TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INTRODUCAO A BIOMEDICINA

Por:   •  2/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE INTRODUCAO A BIOMEDICINA

Nome: Diego do Nascimento Silva Simões [pic 1]

Matrícula:202204232537

Professora: Alana de Freitas Pires

 O QUE É A PATOLOGIA CLÍNICA[pic 2]

A patologia clínica pode ser compreendida como uma especialidade médica que conta com distintos profissionais da área da saúde. Por exemplo, biomédicos, químicos, farmacêuticos, bioquímicos, entre outros. 

Por isso, a patologia clínica possui uma grande complexidade, principalmente por lidar diretamente com testes laboratoriais. Ao utilizar de alta tecnologia, é possível que esses médicos de áreas diversas entreguem resultados 100% assertivos.

 

Afinal, o que é a patologia clínica?

A patologia clínica é uma área especializada da medicina laboratorial que interpreta testes laboratoriais por meio técnicas químicas, físicas, físico-químicas, biológicas e morfológicas aplicadas nos pacientes.

Essa análise ocorre pela retirada de fluidos e demais materiais necessários dos pacientes, tendo como principal objetivo diagnosticar possíveis doenças ou confirmar algum diagnóstico. Além disso, a patologia também é utilizada para verificar a presença de fatores de riscos que podem prejudicar a saúde.

No Brasil, a patologia clínica é regulada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Esse mesmo conselho determina as diferenças entre a patologia cirúrgica (ou anatomia patológica), que nada mais é do que a análise dos tecidos sólidos do corpo humano, obtidos por meio da biópsia.

 

Quem é o profissional responsável pela patologia clínica?

Denominado como Patologista Clínico, esse profissional possui inúmeras responsabilidades. É de sua incumbência averiguar a qualidade de todos os dados produzidos, coletados e divulgados por um laboratório.Ele também atua como perito na hora de interpretar os testes, fornecendo informações indispensáveis ao Clínico assistente do laboratório, o que facilita na hora de prescrever o melhor diagnóstico. 

Como consequência, o Patologista possui amplo conhecimento nas áreas clínico-laboratoriais, que como, por exemplo a microbiologia: ramo e especialidade da biologia que estuda os microrganismos (incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus).

Durante sua formação, esse clínico realiza estágios e trabalhos na Residência de Patologia Clínica, perpassando pelos laboratórios de bioquímica, hematologia diagnóstica e banco de sangue, parasitologia, bacteriologia, micologia, imunologia e sorologia, endocrinologia, líquor e laboratórios de urgência.

O título de patologista clínico só pode ser emitido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, entidade que congrega os profissionais da área de saúde que atuam em procedimentos clínico-laboratorial, fundada em 31 de maio de 1944.

Código de Conduta e Ética

Introdução 

O código de conduta ética define os valores e princípios éticos da empresa reduzindo as incertezas e interpretações pessoais em relação aos princípios e valores que devem ser respeitados por todos.

 

  Abrangência

 O código de conduta ética aplica-se a todos seus colaboradores e diretores. É pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, transparência, integridade e responsabilidade, e todos seus diretores e colaboradores são responsáveis pela difusão dos princípios e valores que orientará a conduta da empresa.

  Objetivos

  1. Explicitar os princípios e valores morais e éticos da empresa, bem como o padrão de conduta decorrente desses princípios e valores.
  2. Reduzir interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos e sobre condutas profissionais valorizadas pela empresa.
  3. Proteger o patrimônio material e intelectual da empresa. R
  4. Regular as relações entre seus gestores, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, governo e demais públicos de relacionamentos da empresa.  

Princípios éticos

  1. Zelar pela integridade pessoal e profissional dos colaboradores.
  2.  Evitar que interesses pessoais possam entrar em conflito com os interesses da empresa.
  3. Cumprir as leis e normas que regulam o setor.
  4. Valorizar o bem comum, das pessoas e do interesse público

Código de conduta empresarial

  1. Tomar as decisões empresariais com ética e transparência buscando melhorias de competitividade e rentabilidade.
  2. Zelar pela segurança nos colaboradores com base em critérios técnicos e comportamental.
  3. Não tolerar qualquer preconceito que discriminem pessoas por sexo, raça, idade, condição econômica e social, postura política, religiosa ou sexual.
  4. Não tolerar práticas prejudiciais à empresa e pessoas como assédio moral e sexual, humilhação, violência verbal ou física, intimidação, constrangimento, ameaça e outras.


[pic 3]

Biomedicina estética

[pic 4]

A estética é um ramo da filosofia que se ocupa das questões ligadas à arte, como o belo, o feio, o gosto e os estilos, teorias da criação e percepção artística. A palavra estética é originada do grego, que significa sensação, percepção, e sensibilidade, foi adotada por vários filósofos para estudo das obras de arte tendo por finalidade o belo. Filósofos como Platão, Aristóteles, Sócrates e vários outros, evocavam conceitos sobre o belo, cada um definia o belo conforme seu ponto de vista, cada qual com suas diversidades estritamente filosóficas.

A estética estuda racionalmente o belo e o sentimento que desperta nos indivíduos. Desta forma surge o uso da estética como sinônimo de beleza. E desde a antiguidade até os dias atuais o sentido desta palavra vem tornando-se cada vez mais claro entre as pessoas, estética e beleza estão sempre ligadas. O ramo da estética vem sendo objeto de estudo. Durante séculos a constante preocupação com a aparência, padrões de beleza impostos pela mídia, associada com o desejo da eterna juventude, vem fazendo com que o mercado da estética aumente cada dia a sua demanda de produtos cosméticos e tratamentos. Gerações de homens e mulheres procurando por tecnologias, tratamentos e produtos avançados que possam lhe oferecer a aparência perfeita. O objetivo deste trabalho acadêmico é resgatar um pouco da história da estética, onde através deste estudo será possível conhecer sua evolução, da antiguidade até os dias atuais. Verificar quais os tratamentos estéticos, profissionais da área de estética e produtos cosméticos são mais procurados. Pois os clientes exigem produtos e tratamentos eficazes, e profissionais especializados em cosmetologia estética. Por meio desta pesquisa busca-se estimular o interesse das pessoas em saber mais sobre a história da beleza, produtos, tratamentos e até mesmo incentivá-las a conhecer o campo de atuação do tecnólogo em cosmetologia estética e sua formação, possibilitando assim que outros estudos possam ser realizados, explorando o belo universo da estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (409.7 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com