TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNA BRUTA

Por:   •  30/6/2017  •  Ensaio  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

FACULDADE DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA

CRIAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE NÃO RUMINANTES

ESTUDO DO COMPLEXO DO AGRONEGÓCIO DO CAVALO

Discentes: Jeferson Morais de Almeida

Docente: Cely Marini Melo Ona

Cuiabá – MT

2017


Os senhores deverão sintetizar os principais aspectos do agronegócio do cavalo, os quais consistem em:

Efetivo de animais no Brasil e nas regiões

        A estimativa do efetivo dos animais no Brasil não é um dado fácil de obter por conta do tamanho do pais e por dificuldades na coleta dos dados das propriedades, foram utilizados os dados do IBGE, esses dados foram retirados de duas pesquisas que são: Pesquisa Pecuária Municipal e o Censo Agropecuário nacional.

        Na Pesquisa Pecuária Municipal os dados são obtidos através da Rede de Coleta de dados do IBGE, realizando consultas em entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados diretamente ou indiretamente à atividade da agropecuária. A coleta é baseada em um sistema representativo de cada município, sendo assim uma estimativa dos dados, esta pesquisa é realizada anualmente em cada município.

        Já o Censo Agropecuário é realizado esporadicamente e não se utiliza do sistema representativo, o IBGE visite e registra todas as propriedades da região. Mesmo assim tais levantamentos possuem problemas os quais são: a omissão das informações pelos proprietários, a não contabilização dos animais na área urbana.

        Com isso há uma divergência entre os resultados das duas pesquisas para melhor compreensão há a necessidade de “padronizar” tais dados e foi isso que foi feito pelos autores neste trabalho.

Portanto a tropa Brasileira é classificada e contabilizada deste modo:

  • Animais para esporte, lazer e criação – 1.100.00 cabeças;
  • Animais para lida (trabalho) – 3.900.00 cabeças        ;
  • Total de animais – 5.000.00 cabeças;

        Do ano de 2004 para 2013 houve uma redistribuição da tropa brasileira, ocorrendo uma desconcentração territorial na criação de equinos, Minas Gerais ainda continua sendo o maior criador, seguido pelo Rio Grande do Sul que saiu da 4ª posição para a 2ª nesse período e São Paulo que era a 3ª potência caiu para a 5ª colocação, sendo ultrapassada por Rio grande do Sul e Goiás.

Principais funções dos cavalos

        Trabalho (lida ou tração) – De acordo com os dados utilizados no presente trabalho, cerca de 72% do total dos animais são utilizados para a lida estão associados a pecuária e a criação de outros animais, sendo que o restante dos 28% dos animais para lida que não estão relacionados com a pecuária ou a criação de outros animais estão distribuídos em cerca de 500 mil propriedades. Os animais que estão relacionados ao trabalho tradicionalmente recebem poucos cuidados e são tratados com mais rusticidade, normalmente a pasto se muito aplicação de vermífugos. Normalmente só são tratados em casos de emergências. Tendo assim um custo de manutenção baixo.

        Esporte e lazer – Os animais para esta categoria detém os animais que mais movimentam o comercio de insumos para os equinos e comercio de animais propriamente dito. Portanto é uma categoria que a indústria de alimentos, medicamentos e demais produtos e serviços dão mais atenção e ênfase. De acordo com o primeiro estudo esses animais encontram-se em estabelecimentos com diversos objetivos, tais como: Comerciais, profissionais (prestação de serviços, escola de equitação) e particular (criação para uso próprio). Esta categoria foi a que mais cresceu desde o último estudo 2006 com relação a esse 2016, cresceu também a procura de mão-de-obra especializada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (962.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com