TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificacao da vitamina C

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 13

1.Introdução teórica

Vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o organismo e devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Estas tem várias funções celulares específicas como precursores de coenzimas para as enzimas do metabolismo intermediário e precursores para síntese hormonal. As vitaminas dividem-se em lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K) e hidrossolúveis (complexo B e vitamina C). As vitaminas lipossolúveis são liberadas, absorvidas e transportadas com a gordura da dieta e as hidrossolúveis são facilmente excretadas pelo organismo porque dissolvem-se na água, sendo necessária a ingestão consistente.

O presente trabalho aborda sobre a Vitamina C que também denominado de ácido L-ascórbico que é uma ƴ- lactona do ácido 2,3 dienol- gulónico. Esta quando submetida à altas temperaturas, por um longo período, é destruída. Tem como função principal ser agente redutor, também participa na conversão do colesterol em sais biliares, absorção de ferro, proteção das vitaminas A, E e algumas do complexo B contra a oxidação, auxilia na resposta imunitária do organismo e ajuda no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos.

                                    [pic 1]

                                     Fig.1 Ácido ascórbico

A vitamina C está presente em alimentos como frutas cítricas, tomate, couve-flor, fígado, etc. Recomenda-se a ingestão diária dessa vitamina para uma boa saúde. A dose recomendada por dia varia com a idade, sexo e outros fatores, sendo: Bebés até 1 ano de idade (40-50 mg); Crianças de 1 à 8 anos (15-25 mg); Homens de 9 à 13 anos (45 mg), 14 à 18 anos (74 mg), 19 à 70 anos (90 mg); Mulheres de 9 à 13 anos (45 mg), 14 à 18 anos (65 mg), 19 à 70 anos (75 mg); Grávidas de 14 à 18 anos (80 mg) e de 19 à 50 anos (85 mg).

A deficiência de vitamina C resulta no escorbuto, uma doença caracterizada por gengivas doloridas e esponjosas, dentes frouxos, fragilidade nos vasos sanguíneos, edemas nas articulações e anemia. A maioria dos sintomas da doença pode ser explicada por uma deficiência na hidroxilação do colágeno, resultando em tecido conectivo defeituoso. Os níveis séricos desta vitamina podem ser diminuídos por fatores como fumo de tabaco, os contracetivos orais e os corticoesteróides. A captação de vitamina C pelos leucócitos pode ser bloqueada pela ação do ácido acetilsalicílico (aspirina).  

2. Objetivos da experiência

O presente trabalho tem como objetivo geral a determinação de vitamina C em sumos de fruta (litchi e maçã) comercial e tem como objetivos específicos:

  • Calcular a concentração de vitamina C nos sumos de fruta comercial;
  • Calcular a concentração de vitamina C nos sumos de fruta comercial em mg/ 200ml;
  • Comparar os resultados da determinação da concentração de vitamina C nos sumos de fruta comercial com o valor dado pelo fabricante;
  • Comparar os resultados nos dois tipos de amostras (sumo de litchi e de maçã).

3. Princípio dos métodos

O método usado para a determinação de vitamina C no sumo de fruta comercial foi a titulação, em que tomou-se em conta a propriedade da vitamina C de ser redutor, pois quando esta reage com o iodo provoca a sua redução formando o ácido iodídrico (HI). Esta reação decorre na presença de amido, uma vez que este é usado como indicador e o amido na presença de iodo (cor castanha) forma um complexo que apresenta coloração azul. A coloração azul na solução de forma não permanente indica a presença de vitamina C. A quantidade de iodo utilizada é diretamente proporcional a quantidade de vitamina C presente.

[pic 2]

Fig.2 Equação da reação entre ácido ascórbico e iodo molecular

4. Materiais e Reagentes

  • Bureta de 25 ml 
  • Copo de vidro de 250 ml[pic 3]
  • Dois copos de Erlenmeyer de 250 ml
  • Proveta graduada de 50 ml
  • Pipetas de 1 ml e 10ml
  • Solução de amido de 1% (1 ml)
  • Solução de iodo de 0,01 M
  • Ácido Clorídrico a 15% v/v de 1 ml
  • Água destilada                                             Fig.3 Sumos de fruta comercial (litchi e maçã)
  • Sumo de fruta comercial (litchi e maçã)

5. Procedimentos

Transferiu-se 40 ml de sumo de fruta comercial (litchi ou maçã), medidos na proveta, para o copo de Erlenmeyer, de seguida adicionou-se 58 ml de água destilada (medidos na proveta), 1 ml de HCL (15% v/v) e 1 ml de solução de amido. A seguir misturou-se bem e titulou-se, que deve ser um processo lento até ao ponto em que a solução no copo de Erlenmeyer comece a ficar azulada, usando a 0,01 de solução de iodo presente na bureta. No fim da titulação anotou-se o volume de solução de iodo utilizado.

 [pic 4][pic 5]

Fig.4 Titulação de sumo de litchi                                      Fig.5 Titulação de sumo de maçã

6. Resultados

Após a titulação registou-se o valor da quantidade de iodo consumida. No sumo de litchi o valor do volume de iodo é 7,26 ml e no sumo de maçã o valor do volume de iodo é 8,52 ml. Para a determinação da concentração de vitamina C nos sumos de fruta comercial usou-se a fórmula de diluição:

C1* V1 = C2* V2, onde:                                                         Dados

C1- concentração de iodo                                                      C1- 0,01 M

V1- média do volume de iodo                                               V2- 100 ml

C2- concentração de vitamina C                                            Mr( I2)- 254 g/mol

V2- volume final da solução

Sumo de Litchi                                                                          Sumo de maçã

C1* V1 = C2* V2                                                                         C1* V1 = C2* V2

0,01 M* 7,26 ml= C2* 100 ml                                                  0,01 M* 8,52 ml= C2* 100 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (96.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com