TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O POTENCIAL PADRÃO DE ELETRODO

Por:   •  4/4/2018  •  Seminário  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDEREAL DE SÃO JOÃO DEL REI

CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU

BACHARELADO EM BIOQUÍMICA

Disciplina: Química Fundamental

Professora: Vanessa J. da S. Vieira dos Santos

POTENCIAL PADRÃO DE ELETRODO

Dercilia Pinheiro

Gabriel Xavier

Gabriela Moreira Chaves

Jeniffer Dutra

Nicole

        

Divinópolis/MG

Novembro/2017


Células galvânicas

Em condições normais, uma reação redox ocorre quando há contacto entre o agente oxidante e o agente redutor. Contudo, esta reação pode igualmente ocorrer “à distância” estabelecendo o contacto através de um fio condutor. Um dispositivo desse tipo designa-se por célula galvânica ou célula eletroquímica. Uma célula galvânica é um dispositivo que permite a conversão de energia química em energia elétrica através de uma reação redox espontânea que ocorre numa interface elétrodo/solução.

Potencial Padrão de Eletrodo

Potencial padrão de eletrodo corresponde a medida de tensão produzida por um eletrodo em estado padrão, no qual as espécies eletroativas estão a uma concentração de 1 mol/L-1, e gases a uma 1 atm de pressão, ambos a 25 °C, em uma pilha para processos eletroquímicos denotados por reações de oxidação e redução.

Sendo um processo eletroquímico admite-se a geração de energia tanto química quanto elétrica utilizando-se compostos e circuitos elétricos, tais são geradas através da diferença de potencial elétrico entre os dois eletrodos presentes na pilha, cada qual realizando sua semi-reação.

O fluxo de elétrons sempre irá correr no sentido do ânodo para o cátodo, isto é, do eletrodo que tem menor potencial de redução para o eletrodo que possui maior potencial de redução.

A reação global da célula eletroquímica é a soma de uma semi-reação de redução e uma semi-reação de oxidação.

Embora o potencial total de uma célula possa ser medido, não há nenhuma maneira simples de medir exatamente os potenciais individuais de eletrodo isoladamente.

O potencial elétrico varia também com a temperatura, concentração e pressão.

Funções E Conveniências Dos Potenciais De Redução Padrão

  1. Calcular a tensão de uma célula galvânica, tal cálculo só depende da natureza, dos estados e das concentrações dos reagentes e produtos, não sendo definido pelas quantidades relativas de cada.
  2. Predizer a espontaneidade de uma dada reação oxirredução:
  • Tensão com valor superior a 0 corresponde a uma célula galvânica ocorrendo de forma espontânea e sem fornecimento de energia;
  • Tensão com valor inferior a 0 corresponde a uma célula eletrolítica que não se desenvolve espontaneamente.
  1. Comparar as forças relativas de agentes oxidantes e redutores.

Calculo de Potencial Padrão

As semi-reações de oxidação e de redução têm influência sobre a tendência de uma reação de óxido-redução ocorrer. Consideramos a tensão, ou potencial, produzido por uma célula galvânica ou eletrolítica como sendo a soma das contribuições do ânodo e do cátodo. Portanto:

[pic 1]

Onde ξcélula representa a tensão de célula medida, e as duas outras tensões são, respectivamente, as contribuições feitas pelo ânodo e pelo cátodo.

Definição de um Potencial-Padrão de Eletrodo

O Potencial-Padrão de Eletrodo, também designado por potencial de redução, consiste num estado de equilíbrio elétrico de uma substância iônica no seio de uma solução, isto é, é a diferença de potencial entre o elétrodo e a solução numa meia pilha. Se expressa pela lei de Nernst e mede-se juntamente com outra substância de referência. Não é possível medir diretamente o potencial de elétrodo uma vez que qualquer medida implicaria fechar o circuito com o eletrólito, introduzindo-se deste modo outra meia pilha, geralmente o elétrodo normal de hidrogênio, cujo potencial se considera zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com