TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Análise Ambientais

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Instituto de Ciências Biológicas e Saúde

Curso de Biomedicina

Amanda Silva

Bárbara Souza

Brunna Gonçalves

Rodrigo Francis

Rosana Nunes

PREPARO DE SOLUÇÕES E DILUIÇÕES

Belo Horizonte

2019

INTRODUÇÃO

As substâncias encontradas na natureza raramente se apresentam na sua forma pura, quase sempre estão na forma de misturas. Dessa forma, duas ou mais sustâncias estando misturadas, podem ser classificadas como homogênea ou heterogênea. Se a mistura apresentar uma única fase ela é denominada homogênea; se apresentar mais de uma fase é chamada heterogênea. Sendo assim, as soluções são consideradas misturas homogêneas, pois, apresenta uniformidade em suas propriedades e, segundo seu estado físico, podem ser classificadas em: sólida, líquida e gasosa.  Elas são constituídas pelo solvente (componente da solução que tem a capacidade de solver os demais elementos) e soluto (componente que se encontra dissolvido no solvente) (RUSSEL, 1994).

As soluções, de acordo com a proporção entre o soluto e solvente, podem ser categorizadas em: soluções diluídas (quando é dissolvida pouca quantidade de soluto no solvente) e soluções concentradas (obtida pela dissolução de uma numerosa quantidade de soluto no solvente). Em relação a natureza do soluto, as soluções, podem ser: molecular (as partículas de soluto são moléculas) e iônica (as partículas do soluto são íons) (CHRISTOFF, 2015).

Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em unidade de massa, volume ou número de mol, as formas mais utilizadas para expressar a concentração são: Concentração comum (C) – dada em massa por volume (g/L), indica a relação entre a massa do soluto e o volume da solução; Molaridade (M) – dada em número de mols por volume (mol/L), indica a relação entre o número de mol do soluto e o volume da solução e Título (%) – concentração em percentual ou partes por 100, relaciona a massa ou volume do soluto com a massa ou volume da solução representada por %(m/m), %(m/v) ou %(v/v) (BIANCHI; MAIA, 2007).

Um outro importante procedimento que é adotado nas práticas laboratoriais é a diluição seriada, que consiste em uma série de diluições simples que aumenta o fator de diluição e a fonte da amostra para a diluição de cada etapa que vem da diluição antecedente. Assim, todas as diluições na série têm o mesmo fator de diluição, em que a amostra da diluição precedente é utilizada para fazer a diluição subsequente (KOTZ, 2016).

                                                                                     

OBJETIVOS

Preparar soluções de hidróxido de sódio (NaOH) e ácido sulfúrico (H2SO4). A partir da solução estoque de hidróxido de sódio, efetuar a diluição simples fazendo uso da molaridade, número de mols e densidade. Comparar o pH da solução concentrada e diluída. Executar a diluição seriada utilizando uma solução colorida e observar a mudança da coloração de acordo com a concentração da respectiva solução.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS

  • Balança analítica de quatro casas decimais;
  • Espátula;
  • Vidro de relógio;
  • Béquer de 50 mL;
  • Béquer de 250 mL;
  • Balão volumétrico de 50 mL;
  • Balão volumétrico de 250 mL;
  • Bastão de vidro;
  • Proveta de 50 mL;
  • Pipeta volumétrica de 1 mL;
  • Pipeta volumétrica de 10 mL;
  • Dez tubos de ensaio;
  • Fita de pH.

PROCEDIMENTO

  1. Preparou-se uma solução de NaOH 0,1 mol/L. Determinou-se o peso do soluto por meio da fórmula de molaridade e número de mols e, encontrou-se a quantidade de 0,2 g. Após esse passo, realizou -se a pesagem do soluto em uma balança analítica de precisão

utilizando o vidro de relógio. Colocou-se o vidro de relógio na balança e tarou-se. Com o resultado obtido dos cálculos, pesou-se 0,2 g de NaOH com o auxílio da espátula de alumínio. Em seguida, transferiu-se o soluto que foi pesado do vidro de relógio para o béquer de 50 mL.  Feito isso, acrescentou-se um pouco de água destilada no béquer de 50 mL e homogeneizou-se até completa dissolução do soluto utilizando o bastão de vidro. A etapa seguinte foi a transferência da solução para o balão volumétrico de 50 mL utilizando o bastão de vidro. Lavou-se bem o béquer de 50 mL e o bastão de vidro com água destilada para limpar resíduos. Transferiu-se a água de lavagem para o balão e completou-se o volume até o menisco com água destilada.

  1. Preparou-se uma solução de ácido sulfúrico 0,1 mol/L. Determinou-se o volume do soluto por meio da fórmula de molaridade, número de mols e densidade. Encontrou-se o volume de 0,5 mL. Após isso, os alunos se direcionaram para a capela onde foi realizada a pipetagem por meio da pipeta volumétrica de 1 mL. Em seguida, os 0,5 mL pipetados foi transferido para o béquer já contendo água destilada. O ácido foi sendo adicionado aos poucos sobre a água e com agitação do béquer. Feito isso, a solução foi transferida para o balão volumétrico de 100 mL utilizando-se o bastão de vidro para que o líquido escoasse sem perda. Logo após, lavou-se bem o béquer e o bastão de vidro e, a água de lavagem, transferida para o balão volumétrico de 100 mL. Completou-se o volume até o menisco com a água destilada.
  2. Realizou-se diluição simples: diluição de solução de NaOH 0,1 mol/L. Depois de preparada a solução, com a utilização de uma pipeta volumétrica, foi medido o volume de 1,0 mL de solução de NaOH 0,1 mol/L. Após esse passo, transferiu-se o volume pipetado para o balão volumétrico de 100 mL. Em seguida, completou-se o volume do balão com água destilada até o menisco e homogeneizou-se a solução. Ao final do processo de diluição foi realizada a medição do pH da solução concentrada e diluída de NaOH para fins de comparação.
  3. Realizou-se diluição seriada. Os dez tubos de ensaio que estavam na estante para tubos de ensaio sobre a bancada foram numerados de 1 a 10 para a organização da prática de diluição seriada. No tubo de número 1, colocou-se 10 ml de solução colorida que foram pipetados utilizando a pipeta volumétrica de 10 mL. Nos tubos numerados de 2 a 10, foram pipetados 5 ml de água destilada. Feito esse processo, transferiu-se 5 mL da solução por meio de pipetagem do tubo 1para o tubo 2 e homogeneizou-se. Em seguida,

foram transferidos 5 mL por meio de pipetagem do tudo 2 para o tubo 3 e homogeneizou-se. A repetição da série foi realizada até o último tubo, que foi o de número 10. Findado a diluição seriada, retirou-se 5 mL de solução do tubo de número 10, efetuou-se o descarte e foi observado a mudança da coloração de acordo com a concentração da respectiva solução.

RESULTADOS

 Procedimento A: Preparação de 50 ml da solução de NaOH 0,1 mol/L.

CÁLCULOS:

  • M = molaridade, expressão matemática (M = n/v);
  • n = número de mol, expressão matemática (n = M x v);
  • v = volume;
  • m = massa;
  • MM = massa molar, encontrada na tabela periódica.

  1. Determinação da quantidade de matéria (NaOH):

M = n/v        n = M x v           n = 0,1 mol/l x 0,05 L        n = 0,005 mols[pic 1][pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com