TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre exercício e estresse oxidativo

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Isabella Ferreira dos Santos Freitas - RA: 181064294 - TO







Relação entre exercício físico e o estresse oxidativo

O estresse oxidativo está relacionado com a produção excessiva de radicais livres que podem ultrapassar a capacidade oxidante. Nessas condições, podemos citar o exercício físico de alta intensidade, como maratonas, ciclismo e triathlon. Esses exercícios têm uma grande relação com o estresse oxidativo. Um desequilíbrio causado entre radicais livres irá oprimir os processos de reparação, aumentando a ocorrência de lesões oxidativas e a atividade metabólica. Com isso, haverá danos nas estruturas celulares como o DNA, proteína, lipídeos entre outros.

Vemos que o organismo não consegue combater esse excesso, e isso causará lesões musculares e inflamações. O sistema de defesa antioxidante ajuda inibir ou reduzir os danos causados pelo excesso desses radicais. Esse sistema é dividido em dois, o enzimático que é próprio do organismo e o não enzimático que inclui os compostos antioxidantes de origem dietética, suplementação com vitamina C e E, e através da alimentação rica em antioxidantes como couve e brócolis que são formadas por vitaminas, minerais, enzimas e outros compostos vegetais. Muitos atletas fazem uso desses suplementos para tentar controlar esse estresse.

A suplementação tem um papel importante para recuperação muscular porque esses compostos têm a capacidade de reduzir o estresse oxidativo prejudicial às células musculares e contribuir para amenizar a inflamação. Além disso, a atividade física executada de forma regular também pode promover benefícios ao sistema orgânico e pode ajudar aumentar a capacidade de proteção desses mecanismos.

Com tudo, é notável que a alimentação com alta concentração de antioxidantes e o exercício regular é essencial e eficaz para o aumento do desempenho físico e prevenção de lesões oxidativas. É preciso praticar exercícios físicos de forma equilibrada para diminuir o potencial destrutivo dos radicais livres, pois essa produção dentro de proporções adequadas possibilita a produção de ATP. Viabilizando ao indivíduo um recurso benéfico e saudável.








           Referências:

  • http://www.scielo.br/pdf/rbme/v11n1/24110.pdf https://docs.google.com/file/d/.0B5EIUOnoR1onU0VaTHMtaFIHek0/edit
  • https://alimentacaoemfoco.org.br/projects/relacao-entre-exercicio-fisico-estresse-oxidativo-e-magnesio/
  • http://www.efdeportes.com/efd161/exercicio-fisico-e-suplementos-antioxidantes.htm
  • http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n5/11.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (746.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com