TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de dermatomos e miotomos

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  11.738 Visualizações

Página 1 de 2

Dermátomos

Um dermátomo é uma área da pele formada por fibras nervosas, cada nervo espinal  inerva um campo segmentar da pele.

No pescoço e no tronco cada segmento está horizontalmente disposto, com exceção da C1, que não tem componente sensitivo. Os dermátomos dos membros da 5 quinta vertebra cervical C5, até a primeira vertebra torácica T1, e da terceira vértebra lombar L3 até a segunda vertebra sacral S2 se estendem como uma série de faixas a partir da linha mediana posterior do tronco até os membros (figura 1).

Na figura mostra que a região anal do corpo fica no dermátomo do seguimento mais distal da medula espinal que é o dermátomo S5, no embrião, essa é a região da cauda e a porção mais distal do corpo, as pernas se desenvolvem a partir dos seguimentos lombares que é a L2 e sacrais superiores  que é a S3 ao invés de derivarem de seguimentos sacrais.

Ainda na figura são mostrados de forma distinta entre os dermátomos adjacentes, o que não acontece na verdade, pois há muita sobreposição de inervação entre o dermatomos adjacentes, cada nervo segmentar se sobrepõe aos territórios de seus vizinhos, como consequência nenhuma anestesia ocorre, a não ser que duas ou mais raízes posturais consecutivas tenham perdido suas funções.

Figura 1. Mapa de dermátomos

[pic 1]

Miótomos

Com exceção de alguns músculos da cabeça e alguns músculos esqueléticos se desenvolvem dos somitos, que são massas embrionárias de células mesodérmicas.

Os somitos estão localizados na região dorsal do esqueleto axial, apenas células de uma porção do somito são chamadas de miótomos, se diferenciam em células musculares.

As células dos miótomos se alongam para baixo, entre a pele e a cavidade do corpo, ate que os lados esquerdo e direito se encontrem ventralmente na linha mediana do corpo.

Os músculos esqueléticos do tronco desenvolvem-se de sua bainha de mesoderme, não se formam somitos típicos na cabeça do embrião, consequentemente, a maioria dos músculos da cabeça desenvolve-se da mesoderme geral dessa região, os músculos dos membros começam a se desenvolver a partir de condensação desodermicas nos brotos embrionários dos membros.

Algumas células mesodérmicas que foram os músculos dos membros provavelmente migram da área dos miótomos.

   CONCLUSÃO

Em virtude do que foi mencionado, conclui-se que Um dermátomo é uma área da pele que é inervada por fibras nervosas que se originam de um único gânglio nervoso dorsal. Cada dermátomo é nomeado de acordo com o nervo espinhal que o inerva. já os Miótomos são Grupos de músculos que inervado por uma raiz nervosa. Dermátomos e miótomos são áreas específicas que são inervadas por um segmento vertebral. 
os demátomos são responsáveis pelas sensações cutâneas como : tato, sensações térmicas, compressão etc.. 
os miótomos são os músculos inervados pelas raízes nervosas; 
eles são como mapa corporal, se você sente dor em um determinado músculo você vai saber o miotomo especifico desta região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com