TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Biopolímeros

Por:   •  11/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

técnico em biotecnologia

extração e caracterização do amido

Processos Produtivos de Insumos e Produtos Biotecnológicos Fermentação – Enzimas e Biopolímeros

[pic 3]

Londrina

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 OBJETIVO        3

3 MATERIAL E MÉTODOS        4

3.1 Material        4

3.2 Métodos        5

3.2.1 Extração e preparo do amido        5

3.2.2 Exame microscópico de grânulos de amido        5

3.2.3 Reação com iodo        5

3.2.4 Efeito do sódio e cloro no complexo amido-iodo        6

3.2.5 Precipitação do amido        6

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

4.1 Exame microscópico de grânulos de amido        7

4.1.1 Outras Fontes Botânicas        8

4.2 Processo de gelatinização do amido        8

4.2.1 Outras Fontes Botânicas        9

4.3 Reação com iodo        9

4.4 Efeito do sódio e cloro no complexo amido-iodo        9

4.5 Precipitação do amido        9

5 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11



1 INTRODUÇÃO

        

Amido é composto por duas unidades de D-glicose organizada em dois homopolissacarídeos, sendo eles a amilose e a amilopectina. Tendo variação de ramificações dependendo da origem do amido, porém normalmente são poucas ramificações na amilose e muitas ramificações no caso da amilopectina, conhecida por ser uma das maiores biomoléculas. O amido de origem vegetal é armazenado em organelas especificas que são grânulos insolúveis em água na temperatura ambiente e formadores de um gel viscoso em temperaturas próximas ou acima de 70ºC. O tamanho destes grânulos irá variar de acordo com a fonte botânica (SOUZA; ANDRADE, 2000; LOBO; SILVA, 2003; AMARAL et al., 2007).

O amido apresenta em sua estrutura duas frações diferentes, no qual a amilose corresponde às cadeias de glicose ligadas entre si por ligações glicosídicas α-1,4 e a amilopectina aos monômeros de glicose ligados entre si por ligações glicosídicas α-1,4 e α-1,6 formando muitas ramificações, o número de ramificações muda de acordo com a fonte botânica do amido (ROCHA, 2007).

A amilopectina é responsável pela formação estrutural do grânulo, mesmo em casos de mutação em que o grânulo não possui amilose, o grânulo é formado. As moléculas de amilose que são maiores estão localizadas no interior do grânulo, no qual é possível ver sua morfologia por meio de microscopia óptica (DENARDIN; SILVA, 2008).

Existem diferentes tipos de amido e o que os difere é a quantidade de amilose que eles contêm, os cereais possuem uma média de 20 - 30%, alguns tubérculos como a mandioca 17%, essas diferenças apresentadas possuem propriedades funcionais diferentes. A quantidade de amilose está diretamente ligada com a viscosidade que o amido forma por exsudação quando aquecido, quanto mais amilose mais viscosidade (WEBER; QUEIROZ; CHANG, 2009).

A batata é um alimente energético rico em minerais e proteínas, muito usado na indústria para a fabricação de macarrão, sopas, biscoitos entre outros e por ser rico em amido é utilizado como gelatinizante. Possuindo cerca de 20% de amilose e 80% de amilopectina (LEONEL, 2005).



2 OBJETIVO

        

Extrair e caracterizar o amido através da observação morfológica por microscopia óptica, reação de identificação com o iodo e precipitação.


3 MATERIAL E MÉTODOS

        

3.1 Material

- 1 batata média;

- Água destilada;

- Etanol absoluto;

- HCl 1M;

- Lugol;

- NaOH 4%;

- Solução saturada de sulfato de amônio;

- Balança analítica;

- Bastão de vidro;

- Béquer de 100 mL;

- Béquer de 250 mL;

- Chapa aquecedora;

- Estante para tubos de ensaio;

- Funil de vidro pequeno;

- Gaze;

- Lâmina;

- Liquidificador;

- Microscópio;

- Óleo de imersão;

- Papel de filtro;

- Pinças de madeira;

- Pipeta de Pasteur;

- Pipeta graduadas de 1 e 5 mL;

- Proveta de 100 mL;

- Tubos de ensaio.

3.2 Métodos

3.2.1 Extração e preparo do amido

Para iniciar a extração do amido, realizou-se a pesagem da batata descascada, no qual apresentava um peso de 133g. Sendo a quantidade de água para bater a batata no liquidificador de 200 mL para cada 50g, a quantidade de água destilada necessária para triturar a batata era de 532 mL. Então a batata foi cortada, e colocada no liquidificador com 532 mL de água destilada e triturada por 2 minutos, o material foi filtrado em gaze e o liquido foi recolhido em béquer de 250 mL, no qual a gaze foi espremida para extrair todo o liquido.

A solução foi deixada descansar, para que o amido decanta-se no fundo do béquer e em seguida o sobrenadante foi descartado cuidadosamente. Do amido decantado, uma amostra foi separada para ser observada em microscópio.

Por fim, foi acrescentado x mL de água destilada ao amido, e em um agitador magnético, foi aquecida até formar uma solução opalescente. A solução resultante foi usada nos testes subsequentes.

3.2.2 Exame microscópico de grânulos de amido

Em uma lâmina de vidro, foram adicionadas uma pequena porção de amido e algumas gotas de água para obter dispersão. A observação no microscópio dos grânulos de amido foi feita com e sem adição de lugol. Em seguida, a analise foi repetido com a solução de amido aquecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (288.2 Kb)   docx (802.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com