TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE DNA E HEREDITARIEDADE

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DNA E A HEREDITARIEDADE

Adriana de Oliveira Viera Gomes

Aline Dantas Rodrigues

Fabrícia Corrêa de Brito

Kahoma Stiphannie Araújo dos Santos

Thomas Hendry Maia Nascimento

Manaus, 8

[pic 2]

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Adriana de Oliveira Viera Gomes

Aline Dantas Rodrigues

Fabrícia Corrêa de Brito

Kahoma Stiphannie Araújo dos Santos

Thomas Hendry Maia Nascimento

DNA E A HEREDITARIEDADE

Trabalho de pesquisa da disciplina de Genética apresentado ao Curso de Enfermagem, como parte dos requisitos para obtenção de nota parcial da Avaliação 1 da disciplina de Genética, sob orientação da professora Fernanda Sarges da Silva.

Manaus, 8

 

SUMÁRIO

SUMÁRIO        III

RESUMO        IV

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        OBJETIVOS        2

3.        REVISÃO TEÓRICA        3

4.        CONCLUSÕES        4

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5

8.        ANEXOS        6

 


RESUMO

HDL e LDL são as siglas, em inglês, utilizadas para designar os tipos de lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue. O HDL é chamado de bom colesterol e o LDL é o mau colesterol. O colesterol é um tipo de gordura produzido no fígado, presente em todas as células do nosso corpo.

Palavras-chave:   VESÍCULAS


  1. INTRODUÇÃO

O colesterol é um lipídio anfipático presente na membrana plasmática de todas as células de animais. Ele aumenta a rigidez da membrana e influencia também a sua permeabilidade. O colesterol está presente em grandes quantidades em células do fígado, do cérebro e da medula espinal. Além de ser um importante componente estrutural das membranas ele é também precursor da síntese de ácidos biliares, hormônios esteróides e vitamina D. Por ser uma molécula praticamente hidrofóbica, o colesterol é insolúvel no sangue e deve ser subseqüentemente transportado por lipoproteínas (estruturas esféricas que apresentam uma combinação de proteínas e lipídios), como LDL e HDL, aos outros tecidos pelo fluxo sangüíneo. O colesterol pode ser sintetizado endógenamente ou obtido da dieta. O seu nome vem do grego chole, que siginfica “bile”, e stereos, “sólido”. O -ol designa um álcool. (Painel colesterol, 2008)


  1. OBJETIVOS

[pic 3]

  1. Objetivos gerais

O colesterol é uma substância essencial para o nosso organismo, pois é utilizado por nossas células para a produção das membranas celulares e dos hormônios esteroides (estrógeno e testosterona), sendo, por esse motivo, produzido em nosso próprio organismo, principalmente no fígado. Desempenha um papel na produção de bílis pelo fígado, útil na quebra das gorduras e da vitamina D, que ajuda a manter os ossos saudáveis.

  1. Objetivos específicos.

O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado por particulas menores. Esse processo é conhecido como transporte reverso, em virtude dessa propriedade, chama-se “colesterol bom”.

O LDL é importante pois transporta o colesterol do fígado e do intestino para locais de produção de esteroídes e para membrana celulares, é conhecido como “colesterol mau” em sua relação com os problemas vasculares.

  1. REVISÃO TEÓRICA

 [pic 4]

  1. Figura do HDL e LDL

O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, levando para o fígado, onde será degradado em particulas menores. A LDL, por sua vez, transporta o clesterol do fígado e do intestino para locais de produção de esteróides e para membranas celulares.

Figura 1. Sistema do HDL e LDL e Colesterol. Fonte: Medmovie.com, 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com