TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Por:   •  31/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 10

                                                              [pic 1]

        

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Andervania Rodrigues  Toniato

Curso: Técnico em Qualidade

Componente Curricular: Gestão da Qualidade

Professor(a): Luciana Lobo

Atividade nº: Atividade 07

POLO: Governador Valadares

LOCAL E DATA: 31/07/2022


Atividade 07

Gestão da Qualidade – EMQ´s

Introdução:

As EMQ´s é um grupo formado por cerca de 07 pessoas criado de forma compusoria e temporaria, que compartilham ideias para solucionar um determinado problema, atribuido pelo gerente. As EMQ´s, possui os senguintes fundamentos:

  • Foco na solução de problemas
  • Participação compulsoria obrigatoria
  • Uso intensivo do metodo
  • Trabalho sistematico
  • Reconhecimento dos envolvidos

Neste trabalho será abordado o estudo de um caso que ultiliza o MASP, seguindo a melhoria continua PDCA, e varias ferramentas da qualidade, com o objetivo de reduzir perdas de produção em uma fabrica de laticinios localizada em Hamburgo AL. A necessidade de aplicar o MASP é devido ao grande desperdicio de leite fermentado prejudicando o rendimento e atraso na entrega. Logo após a definição do problema e a analise das causas fundamentais, foi possivel proporcionar solução para redução de perdas deprodutividade resulando no alcance do objetivo.

Desenvolvimento:

- Descrição deste fundamento:
Método de Análise e Solução de Problemas é uma ferramenta de origem japonesa usada para a solução de problemas a fim de manter e controlar a qualidade de produtos, processos e serviços. A metodologia dessa ferramenta de controle e melhoria de processo é baseada no método criado por Edwards Deming , o ciclo PDCA : Plan (Planejar), Do (Executar),  Check (Checar), Action (Agir Corretivamente), mas, se difere do mesmo por se tratar de uma versão mais detalhada, aplicada à solução de problemas e em base  na retirada de fatos e dados que justifiquem ou comprovem a teoria ou hipóteses previamente levantadas.
Tomando por base o PDCA,
onde deve ser inserido num ciclo de melhoria contínua., muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas: análise de pareto, listas de verificação, 5W 2H, diagrama de causa e efeito (ou Diagrama de Ishikawa), gráficos, diagrama de dispersão, fluxogramas, brainstorming, diagrama de afinidade. As oito etapas são:

1ª Etapa – Identificação Do Problema
2ª Etapa – Observação
3ª Etapa – Análise
4ª Etapa – Plano De Ação
5ª Etapa – Ação
6ª Etapa – Verificação
7ª Etapa – Padronização
8ª Etapa – Conclusão

-Descrição da empresa:
O desenvolvimento desse trabalho sera construido com informações de uma insdustria  chamada Laticinios  Prudon. Tudo iniciou quando a senhora Geralda Prudon e sua filha, Érica Prudon iniciaram uma pequena fabrica para a comercialização de leites no centro de Hamburgo, AL. A pequena fabrica começou a se expandir, atedendo clientes em um raio de 90kmda sua sede. Nasce então a linha de leites fermentados Prudon, batizada de Gluck, palavra alemã que significa ´´Felicidade´´. Foi uma homenagem ao modo como a familia Prudon sempre conduziu seus negocios. È lançado o Lait Fermenté Prudon, em uma nova etapa começa: a Prudon é escolhida como fabricante de iogurtes e bebidas lacteas para grandes mulinacionais do ramo de supermercados. A empresa chega nos 30 anos de existencia, presente em 8 estados do Brasil em uma ampla linha de produtos Lácteos. A Prudon conta hoje com40 funcionarios somando as qualidades de um dos melhores  fabricantes do Brasil.
Durante a produção do leite fermentado pode correr alguns desvios que causam defeitos e imperfeições do produto final gerando percas, e então surgiu a necessidade da aplicação da ferramenta da qualidade no gerenciamento de processos industriais buscando melhorias e manutenção de resultados. Uma das estratégias utilizadas para combater e eliminar as percas e o MASP, esse método é desenvolvido seguido a filosofia da melhoria contínua para eliminar a probabilidade de reincidência das anomalias e garantir o aumento da qualidade e do desempenho dos processos. O MASP estabelece uma ligação direta como o PDCA e para executar tais conceitos é necessario uma ou mais ferramentas da qualidade e de um grupo de pessoas inseridas em um projeto de trabalho com objetivo de atingir uma meta. O objetivo deste trabalho é utilizar algumas ferramentas com o intuito de eliminar algumas perdas no processo produtivo da fabricação do leite fermentado e avaliar sua eficiência na solução dos problemas que serão apresentados.

- Descrição do processo produtivo:
O processo de produção é dividido em 3 etapas manipulação, envase e preparo final.
-Manipulação: Os colaboradores aquecem os reatores em uma temperatura de 60° graus e transferem o leite manualmente para esse 1º reator para que haja a pré- fermentação, adicionando a Cultura dos lactobacilos. O líquido é transferido manualmente para o outro 2° reator o de fermentação, onde ocorre a multiplicação dos lactobacilos. Em um 3º reator que é  um tanque de  Dissolução, ao mesmo tempo que ocorre o processo de fermentação do 2° reator, são adicionadas nesse 3° reator as matérias primas que compõem o xarope. O próximo passo é no 4º reator que é o reator de mistura, onde o produto do 2° reator contendo os lactobacilos vivos e o produto do 4° reator que é de solução no xarope é misturado por 30 minutos após este preparo ele está pronto para o invase.
[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

- Envase: Uma colaboradora pega alguns frascos e regula os paramentros da  maquina, apos regulado começa o envase, a maquina enche 5 frascos de vez, ela enche 30 frascos por minutos. Os frascos passam pela esteira ate chegar nas outras 2 colaboradoras que encaixa as tampas no bico no frasco, a esteira leva os frascos com as tampas ate um rolo onde é prensado essa tampa, e entao o frasco fica vedado, apos isso a esteira leva os frascos ate uma roda acumuladora onde fica 1 colaboradora que verifica se o produto tem alguma imperfeição, e vai colocando os frascos em caixas de acricilico sendo 10 frascos por caixas, apos, essa mesma colaboradora monta um pallet com 5 andares de caixas com os produtos.
-Preparo final: Depois do pallet montado vem um colaborador com uma palleteira e leva o pallet para a camara fria, ele trasnfere caix a por caixa para dentro da camara fria e as coloca em prateleiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (284.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com