TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: ANÁLISE MACROSCÓPICA, MICROSCÓPICA E QUÍMICA DA URINA

Por:   •  28/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: ANÁLISE MACROSCÓPICA, MICROSCÓPICA E QUÍMICA DA URINA

CARIACICA

Abril - 2017

RELATÓRIA DE AULA PRÁTICA: ANÁLISE MACROSCÓPICA, MICROSCÓPICA E QUÍMICA DA URINA

Relatório do curso de graduação em Biomedicina apresentado à Faculdade Pio XII, como parte das exigências da Disciplina de Fluidos Corporais sob a orientação da Professora Fabrícia Villefort.

CARIACICA

Abril - 2017

INTRODUÇÃO

O exame físico da urina fornece informações preliminares no que diz respeito a distúrbios, como hemorragia glomerular, hepatopatias, erros inatos do metabolismo e infecções do trato urinário. As características gerais avaliados são cor, volume aspecto, odor e densidade. A cor da urina normalmente é amarela. O volume da urina depende da quantidade de água excretada pelos rins, podem ser considerados normais os limites de 600 a 200 mL em 24 horas. Normalmente a urina tem aspecto claro e transparente após a sua emissão. O cheiro normal da urina é característico (sui generis), ocasionado pela presença de ácidos aromáticos voláteis. A densidade normal da urina varia de 1,010 a 1,030 e ela indica a concentração de sólidos totais dissolvidos na urina (FUNCHAL; MASCARENHAS; GUEDES, 2011). O exame microscópico do sedimento urinário é obtido através de centrifugação. O estudo realizado com a utilização de microscópio para identificar elementos figurados que podem revelar alterações renais e das vias urinárias, entre outras patologias. O exame a fresco, embora exija habilidade e experiência, pela correlação de dados clínicos do paciente permite obter um diagnóstico precoce, a análise do sedimento urinário pode descrever vários elementos figurados, tais como: hemácias, leucócitos, cristais, cilindros, entre outros (STRASINGER; DI LORENZO, 2009). A maneira pela qual o exame microscópico é realizado tem que ser consistente, incluindo a observação de no mínimo dez campos em menor e maior aumento (100 e 400x). A observação em menor aumento tem por objetivo avaliar a disposição dos elementos, a composição geral do sedimento e a presença ou não de cilindros.

Hemácias – aparecem em diversas situações, tais como :

lesões no parênquima renal;

lesões de trato urinário;

alterações hematológicas e outras causas.

Leucócitos – aparecem em infecções do trato urinário e em processos inflamatórios

Cilindros - formam-se no interior do túbulo contorcido distal e ducto coletor e têm matriz primariamente composta de mucoproteínas de Tamm-Horsfall, sendo sua aparência influenciada pelos elementos presentes no filtrado durante a sua formação.

Cristais - São freqüentemente achados na análise do sedimento urinário, têm ligação direta com tipo de dieta e raramente possuem significado clínico. Eles são formados pela precipitação dos sais da urina submetidos a alterações de pH, temperatura e concentração.Microrganismos – bactérias, fungos e parasitas

Outros elementos - muco, contaminantes e espermatozóides. Estes últimos podem ou não ser relatados na dependência da padronização de cada laboratório

O exame químico de rotina mudou dramaticamente desde os primórdios teste de urina em razão do desenvolvimento do método de tiras reagentes para a análise química. Tiras reagentes permitem atualmente um meio simples e rápido para a reação de análises químicas da urina de parâmetros significativos, que incluem pH, proteínas, glicose, cetonas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, leucócitos e densidade. As tiras reagentes consistem em almofadas absorventes impregnadas com substâncias químicas aderidas a uma tira de plástico. As reações são interpretadas pela comparação da cor produzida na almofada com uma tabela fornecida pelo fabricante (STRASINGER; DI LORENZO, 2009).

OBJETIVO

Através da análises macroscópico, microscópico e químicos avaliar o estado da amostra e seus prováveis diagnósticos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Lâminas

Microscópio

Tubo de ensaio

Luva

Centrífuga

Pote de EAS com urina

Tiras reagentes

Urodensímetro

Para a análise macroscópica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com