TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prospecção do petróleo

Por:   •  8/5/2016  •  Artigo  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 9

MÉTODOS DE PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO[1]

Abrahão Rangel Cardoso

Camilla Vasques Benassuly De Freitas

Matheus Raiol Nascimento Gaya

Ramiro Arthur Sobrinho Freire Silva[2]

Profª Me Herica Daniele Costa Araújo (Orientadora)[3]

RESUMO

A prospecção de um poço de petróleo pode ser dividida em métodos geológicos e geofísicos, a primeira etapa dentre as mencionadas é a etapa primordial. Se as expectativas forem favoráveis à perspectiva de se encontrar hidrocarbonetos, são feitos estudos geofísicos. Estes se dividem entre métodos potenciais e métodos sísmicos. Os métodos potenciais estudam as variações em intensidades magnetométricas e gravimétricas em busca de anomalias que demonstrem condições favoráveis à presença de hidrocarbonetos. Por outro lado, os métodos sísmicos analisam os dados a partir de ondas eletromagnéticas ou de pressão captadas por hidrofones ou geofones.

Palavras-chave: Prospecção. Petróleo. Geológicos. Geofisicos.

1 INTRODUÇÃO

        A fim de que se descubra se uma área tem potencial para a exploração de hidrocarbonetos, ou seja, de petróleo e gás, é necessária a realização de trabalhos preliminares diversos chamados de prospecção. Tais trabalhos exigem o conhecimento de conhecimentos e técnicas igualmente diversos, que vão desde a geologia – a ciência que “busca entender a história da Terra e a origem de seu relevo complexo”, (CORRÊA, 2003) e que portanto pode oferecer técnicas que tocam na identificação de determinadas estruturas por meio da reconstituição das condições de acumulação dos hidrocarbonetos (a isso damos o nome de métodos geológicos) –, até o registro de ondas em determinadas condições na busca de dados suficientes (métodos sísmicos), passando pela procura de anomalias a partir de conhecimentos da geofísica (métodos potenciais).

Um trabalho de prospecção visa principalmente a localizar dentro de uma bacia sedimentar as configurações geológicas que ofereçam condições para acumular petróleo e verificar dentre as configurações qual possui maior potencial para uma exploração rentável. A prospecção deve, além disso, indicar qual é o exato local mais propício a uma perfuração.

Thomas (2001) observa que apenas “após exaustivo prognóstico do comportamento das diversas camadas do subsolo, os geólogos e geofísicos decidem propor a perfuração de um poço”, e ainda que o programa da prospecção fornece uma enorme “quantidade de informações técnicas”, exigindo para isso “um investimento relativamente pequeno quando comparado ao custo de perfuração de um único poço exploratório”. Ainda assim, a prospecção não necessariamente garante a perfuração.

Assim sendo, este escrito tem como objetivo principal evidenciar a importância dos métodos de prospecção detalhando-os sob diferentes referenciais teóricos, assim como fomentar uma discussão acerca deste método fundamental no processo da análise de exploração do petróleo.

2 MÉTODOS GEOLÓGICOS DE PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO

Antes de se começar a efetiva exploração de um poço petrolífero, ocorrem diversos testes em bacias sedimentares que vão desde indicar a incidência ou não de petróleo na área até a conclusão do poço pioneiro. Uma destas primeiras etapas de um programa exploratório, o upstream, (jargão conhecido na indústria do petróleo) é o estudo geológico do local, cujo propósito é reconstruir e verificar as condições de formação e acumulação de hidrocarbonetos.

Os métodos de pesquisas geológicos são alicerçados em três etapas: Geologia de superfície, aerofotogrametria e fotogeologia e geologia de subsuperfície.

A geologia de superfície tem o propósito de reconstituir as condições de formação e acumulação de hidrocarbonetos em uma determinada região (THOMAS, 2004). Nesta etapa, o principal objeto de estudo são as rochas que afloram na superfície, por isso o nome do método, podendo especificar os tipos de rochas presentes, o seu empilhamento, estratigráficos e os estilos estruturais das rochas, através de mapas, para definir se o local é uma área potencialmente interessante para a exploração do hidrocarboneto. Essa etapa conta com a ajuda de outro artificio, a aerofotogrametria, que consiste em tirar fotos aéreas a partir de drones (aviões não tripulados), para a prospecção, esse método é conhecido como Fotogeologia, que consiste nas análises das fotos por um geólogo para diferenciar e identificar os diferentes tipos de rochas que estão ali presentes.

[pic 1]
Figura 1 – Fotogeologia
Fonte: THOMAS, 2004

 A geologia de subsuperfície é a última etapa de uma prospecção e é semelhante a geologia de superfície, tendo o mesmo objeto de estudo, porém nessa etapa as rochas se encontram abaixo do solo, fazendo com que se mude os métodos de pesquisa da área (sendo necessário a escavação de um poço exploratório). Nessa etapa pode se identificar por exemplo o tipo de petróleo, através de técnicas que mostram as descrições das rochas tirando durante as perfurações.

Outras técnicas são utilizadas nessa etapa, como a identificação dos fósseis presentes nas amostras de rochas provenientes da superfície e de subsuperfície. Com os resultados obtidos pode-se correlacionar os mais variados tipos de rochas dentro de uma bacia ou mesmo entre bacias, também é realizada o estudo da formação perfurada a um certo referencial fixo (geralmente o nível do mar) com isso os profissionais da área podem identificar de qual era geológica pertence a bacia estudada e tem resultados como, a qualidade do petróleo, por exemplo.

3 MÉTODOS POTENCIAIS DE PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO

É possível obter dados a respeito da possibilidade de presença de hidrocarbonetos em uma região a partir de conhecimentos e técnicas da geofísica – “o estudo da terra usando medidas de suas propriedades físicas” (THOMAS, 2004). A essa abordagem dá-se o nome de métodos potenciais, ou métodos geofísicos, que se bifurcam fundamentalmente em duas técnicas: a gravimetria e a magnetometria (THOMAS, op. cit.), além do chamado registro do solo oceânico. Essas duas técnicas fundamentais são empregadas no início de um empreendimento de prospecção (JAHN et al., 2011). Os dados a serem coletados em métodos potenciais provêm de “variações em propriedades físicas subsuperficiais terrestres, incluindo suas rochas, fluidos e lacunas”, (JAHN et al., op. cit.) passando pela localização de limites por meio dos quais ocorrem alterações de propriedades – ou seja, anomalias que possam descrever valores conhecidos, sendo a identificação delas a finalidade dos métodos potenciais. Ainda assim, “a mera obtenção e processamento de dados não garante o sucesso de um levantamento”. A interpretação dos dados “deverá sempre ser executada em uma estrutura geológica adequada”, de forma a não haver ambiguidades incorrigíveis ou enganos; e ainda, é necessária a combinação e manuseio de múltiplos métodos e disciplinas complementares para que se desenvolva um método geológico que possa explicar as anomalias observadas. (JAHN et al., op. cit.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (485.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com