TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo a discussão no XI ENBEQ

Resenha: Resumo a discussão no XI ENBEQ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Há cerca de uma década o estudo e o ensino dos fenômenos de superfície em vários níveis de profundidade tem motivado discussões no meio acadêmico. Em particular, no XI ENBEQ esse assunto foi sugerido como um dos tópicos a serem discutidos nesta edição do encontro. A motivação para o estudo desse assunto pode vir de diferentes áreas, tais como: separação de biomoléculas, preparação e caracterização de catalisadores, formação de membranas, etc. Aparentemente, a diversidade de processos e aplicações que se enquadram como dependentes desses fenômenos é bastante grande e o assunto não se consagrou universalmente ainda como uma disciplina de graduação independente bem estabelecida dentro da Engenharia Química.

Outro assunto que foi selecionado como tema de discussão do grupo de trabalho foi o de Engenharia de Produto, no sentido de que modificações deveriam ser introduzidas nos procedimentos de ensino da engenharia de processos visando enfocar prioritariamente o produto.

Resumo das discussões

A discussão se iniciou com uma apresentação do Prof. Habert sobre a motivação da inclusão dessa disciplina nos programas de graduação e pós-graduação do país. Em seguida ele discorreu sobre a disciplina de Fenômenos de Superfície que foi criada na COPPE há alguns anos como uma demanda natural de várias áreas de pesquisa dentro do PEQ.

Essa disciplina engloba os seguintes conteúdos:

Descrição de superfície e interface; Termodinâmica das superfícies; Superfícies e forças.

Sólidos iônicos e covalentes; Forças físicas e químicas de adsorção; Interface gás-solido (Adsorção física de gases e vapores, isotermas, calor de adsorção, condensação capilar. Quimissorção, mecanismo, distinção entre adsorção química e física.); Interface líquido-sólido (Isoterma, soluções diluídas, adsorções preferenciais, aspectos da química de superfície na cromatografia.); Aspectos elétricos de superfícies (A teoria de camada elétrica dupla. Fenômenos eletrocinéticos. Estabilidade e coagulação de sistemas coloidais.); Interface líquido-líquido (Filmes monomoleculares, espalhamento).

A disciplina foi montada em um esforço conjunto de vários professores do PEQ, sendo oferecida no primeiro período do curso de mestrado como uma das seis disciplinas obrigatórias do curso, das quais o aluno é obrigado a cursar pelo menos quatro. A procura pela disciplina é bastante razoável e comparável com a procura pelas outras disciplinas mais tradicionais. Alguns alunos de outras áreas não diretamente envolvidas com a disciplina também mostram interesse pela disciplina. Para os alunos interessados nesse assunto existe uma segunda disciplina optativa no segundo período do PEQ. Essa disciplina é desenvolvida em laboratório e enfoca exclusivamente tópicos experimentais.

O Prof. Habert também apresentou o programa da disciplina Fenômenos Interfaciais que é oferecida no programa de pós-graduação da Escola de Química da UFRJ. Foi enfatizado que, tendo em vista o interesse dos pesquisadores envolvidos com a disciplina, a mesma tem um enfoque um pouco mais voltado para a Termodinâmica quando da abordagem dos problemas de superfícies.

Além desses dois programas de pós-graduação, no nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com