver dúvidas quanto ao significado dos seus resultados deve discuti-los com o professor.

- Manter o laboratório limpo e em ordem; o mesmo se aplica em relação ao material, a presença de impurezas pode estragar uma experiência.

3

- De um modo geral cada aluno terá para si os reagentes que necessita no seu trabalho; contudo há reagentes que se encontram apenas em nichos. Não retirar estes reagentes do lugar, solicite a presença do professor quando necessitar de algum destes reagentes.

- Ter cuidado com toda o equipamento. Se qualquer aparelho não funciona ou avaria, comunicar ao professor.

Medidas de segurança

O trabalho de laboratório é potencialmente perigoso embora sejam raros os acidentes graves. É importante saber o que se está a fazer e trabalhar com calma, método e ordem. A sinalização de segurança tem por objectivo chamar a atenção, de uma forma rápida e inteligível, para objectos e situações susceptíveis de provocar determinados perigos.

Durante a permanência no laboratório o aluno deve:

- Trabalhar sempre com bata e não a usar fora da área do laboratório

- Usar luvas quando trabalha com substâncias potencialmente perigosas

- Usar protecção contra UV, quando utilizar o transiluminador

- Ter cuidado ao trabalhar com chamas, água ou outros líquidos em ebulição, no manuseamento de reagentes, especialmente se eles são corrosivos, venenosos, tóxicos ou explosivos.

- No manuseamento de substâncias tóxicas, solventes orgânicos, ácidos e bases concentrados ter atenção:

- As substâncias tóxicas, os solventes orgânicos, os ácidos e bases concentrados devem ser manuseados dentro do nicho com fluxo ligado, porta fechada e gás desligado.

- As pipetas usadas não devem sair do nicho, devendo ser colocadas nos recipientes apropriados que se encontram dentro do nicho.

- Manusear com muito cuidado as soluções de modo a evitar queimaduras.

- Ao preparar uma solução a partir de ácidos ou bases concentrados, colocar primeiro água, e só depois adicionar o ácido ou base com cuidado e lentamente.

- A boca dos tubos de ensaio deve ser voltada para o lado oposto ao do nosso corpo.

- Os tubos de ensaio devem ser agarrados com a mola e não com a mão.

- Caso ocorra algum acidente durante as aulas práticas fale de imediato com o professor.

4

Acidentes de pequena gravidade podem ser logo tratados, como p. ex:

-Queimaduras com reagentes - qualquer que seja a substância. Lavar a área afectada com bastante água durante 10 min. Se se tratar dos olhos, mantê-los abertos enquanto são lavados com água no mínimo 15 min.; deve ser observado por um médico.

-Queimaduras com o calor - se a área afectada é pequena, deve ser coberta com um creme ou pomada adequada e gaze esterilizada; se a área afectada é grande, proceder da mesma forma, na medida do possível, e levar a pessoa ao hospital.

-Cortes – se são pequenos, lavar cuidadosamente, tratar com um antiséptico e cobrir com penso. Em casos mais graves levar a pessoa ao hospital.

Regras de comportamento no laboratório de bioquímica

- Não fumar, comer ou beber no laboratório

- Não passear pelo laboratório

- Não fazer movimentos bruscos

- Nunca pipetar líquidos com a boca

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com