TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ÁCIDOS GRAXOS

Por:   •  10/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................03
  1. OBJETIVOS................................................................................................................04
  1. MATERIAIS E MÉTODO...............................................................................................05
  2. RESULTADOS E DISCUSSÃO......................................................................................07
  3. CONCLUSÃO...................................................................................................................09

REFERÊNCIAS................................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos que apresentam uma carboxila (-COOH) ligado a uma cadeia alquílica, sendo ela saturada ou insaturada. Nas células dos animais e vegetais os ácidos graxos são produzidos a partir da combinação de acetilcoenzima A, a estrutura destas moléculas, geralmente, contêm número par de átomos de carbono. São as partes dos lipídios usadas como estimulo para as células.

Gorduras que têm ácidos graxos saturados têm maior consistência em temperatura ambiente, enquanto as que contém ácidos graxos insaturados são líquidas.

Algumas gorduras são consideradas como ácidos graxos essenciais. Esses ácidos graxos são necessários em determinados processos biológicos e que não são produzidos pelos seres humanos, devendo ser adquiridos pela dieta. Fazem parte desse grupo os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3.

Apresentam três funções principais: são componentes estruturais das membranas biológicas; atuam como precursores de mensageiros intracelulares e são oxidados, nesse caso, gerando adenosina trifosfato (ATP). A partir do início da década de 1970, foram realizados estudos demonstrando os efeitos dos ácidos graxos sobre a resposta imune. Tais metabólitos interferem em diversos passos do processo inflamatório como contração vascular, quimiotaxia, adesão, diapedese, ativação e morte celular, sendo que a maioria destes eventos ocorre via derivados do ácido araquidônico como prostaglandinas, leucotrienos, tromboxanos e lipoxinas. (SOUZA, 2010)

  1. OBJETIVO 

O objetivo laboratorial foi extrair ácidos graxos através de experimentos práticos com soluções e reativos adequados para essa prática. Após isso realizar experimentos para analisar as propriedades químicas a físicas dos ácidos graxos.

  1. MATERIAIS E MÉTODO

Materiais

  1. Béquer
  2. Tripé de Ferro
  3. Tela de Amianto
  4. Balança filizola
  5. Solução de KOH
  6. Ácido clorídrico
  7. Pipetas
  8. Tubos de ensaio
  9. Solução de éter
  10. Água destilada
  11. Álcool
  12. Cloreto de sódio
  13. Solução de CaCl2
  14. Acetato de chumbo
  15. Proveta

Métodos

No 1º teste, de saponificação, foi pesado em uma balança 10 gramas de margarina e disposta em um béquer, adicionou-se 10 mL de solução de KOH. Após isso, aqueceu-se a mistura em banho-maria por 30 minutos.

No 2º teste, a separação dos ácidos graxos, no béquer que havia margarina e KOH, adicionou-se 1 ml de ácido clorídrico, pingando gota a gota, e agitando a mistura. Levou-se a banho-maria até que houvesse uma separação de camadas.

No 3º teste, solubilidade dos solventes, retirou-se com um bastão os ácidos graxos obtidos e dispostos em três tubos de ensaio. No 1º tubo acrescentou-se 2 ml de éter; no 2º tubo 2 ml de água destilada; e no 3º tubo 2 ml de álcool. Os três tubos foram agitados e observados.

No 4º teste, formação de sabão, adicionou-se ao tubo que continha ácido graxo 10 ml de água destilada e 6 ml de solução de KOH a 0,5N. Aqueceu-se a banho-maria por 5 minutos.

No 5º teste, separação de sabão por salificação, em uma proveta adicionou-se 3 ml da solução do experimento anterior junto com água destilada até completar 20 ml. Adicionou-se cloreto de sódio, misturando a solução até saturar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (444.7 Kb)   docx (340.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com