TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA II CARACTERIZAÇÃO DE ENZIMAS

Por:   •  9/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE FÁRMACIA

LEONARDO SILVA RIBEIRO

RELATÓRIO DE PRÁTICA 2

CARACTERIZAÇÃO DE ENZIMAS

Salvador

2016

OBJETIVOS

Enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas, sendo assim, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. Por isto, o referente trabalho tem como objetivo mostrar em diferentes procedimentos a atividade enzimática frente a fatores adversos (pH, temperatura etc.)

RESUMO DOS PROCEDIMENTOS

Foram separados 05(cinco) tubos de ensaio, numerados de 0 a 5 e colocados em seus respectivos suportes. Logo após, foi coletado o sangue do docente, adicionando 03(três) gotas do sangue do mesmo em um cilindro com 100ml de água destilada e misturando com uma pipeta.

Efeito da temperatura

  1. Tubo 01: Foi adicionado ao tubo de ensaio 1,0ml de água oxigenada; 2,0 de água oxigenada; 2,0 ml de água destilada; 6 gotas de solução de albumina. Misturando até ficar homogêneo. Então, invés de incubar a solução à 0ºC, foi deixado em temperatura ambiente por 10 minutos. Depois dos 10 minutos foi adicionado 3,0 ml de água sanguínea, a mesma já estando em temperatura ambiente. Foi homogeneizado mais uma vez e por uma única inversão, tampando o tubo com plástico filme. Esperando assim mais 10 minutos.

  1. Não foi realizado o experimento.
  1. Não foi realizado o experimento.
  1. Tubo 03: Em um tubo de ensaio foi adicionado 1,0 ml de água oxigenada; 2,0 ml de água destilada; 6 gotas de solução de albumina. Com a ajuda de uma pipeta a solução foi homogeneizada. Levamos a solução para incubar por 45ºC durante 10 minutos. Após o tempo corrido, foi acrescentado, cuidadosamente pelas laterais do tubo de ensaio, 3,0 ml de água sanguínea, a mesma já encontrada na temperatura ambiente. Homogeneizado mais uma vez e tampando o tubo com parafilme. Agora aguardando por mais 10 minutos.
  1. Não foi realizado o experimento.
  1. Não foi realizado o experimento.
  1. Não foi realizado o experimento.

Efeito do pH

  1. Tubo 01: Em um tubo de ensaio foi adicionado: 2,0 ml de água destilada; 2 gotas de ácido sulfúrico; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizamos a solução. Só então adicionamos, vagarosamente, 1,0 ml de água oxigenada, tampando o tubo com o parafilme. Esperamos 10 minutos.

  1. Tubo 02: Adicionado ao tubo de ensaio: 2,0 ml da solução tampão pH 4,5; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizando a solução, adicionamos 1,0 ml de água oxigenada. Logo após tampando o tubo com parafilme. Esperamos 10 minutos.
  1. Não foi realizado o experimento.
  1. Tubo 04: Adicionado ao tubo de ensaio: 2,0 ml da solução tampão pH 7,0; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizando a solução, adicionamos 1,0 ml de água oxigenada. Logo após tampando o tubo com parafilme. Esperamos 10 minutos.
  1. Tudo 05: Adicionado ao tubo de ensaio: 2,0 ml da solução tampão pH 9,0; 3,0 ml de água sanguínea e 6 gotas de solução de albumina. Homogeneizando a solução, adicionamos 1,0 ml de água oxigenada. Logo após tampando o tubo com parafilme. Esperamos 10 minutos.

RESULTADOS

Observamos a atividade da enzima catalase quando expostas à agentes químicos e físicos. Em todos os experimentos foi transformado o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, pela enzima da catalase, isso foi visível pela efervescência que se produz, gerando um volume de bolhas de oxigênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com