TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Bioquímica

Por:   •  13/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Centro universitário Estácio do Ceará

Relatório da aula prática de bioquímica aplicada

Solução tampão e pH

Profa: Cybelle Linard

Vitória Kathryn de Oliveira Monteiro

Março

2019

Introdução

Neste presente relatório será exposto a análise de pH da solução tampão de base forte (hidróxido de sódio) sal (bicarbonato de sódio), e água destilada.

As soluções tampão são formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido (ácido conjugado), ou por uma base fraca e um sal dessa base (base conjugada). Uma solução ácida tem uma alta concentração de íons de hidrogênio (H+), maior do que a da água pura. Soluções básicas têm uma concentração de H+ menor do que a da água pura. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água. Solução essa que atenua a variação dos valores de pH, mantendo-se constante mesmo com adição de pequenas quantidades de ácido e base, ou quando ocorre diluição. Há um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido, a capacidade de tamponamento

Usando o princípio de Le Chatelier “ quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular esta perturbação, procurando ajustar-se a um novo equilíbrio”, portanto um agente tamponador sustenta esta faixa de concentração por prover o ácido ou base conjugada correspondente para estabilizar o pH ao que está sendo adicionado.

Sistema de tamponamento no organismo humano

As soluções tampão também regulam o funcionamento do corpo humano. Para que o corpo funcione corretamente, o pH dos fluídos deve ser mantido dentro de certos limites bem próximos. O pH do sangue, por exemplo, deve ficar entre 7,35 e 7 ,45. O sistema tampão bicarbonato/ácido carbônico é o mais importante e corresponde a 64% do poder tamponante do plasma. Um dos tampões que mantêm o pH do sangue humano é o ácido carbônico (H2CO3) e sua base conjugada, o íon bicarbonato (HCO3). O ácido carbônico é formado quando o dióxido de carbono entra na corrente sanguínea e se combina com água, e ele é a principal forma na qual o dióxido de carbono viaja no sangue entre os músculos (onde ele é gerado) e os pulmões (onde é convertido em água e CO2 que é liberado como um produto residual).

Se muitos íons de H+ formarem, a equação acima será desviada para a direita, e os íons bicarbonato absorverão o H+ caírem demasiadamente, a equação será desviada para a esquerda, e o ácido carbônico vai se transformar em bicarbonato, doando íons de H+ para a solução.

Objetivo

Determinar a variação de pH das substâncias de acordo com o acréscimo de soluções em seu meio comparando esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com