TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos químicos e suas utilidades no dia a dia

Por:   •  28/12/2017  •  Abstract  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  5.032 Visualizações

Página 1 de 5

Elementos químicos

1-Ferro(Artigos para a construção civíl,etc...) O elemento de transição ferro é um metal, com coloração branca prateada em estado quimicamente puro, porém apresenta uma coloração acinzentada, em virtude da presença de sulfeto, siliceto, e carbureto de ferro, apresenta propriedades magnéticas acentuadas. Está localizado na tabela periódica no grupo 8B. O ferro tem sido historicamente importante, e um período da história recebeu o nome de Idade do Ferro. O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço ,liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.

2-Cálcio(Presente no leite) O metal cálcio pertencente a família 2A da tabela periódica, é um metal alcalino terroso, de cor branco prateado.Foi isolado pela primeira vez pelo químico britânico Humphry Davy no ano de 1808, mediante eletrólise. Muitos compostos contendo cálcio já eram conhecidos desde a antiguidade pelos indianos, egípcios, gregos e romanos , os romanos já preparavam o cal, desde o século I. De acordo com um estudo sueco , o consumo de 2000 mg de cálcio reduz em 25% o risco de morrer de qualquer doença e em 23% o risco de morte em decorrência de problemas cardiovasculares.

3-Cloro(Presente no tratamento da água potável) O halogênio cloro é um gás amarelo esverdeado, Cl2, com odor característico acre e irritante, é venenoso e corrosivo podendo causar a morte se inalado por período prolongado - motivo esse que levou a utilização deste como arma química durante a 2ª guerra mundial. É obtido pelo processo de eletrólise do cloreto de sódio fundido na fabricação de hidróxido de sódio, a partir da água do mar e seu ponto de ebulição é de -33,97°C. Na forma de íons de cloro, o cloro é necessário para todas as espécies conhecidas de vida. Outros tipos de compostos de cloro são raros nos organismos vivos e materiais orgânicos clorados produzidos artificialmente variam desde inerte a substâncias tóxicas.

4-Bromo(Presente nos desinfetantes e inseticidas) Isolado através da concentração de água em salinas em 1826, o bromo , cujo símbolo é Br, possui número atômico 35 e massa atômica 80 u .Na tabela periódica, o Bromo está na família dos halogênios, grupo 7A. O bromo foi descoberto de forma independente por dois cientistas, Carl Jacob Lowig e Antoine Balard, em 1825 e 1826. Balard encontrou composto de bromo nas cinzas de macroalgas de pântanos de sal em Montpellier . As algas eram utilizadas para a produção de iodo, porém também continha o bromo. Balard destilou o bromo de uma solução de cinzas de macroalgas saturadas com cloro.

O Bromo é usado na fabricação de :produtos de pulverização , agentes não inflamáveis , produtos para purificar água, corantes, etc.

5-Enxofre(Presente em detergentes, revelação de fotografia) O enxofre é um elemento não-metálico que está localizado na família 16, também conhecida como família dos calcogênios. Seu nome deriva do latim “sulphur” e devido a isso seu símbolo é S. O enxofre é conhecido desde a antiguidade. No século IX a.C. Homero já recomendava evitar a pestilência do enxofre. O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos amoniácidos .

É utilizado em fertilizantes ,além de ser constituinte da pólvora de medicamentos laxantes,de palitos de fósforos e de inseticidas

6-Fósforo(Utilizado na indústrias de fertilizantes,vidros especiais,fósforos de segurança,entre outros) O fósforo é um elemento de origem mineral que tem entre outras funções, extrema importância para a alimentação humana. Seu símbolo químico é “P” e deriva do grego “phosphorus” que significa “portador de luz”. Foi descoberto em 1669 por Hennig Brand sendo a primeira descoberta científica de um elemento químico. É um ametal mole, semitransparente, possui brilho no escuro, de onde se origina seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com