TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Biomedicina

Por:   •  12/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 11

  1. DESENVOLVIMENTO

Dentro do campo de estágio foram desenvolvidos estética facial, ressaltando um contato maior com o Botox (preenchimento labial) vale ressaltar que participei de algumas palestras e cursos de representantes que fornece o produto usado para os procedimentos utilizados.

Foi desenvolvido por mim Ana Luiza preparar o paciente para o processamento realizado, preenchimento de ficha do paciente, foi feito aplicação de limpeza na pele do paciente sendo importante antes para qualquer aplicação na pele do paciente.

O ambiente do local é uma clínica odontológica, contendo todos equipamentos de importância como os EPIs importância da utilização de luvas, máscaras e toucas a cada paciente sendo feito o descarte, dentro do consultório se encontra uma cadeira onde o paciente se deita e vale a pena lembrar que toda a cadeira do paciente assim como do profissional é passado um pvc e cada paciente é realizado a troca e junto utilizado o álcool 70, nas bancadas do consultório pode se observar descarpack onde é descartado qualquer objetivo perfurante, é usado uma bandeja higienizada com um pano estéril, sendo assim, após essa preparação é colocado o produto que será usado no procedimento, anestesia e gazes.

Equipe profissional no ambiente onde está sendo realizado o estágio, conta com uma profissional liberal sendo sua formação como cirurgiã dentista e estética, concluiu sua formação na PUC MINAS em 2015, sendo realizado sua pós graduação em estética assim com participação em cursos e palestras. Na clínica inclui uma recepcionista onde dá o suporte de agendamentos e organização da ficha dos pacientes temos também ajuda de uma auxiliar técnica que tem sua função como fornece todo apoio no momento que está sendo realizado o procedimento.

[pic 1]

Figura 1

  1. BIOSSEGURANÇA

As medidas de biossegurança, são precisas e fundamentais dentro de uma clínica, pois visa a proteção do trabalhador e dos demais a exposição e contaminação de materiais e o ambiente. Levando- se em conta que os riscos obtidos pelo manuseio de objetos perfurantes, sendo estes mesmos avaliados em diferentes escalas de risco são físicos, químicos, biológicos, sendo que a clínica deve instruir sobre os mesmos as boas práticas clínica, exige uma séria de normas do profissional, onde segundo a Agência de Vigilância Sanitária, as boas práticas em clínica se dá por (BPL), tem como objetivo avaliar o potencial de riscos e o nível de toxidade dos produtos visando a promoção a saúde humana, animal e meio ambiente, tendo as normas gerais de higiene e o uso de EPIs e EPC.

O procedimento operacional padrão (POP) é um método administrativo que melhora a qualidade dos produtos de empreendimento, de forma a reportar uma padronização integral de agilidades da organização ao profissional de estética é fundamental seu conhecimento em estabelecimentos/ clínicas.

  • Utilizar produtos que contenha no rótulo, nome do produto, marca, lote, prazo de validade, conteúdo, fabricante entre outros. (registro de órgão competente do Ministério de Saúde).

  • Uso exclusivo de sapatos fechados
  • Manter unhas cortadas e limpas
  • Limpeza de desinfecção de superfícies fixas, o processo é realizado com água, detergente.

Desinfecção: é o processo de eliminação e destruição de microrganismo patogênicos ou não, em sua forma vegetativa, que estejam presentes nos artigos e em superfícies previamente limpa.

  • Arregaçar a manga do vestuário até a altura do cotovelo

Segundo a NR32 não se deve usar adornos no local de trabalho é recomendado o uso de torneiras de acionamento automático.

Evitar que os profissionais sofram acidentes, lesões e contaminações, decorrentes dos procedimentos realizados em seus pacientes tendo uma indicação de promover uma barreira de proteção individual e manutenção da cadeia asséptica para o profissional e seu auxiliar durante o atendimento.

  • Máscara com camada tripla (descartável)
  • Gorro

  • Luvas de procedimentos (látex)
  • Álcool 70%

Higienizar as mãos

Lavar a mão de forma adequada onde, se deve molhar as mãos com água, cobrir as mesmas com água e sabão, esfregar bem as palmas, esfregar o dorso com as palmas das mãos, lave as palmas com os dedos entrelaçados, esfregar a base dos dedos nas palmas das mãos, limpar o polegado direito com a palma da mão esquerda, realizar o mesmo processo com o polegar, retire todo o sabão da mãos com uma toalha descartável, use a mesma toalha para desligar a torneira ou desligue com os bruços, após a lavagem da mesma das mesmas realizar a utilização de álcool 70%, sendo que a lavagem deve ser realizada ao entrar na clínica depois de manipular os materiais, sendo que é indispensável o uso de luvas descartáveis.

 Figura 2[pic 2]

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

  • Uso de extintores de incêndio

  • Kit de primeiros socorros

Segundo a resolução ( RDC N°11 DE 16 de fevereiro de 2012) a descontaminação é o processo onde agentes de riscos são removidos ou neutralizados, levando em consideração que este processo deverá ser efetuado pelo biomédico ou bioquímico no âmbito de trabalho, onde as bancadas devem ser limpas com álcool etílico 70%, como utensílios usados na rotina, ou a autolavagem de vidrarias, todos os materiais limpos devem ser armazenados em recipientes com tampa, resistentes a ruptura e vazamento.

O descarte se deve por materiais perfuro cortantes, agulhas ou de possível perfuração, sendo assim, tem que ser descartável de forma correta, onde haja o acolhimento pela empresa responsável matérias de possível contaminação  

(luvas, máscaras) devem ser destacados em sacos brancos e leitosos e em lixeiras identificadas como material infectante.

Figura 3[pic 3]

                                                   [pic 4]

                                                   Figura 4

  1. ÉTICA PROFISSIONAL

O profissional biomédico dedica- se ao estudo e à pesquisa em diversas áreas da saúde, subsidiando diagnósticos e contribuindo nas investigações das causas e efeitos, fatores epidemiológicos e ambientais. As habilitações estão distribuídas em diversas áreas de atuação o que toma o biomédico um profissional essencial na saúde pública e privada, em centros de pesquisas, e em diferentes centros de setores industriar e assim como em clinicas com a área de atuação em estética e ozonioterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com