TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Gestão de Resíduos Sólidos

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GESTÃO AMBIENTAL

ARIEL DOS SANTOS PEDRA

PGRS

SALVADOR

2015.2

ARIEL DOS SANTOS PEDRA

Desenho de um modelo de plano de gestão de residuos sólidos para o Condominio Vivendas da Praia, localizado no bairro de Stella Maris em Salvador-Ba

SALVADOR

2015.2

RESUMO:

O seguinte trabalho foi realizado no condominio Vivendas da Praia, localizado da cidade de Salvador. COm estre trabalho se buscou realizar um modelo de plano de gestão de residuos solidos tomando como base o diagnostico do Condominio residencial citado, por meio do qual se possa realizar minimização, reutilização e reciclagem.

Para dar inicio a este trabalho se trabalhou com 10 casas de um total de 84 existentes neste lugar. Com o objetivo de conhecer os aspectos de manejo de residuos dos residuos, politicas e caracteristicas gerais dos moradores presentes, e para tal diagnostico foi necessario identificar no condominio, quais eram as principais fontes geradoras, quantas pessoas contribuiam para essa geração e quem estava a cargo da coleta dos residuos gerados.

Nos resultados foi possível encontrar que a maior fonte de residuos do condominio, assim como era de se imaginar, era proveniente das casas, constituito em grande parte por alimentos e bebidas.

Seguido por residuos provenientes da construção civil, tendo em conta que o condominio passava por constantes reformas.

Ao obter os resultados do diagnostivo, foi dado o inicio ao um modelo de plano de gestão de residuos solidos para este lugar. Através deste se busca capacitar e concientizar os moradores e funcionarios a realizar um efetivo manuseio dos residuos. Visando-se trabalhar na separação da propia fonte, minimização e reutilização. Para poder levar adiante esta ideia, se espera poder trabalhar em conjunto com os moradores e visitantes com os quais se possa vincular a ideia do modelo realizando as mudanças cabiveis e necessarias.

CONTEUDO:

1.Introdução

2.Perguntas de investigação

3.Objetivos

3.1 Objetivos Gerais

3.2 Objetivos especificos

4.Justificação

5.Marco de Referencia

6.Desenho metodologico

7.Cronograma de Objetivos

8.Resultados

9.Discussão dos Resultados

10.Discussão do Processo metodologico

11.Conclusões

12.Recomendações

Introdução:

Há varios anos vem crescendo o interesse pelo meio ambiente, tratar de melhorar-lo se tornou prioridade e passou a ser parte do cotidiano de todos.

E é que existem varias causas relacionadas ao mal uso dos recursos encontrados no nosso meio e isto, fez com que hoje vivamos em meio das consequencias causadas pelo homem. Mudanças climáticas, diversificação de doenças, esgotamento de recursos e geração excessiva de residuos por querer satisfazer as todas necessidades.

Através de leis criadas, decretos e normas vigentes, as ações relacionadas ao tratamento e aproveitamento de residuos assim como os plans de gestão dos mesmos. Foi possivel observar diminuição de impacto ambiental quanto aos residuos gerados.

Idéais como estas possuem o objetivo de fazer com que nós, população, possamos contar com um meio ambiente saudável e em equilibrio, a partir da diminuição da quantidade de residuos que seriam levados a aterros sanitários.

Por esta razão, o presente estudo de investigação se baseou no tratamento dado em residuos sólidos de um condominio residencial na cidade de Salvador, e assim poder elaborar com exito um model de gestão de reiduos solidos neste lugar, e que por sua vez, sirva como parametro para outros locais que estejam perto de uma realidade similar ou parecida.

A gestão de residuos sólidos é definida como a seleção, aplicação de técnicas, tecnologias e programas de gestão de residuos, que permita como objetivos, melhorar a qualidade do ambiente e identifique possiveis atividades negativas com o fim de exterminarla ou reduzi-la ao maximo por meio de ações e programas concretas que beneficie tantos os seus paritipantes, como o meio ambiente.

2.Perguntas de investigação

É possivel estruturar e desenhar um modelo de plano de gestão de residuos soluidos para o condominio residencial em Salvador tomado como base, o qual permita se obter um aproveitamento dos residuos gerados e que sirva de modelo para outros condominios com carateristicas similires?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com