TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de glúten

Por:   •  9/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  2.387 Visualizações

Página 1 de 4

Tendo-se em vista todas as propriedades que o glúten apresenta, objetivou-se a observação e comparação do efeito do mesmo no crescimento de massas como e sem glúten.

        

        

2 METODOLOGIA

A aula prática foi realizada no Laboratório de Bromatologia e Bioquímica dos Alimentos da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina, no ano de 2015.

Para o experimento foram utilizados os seguintes materiais:  2 béqueres de 50 mL, 12 g de fermento biológico, 1 tigela de plástico com 20 cm de diâmetro, 4 gramas de sacarose, 4 béqueres de 600 mL, 115 gramas de farinha de trigo, 1 proveta de 50 mL, 6 g de sal, 1 faca, 12 g de gordura vegetal hidrogenada, 85 g de amido, balança, forno, estufa 30 – 35 °C.  

Inicialmente, preparou-se uma suspensão com 6 g de fermento biológico, 10 mL de água, 1 g de sacarose e deixou-se a temperatura de 30 – 35 °C, enquanto preparou-se os demais ingredientes. Pesou-se 100 g de farinha de trigo, adicionou-se 1 g de sacarose, 3 g de sal e 50 mL de água. Misturou-se tudo e adicionou-se o fermento e 4 g de gordura. Amassou-se bem até a massa ficar homogênea e moldável.

Em seguida, deixou-se a massa crescer a 30 – 35 °C por 15 – 20 minutos dentro da estufa, quando então o seu volume quase dobrou.

Logo após, achatou-se a massa e dobrou-se duas vezes, colocou-se em uma forma untada e deixou-se crescer por mais 10 – 15 minutos. Assou-se a 200 °C por 20 – 25 minutos.

Repetiu-se o procedimento usando-se em lugar da farinha de trigo uma mistura de 85 g de amido e 15 g de farinha.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos na prática realizada estão descritos na tabela a seguir:

Tabela 01 – Análise sensorial de amostras de pães com glúten e sem glúten. UFPI. 2015.

PÃES

ALTURA

COR

AROMA

TEXTURA

SABOR

COM GLÚTEN

Cresceu

Dourado (escureceu)

Pão

Macio

Pão

SEM GLÚTEN

Não cresceu

Branco

Ácido, azedo

Seco, esfarelento

Ácido

Fonte: Laboratório de Bromatologia e Bioquímica de Alimentos. UFPI.

        No pão com glúten houve um crescimento em relação a altura, diferentemente do observado no pão sem glúten. Isso se deve ao fato de que o glúten nos processos de panificação retém o gás carbônico proveniente da fermentação, promovendo o aumento de volume desejado (BOBBIO; BOBBIO, 1992) Para as preparações que necessitam de crescimento, o glúten é uma proteína muito importante, pois forma finas membranas que retêm as bolhas de ar produzidas pelos agentes de crescimento. Em contato com o calor, o glúten coagula formando uma crosta que limita os orifícios produzidos pela expansão do gás no interior da massa e lhe confere característica crocante (ORNELLAS, 2001)

O pão com glúten estava mais corado, com aroma e sabor mais agradáveis e característicos de pão. Já o pão feito sem glúten encontrou-se branco,com aroma e sabor mais ácido e azedo, o que ocorreu porque apesar de haver glúten, a sua concentração não foi suficiente para segurar todo o gás gerado na fermentação.

O fermento biológico serve pra tornar a massa leve durante a panificação, criando alvéolos (espaços vazios) na mesma, além de conferir sabor e cor ao pão. O cozimento é para que o ar introduzido pelos amassamentos e o dióxido de carbono liberado pelo fermento se dilatem; e simultaneamente, a água e o álcool se evaporem, bem como haja aumento da atividade do fermento, sendo o glúten também um importante aliado, já que ajuda na retenção do ar (ORNELLAS 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com