TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O epitélio

Tese: O epitélio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Tese  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

odo epitélio se caracteriza por apresentar:

Células justapostas

Muitas junções celulares

Pouca substância intercelular

Lâmina basal

Nenhuma irrigação, ou seja, ausência de vasos sanguíneos

Polaridade: a região próxima à membrana basal é chamada basal e aquela distante dela é conhecida como apical

Íntima relação com o conjuntivo sobre o qual está sempre apoiado

O tecido epitelial de revestimento recebe esse nome por revestir cavidades ocas do organismo além de toda sua superfície externa Didaticamente pode ser classificado de acordo com:

1- O formato da célula: divide-se em tecido epitelial pavimentoso, cúbico e prismático. As células do epitélio pavimentoso (C) são achatadas e têm forma poligonal. As do epitélio prismático (ou colunar, ou cilíndrico) (B) são altas, com forma de prismas e as células cúbicas (A) têm formato cúbico.

2- O número de camadas: quando todas as células do epitélio se prendem à membrana basal, o epitélio é dito simples. Quando apenas algumas células se prendem a ela, o epitélio é dito estratificado, pois as demais vão se sobrepondo umas às outras, formando vários estratos (camadas). Normalmente, as células do epitélio estratificado prismático atingem a mesma altura, assim como os seus núcleos também costumam ter a mesma posição dentro da célula, formando, ao microscópio, uma linha contínua ao longo do epitélio.

EXCEÇÕES

Existe também o epitélio pseudo-estratificado, no qual todas as células se prendem à membrana basal, mas não atingem a mesma altura, dando a impressão, ao microscópio, de ser estratificado. Os núcleos das células também não atingem a mesma altura e, portanto, não formam uma linha contínua, como acontece no epitélio estratificado.

Epitélio pseudo-estratificado

O epitélio pseudo-estratificado geralmente apresenta na porção apical da camada mais apical algum tipo de especialização da membrana.

Já nas vias respiratórias (traquéia e brônquios), aparece um epitélio pseudo-estratificado com cílios em grande quantidade, que têm a função de remoção de partículas estranhas vindas junto com o ar,impedindo que elas cheguem aos pulmões causando algum tipo de patologia.

No fumante, os cílios podem perder a motilidade e o epitélio pode se transformar em estratificado pavimentoso. Esse processo se chama de metaplasia.

EXCEÇÕES

Um outro tipo de epitélio que constitui uma exceção é o epitélio de transição encontrado revestindo internamente a bexiga. Ele acompanha o estado funcional do órgão. Quando a bexiga está cheia sua parede fica estirada e as células apicais do epitélio ficam pavimentosas. Ao contrário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com