TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse Oxidativo

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que são radicais livres?

Radical livre é uma estrutura química que possui um elétron desemparelhado, ou seja, ocupando um orbital atômico ou molecular sozinho. Isso o torna muito instável, extraordinariamente reativo e com uma enorme capacidade para combinar-se inespecificamente com as diversas moléculas integrantes da estrutura celular e derivados de cada uma delas.

  1. Quais os principais radicais livres conhecidos?

O radical superóxido (O2∙-); Peróxido de hidrogênio (H2O2) que na verdade é um importante ERO; Radical hidroxila (OH•); Óxido nítrico (NO•); Peroxinitrito (ONOO-).

  1. Quais as principais fontes de radicais livres?

Fontes endógenas: Mitocôndria; Peroxissomos; Citocromo P-450; Fagocitose (geração de EROs); Xantina Desidrogenase.

Fontes exógenas: O sol, o fumo e os poluentes químicos, podem funcionar como um catalisador na produção dos radicais, desequilibrando a quantidade natural ou fisiológica do organismo. Outros exemplos: Radiação, cigarro, solventes orgânicos, herbicida paraquat (1,1-dimetil-4,4’ bipiridílio); Paracetamol.

  1. O que são processos redox?

São reações em que os elétrons são transferidos de um doador para um aceptor. Essa transferência ocorre entre uma forma oxidada e uma forma reduzida. A oxidação é a perda de elétrons e a redução é o ganho de elétrons.

  1. Os radicais livres são sempre ruins para o organismo?

Não, a partir da década de 90 foi demonstrado que existem radicais como óxido nítrico e água oxigenada que são sintetizados nas células de maneira controlada por enzimas especificas e exercem funções fundamentais para nossa saúde, por exemplo: O óxido nítrico ajuda na vasodilatação, participa da resposta imunológica (defesa contra micro-organismos) e também participa no processo de neurotransmissão.

A água oxigenada participa de várias cascatas de sinalização, formas como a célula responde ao ambiente (resposta adaptativa, pequeno estresse aumenta as defesas) oxidando enzimas especificas, que são reativas para a água oxigenada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com