TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Biossegurança

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Manual de Biossegurança

  1. Instruções básicas para um laboratório nível 2
  • Deve haver um código contendo os principais procedimentos básicos para as práticas microbiológicas e cada laboratório deve conter um manual que identifique os perigos e como elimina-los em ou minimiza-los.

No laboratório o que ocorre é que não existe um manual com os procedimentos básicos e nem com os principais perigos. As principais informações são sempre passadas dos alunos mais antigos do laboratório para os recém-chegados.

  • Na porta do laboratório deveria conter um selo com o símbolo Biohazard que informa o nível do laboratório, o responsável e o seu telefone para casos de emergência

Contudo, não existe este selo na porta do laboratório ou da maioria dos laboratórios do departamento.

Proteção Pessoal

  • Apropriadas vestimentas devem ser utilizadas durante todo trabalho no laboratório. Assim como o uso de luvas, óculos de segurança, máscaras.

O uso do jaleco e principalmente de luvas no laboratório é uma prática comum a maioria dos usuários do laboratório.  Mas o uso de óculos de segurança e de máscaras acontece raramente.

  • É proibido a entrada de alimento, bebidas e uso de cosméticos dentro do laboratório

Isso é algo que é respeitado dentro do laboratório.

        Procedimento

  • É necessário cuidado ao pipetar os materiais, a fim de minimizar a produção de aerossol.

O uso incorreto das micropipetas ao serem utilizadas na homogeneização das amostras acontece principalmente dentro da cabine, provocando a suspensão de microrganismos.

  • A cabine de fluxo quanto ao procedimento requer cuidado e atenção por ser um ambiente onde oferece tanto proteção ao material quanto ao profissional que manipula, dependo do tipo de cabine. Medidas que garantem a biossegurança da cabine: esterilizar antes do uso com álcool 70% e deixar estabilizar o fluxo por 15 minutos; colocar apenas o que é necessário e não utilizar nada que possa danificar o filtro HEPA; usar luvas, jalecos de manga comprida;

Dentro do laboratório ainda existem alguns mitos quanto ao uso da cabine, principalmente quanto ao uso do UV para manter o ambiente estéril. Os cuidados que sempre são seguidos pela maioria é uso de luvas ao manipular, de álcool 70% para esterilizar.

  • A autoclave é outro equipamento muito utilizado e de extrema importância. Utilizado tanto para garantir que equipamentos e soluções estejam estéreis para o uso quanto aquilo que foi utilizado no experimento. É necessário ter conhecimento até que temperatura o organismo envolvido resiste, quanto ao tempo necessário.

Uma falha quanto ao uso da autoclave é que um mesmo protocolo é feito para a esterilização de todos os materiais, que pode ser eficiente para alguns e para outros não.

Design do laboratório

  • A estrutura do laboratório deve ser ampla para uma boa circulação das pessoas que ali trabalham; deve apresentar superfícies de fácil limpeza, boa iluminação, sistema apropriado de ar condicionado. Nas proximidades deve ter lava-olhos, chuveiro, caixa de primeiros socorros de fácil acesso em caso de acidentes.
  • Os aparelhos devem estar bem distribuídos e que não impeçam a limpeza do ambiente.
  • O laboratório por ser nível 2, deve conter uma cabine de fluxo que esteja bem localizada, onde não possa ser afetado por uma corrente de ar.
  • São necessárias lixeiras devidamente identificadas para contaminantes biológicos, vidrarias, lixo comum e uma contendo areia.
  • Deve estar nas proximidades também a autoclave para a desinfecção do material utilizado no laboratório para então ser descartado.
  • Deve ser bem sinalizado a voltagem das tomadas a fim de evitar um problema elétrico.

Na realidade, o laboratório não apresenta uma área tão ampla, mas apresenta um pequeno espaço antes de entrar no laboratório que permite guardar os seus pertences e que impede o fluxo direto de ar na área principal. As bancadas de mármore onde são realizados os experimentos não contém muitos equipamentos o que facilita o manuseio e a limpeza. Nas bancadas externas se localizam a maioria dos equipamentos que são identificados com suas voltagens assim como as tomadas, o que evita um erro que pode danificar o aparelho. A cabine de fluxo está localizada próxima as janelas, o mais distante da porta, mas que ainda pode ser afetado pelo fluxo de pessoas. A lixeira de material biológico, lixo comum e vidraria estão presentes, mas não existe uma com areia em caso de derramamento de algum agente químico. Um problema de todos os laboratórios que usam a autoclave é a localização desta, que se encontra no térreo enquanto que os laboratórios se localizam no primeiro andar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com