TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Prática Bioquímica Clínica

Por:   •  28/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

RELATÓRIO DE PRÁTICA 01

Mayla Pâmella – 01457396

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Bioquímica Clínica

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME:  Mayla Pâmella Ferreira Vidal

MATRÍCULA: 01457396

CURSO: Biomedicina

POLO: Brasília – JK Shopping

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Fernando Mattos

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e

concisa;

  • O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
  • Tamanho: 12;

Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;

  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 

TEMA DE AULA: COLETA SANGUINEA e MARCADORES DA FUNÇÃO RENAL

RELATÓRIO:

  1. COLETA SANGUINEA

  1. Descreva as etapas da coleta sanguínea. Contemple a indicação do exame, escrita da receita, preparo do paciente e procedimentos de coleta propriamente dito. Adicione uma ou mais fotos da aula para ilustrar cada etapa do processo.

Em primeiro momento o professor Fernando Mattos realizou a revisão anatômica dos membros superiores vasculares, aonde visualizamos as veias e artérias. Para iniciar a coleta, higienizamos as mãos, colocamos as luvas, conferimos quais tubos seriam utilizados, nos apresentamos ao paciente para explicar como será realizada a coleta, confirmamos os dados, palmamos a veia ou artéria, fazemos a assepsia do local e colocamos o garote pedindo para o paciente abrir e fechar a mão para saltar a veia e em seguida fizemos a punção, soltamos o garote pedindo para o paciente abrir a mão, coletamos a quantidade necessária para os exames solicitados. Finalizando, foi retirado a agulha e solicitado ao paciente para fazer pressão no local por três minutos afim de evitar hematomas, descartamos a agulha e os tubos foram guardados fazendo a homogeneização recomendada.

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

  1. Explane quais os tipos de tubos de coleta sanguínea são utilizados e explique qual a ordem na escolha dos tubos.

Azul, é o tubo com citrato de sódio. São utilizados nos casos de sangue que precisa passar por analise de coagulação.

Vermelha ou Amarela, este tubo é sem anticoagulante. São utilizados para analises bioquímicas e sorológicas, pois contem ativador de coagulo. A vermelha possui gel e a amarela não.                

Verde, é o tubo com heparina. É utilizado para analises bioquímicas, para   gasometia.  

Roxa, tubo com EDTA, utilizado para analisar distúrbios sanguíneos e analise hematológica, pois possui anticoagulante e EDTA, viabilizando o estudo completo da amostra.

Cinza, tubo com fluoreto de sódio.  Utilizado para análise de glicemia.

A ordem correta dos tubos:

[pic 5]

  1. Explique o tubo, o acondicionamento, o transporte e o preparo da amostra necessários para o setor de bioquímica.

Quanto ao acondicionamento, os recipientes devem estar com boa vedação para que seu acondicionamento esteja de maneira segura e deverão ser acondicionados em caixas isotérmicas avisam de deslocamentos ou colisões.

Com relação as amostras de sague total, soro ou plasma, essas que foram coletadas em tubos deverão ser encaminhadas em estante ou galerias rígidas e resistentes, seguindo a ordem de fichas ou formulários de solicitação e da listagem GAL e os documentos deverão vir organizados conforme a sequência dos tubos.

[pic 6]

As amostras em lâmina de vidro, deverão ser condicionadas em frascos ou caixas com separação interna.

[pic 7][pic 8]

Quanto ao transporte, a amostra deve ser acondicionada em caixa rígida termostática, hermética, impermeável, forrada por dentro com material liso e lavável, devendo também ser resistente ao desinfetante utilizado para esse fim. As amostras devem ser colocadas em sacos plásticos individuais antes de serem colocadas nas caixas e devem ser afixadas com o símbolo de informação de risco biológico na parte externa e também incluir: O nome, localização, endereço e telefone da unidade que solicita a amostra a ser analisada. Estas medidas são para a segurança geral das amostras transportadas.

Considerando as orientações de cada inspeção, a temperatura deve ser suficiente.[pic 9]

Quanto ao preparo, quantidade e tipo de material biológico, o tempo de coleta está descrito em tabela específica para cada afecção/doença sendo importante ser seguido.

 Sangue Total: Coletado em tubos plásticos, estéreis, lacrados e com o anticoagulante recomendado para este estudo. Após a coleta, as amostras foram homogeneizadas.

Soro: Coletado em tubos plásticos, estéreis, lacrados e isentos de anticoagulantes, é necessário aguardar a coagulação do sangue e centrifugar a 3.000 rpm por 10 minutos para separar o soro.

Plasma: Colha imediatamente o sangue com o anticoagulante recomendado para o teste, centrifugue e aliquote o plasma resultante.

  1. MARCADORES DA FUNÇÃO RENAL: UREIA E CREATININA
  1. Qual o princípio da técnica?

A creatinina e a ureia são usados para avaliar a taxa de filtração glomerular (GFR), que indica a eficácia com que as impurezas no sangue são removidas pela urina após serem filtradas pelos rins. Portanto, ambos os testes avaliam o funcionamento dos rins.

A ureia é um composto orgânico produzido no fígado e a creatinina é um composto derivado do músculo que é proporcional à massa muscular do indivíduo. Portanto, os homens têm níveis de creatinina mais elevados do que as mulheres, crianças e idosos. Portanto, no caso da avaliação da creatinina, são levadas em consideração as características de cada paciente, sendo necessária uma avaliação individual. Quanto à ureia, pode haver outras condições associadas ao seu aumento, pois é uma substância secretada pelo suor e pelas fezes. Portanto, ambos os achados devem ser avaliados em conjunto com a queixa principal do paciente para fazer um diagnóstico verdadeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (814.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com